quinta-feira, 27 de novembro de 2014

IdgNow: Sites da China são os favoritos dos brasileiros para compras no exterior

Sites da China são os favoritos dos brasileiros para compras no exterior 
 Luiz Mazetto

Segundo estudo do PayPal, EUA aparecem como segundo país mais procurado pelos consumidores do Brasil para fazer compras internacionais.
Os sites da China e dos EUA são os principais “alvos” dos consumidores brasileiros na hora de fazer compras internacionais pela Internet, segundo uma pesquisa mundial divulgada nesta semana pelo PayPal.

Feito em parceria entre o PayPal e a consultoria Ipsos, o estudo mostra que os sites da China lideram a preferência dos brasileiros, respondendo por 31% das compras internacionais, um pouco à frente das lojas dos EUA, que aparecem com 28%. Logo atrás, mas com uma porcentagem bem menor, aparecem Hong Kong, com 7%, Japão, com 6%, Reino Unido, com 4%, e os vizinhos da Argentina, com 4%.

Frete grátis, custo mais baixo e pagamento seguro estão entre os maiores atrativos para os internautas brasileiros que fazem compras em sites estrangeiros, aponta o levantamento. Já o tempo de entrega, custo do frete e preocupações com alfândega e em não receber os itens são apontados como as principais barreiras para esse comércio além das fronteiras.

Brasil entre os maiores consumidores nos EUA


Apesar da preferência dos brasileiros por comprar em sites americanos, o Brasil é apenas o terceiro mercado que mais compra em sites dos EUA, respondendo por 7% dessa exportação online, ao lado de México, Rússia e Reino Unido, todos com o mesmo percentual. A China, com 33%, aparece na liderança, seguida pelo vizinho Canadá, com 11%.

Entre os itens mais buscados pelos brasileiros que compram em sites dos EUA estão artigos de roupa/vestuário, entretenimento e educação, brinquedos e hobbies, e viagens e transportes.

Hábitos do Brasil

Entre os 800 entrevistados no Brasil, 70% afirmaram ter feito pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses. Dessa porcentagem, metade comprou apenas em sites nacionais e os 50% restantes em sites internacionais e também nacionais.

China e EUA “fechados”


Apesar de serem os “destinos” favoritos dos brasileiros e de muitos outros países para o comércio eletrônico internacional, China e EUA são basicamente fechados nesse quesito.

De acordo com o PayPal, a China teve o percentual mais baixo de consumidores que fazem compras internacionais:26%. Logo em seguida aparece os EUA com uma taxa um pouco maior, mas ainda baixa: 30%.

Metodologia do estudo


Realizado entre setembro e novembro de 2014, o levantamento entrevistou um total de 18 mil pessoas (todas com mais de 18 anos) em 22 países, com uma média de 800 pessoas por nação, incluindo o Brasil.

A lista de países cujos moradores foram entrevistados traz Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, Holanda, Suécia, Noruega, Dinamarca, Polônia, Turquia, Rússia, Israel, Emirados Árabes Unidos, EUA, Canadá, Brasil, México, China, e Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário