Com a nova legislação de propriedade intelectual do país, a empresa teria de pagar para jornais por exibir links de suas notícias.
Como esperado, os sites de notícias da Espanha estão sofrendo após o abandono do Google News desde a última terça-feira, 16/12.
A gigante de buscas encerrou as atividades do seu serviço Google News na Espanha por conta da nova legislação de copyright daquele país que exige que ela pague às empresas de mídia direitos autorais por exibir trechos de suas notícias.
Segundo dados da empresa de pesquisas na web Chartbeat, o tráfego externo caiu significativamente em 50 sites diferentes nesta terça, 16/12. Os números teriam ficado entre 10% e 15% abaixo do normal até então.
Direito de receber
A nova lei de direito autoral na Espanha é focada em proteger os direitos dos criadores no ambiente digital. Ela torna inalienável o direito do publisher de receber comissão sobre o uso de seu conteúdo, mesmo no caso de agregadores de links que venham a usar partes do conteúdo ou apenas o título, independente do contexto. E impede que os publishers abram mão do direito de receber.
Em seu post, Gingras diz que a internet criou "oportunidades tremendas mas também desafios reais para os publishers na medida em que a disputa pela atenção dos leitores e pelos Euros da publicidade aumenta na região".
Na Alemanha, as empresas de mídia que estavam se movimentando para conseguir o mesmo tipo de compensação voltaram atrás na decisão depois que a Google decidiu parar de mostrar trechos das notícias publicadas por grandes veículos de mídia alemães nos seus resultados de busca.
Retaliação?
Segundo os publishers, em virtude do grande poder de mercado do mecanismo de busca da Google, eles permitiram que a empresa pudesse mostrar trechos das notícias nos resultados de busca.
Esse, aliás, é o argumento usado pela Google para rebater acusações de que, ao se tornar uma empresa de mídia que vende publicidade, ela compete com as empresas tradicionais. Segundo a companhia, ela beneficia os publishers ao direcionar tráfego para seus sites por meio do Google News.
A decisão na Espanha vai ser vista como uma retaliação da companhia contra a lei dos direitos autorais, que teve o apoio da associação de de jornais Association of Daily Newspaper Publishers (AEDE).
A lei espanhola coloca mais lenha na fogueira dos problemas da Google na Europa. Recentemente, os membros do Parlamento Europeu pediram à Comissão Européia que estude a possibilidade de dividir a Google em duas companhias - de busca e de venda de publicidade. A Comissão está investigando a Google sobre possíveis violações da lei antitruste.
A gigante de buscas encerrou as atividades do seu serviço Google News na Espanha por conta da nova legislação de copyright daquele país que exige que ela pague às empresas de mídia direitos autorais por exibir trechos de suas notícias.
Segundo dados da empresa de pesquisas na web Chartbeat, o tráfego externo caiu significativamente em 50 sites diferentes nesta terça, 16/12. Os números teriam ficado entre 10% e 15% abaixo do normal até então.
Direito de receber
A nova lei de direito autoral na Espanha é focada em proteger os direitos dos criadores no ambiente digital. Ela torna inalienável o direito do publisher de receber comissão sobre o uso de seu conteúdo, mesmo no caso de agregadores de links que venham a usar partes do conteúdo ou apenas o título, independente do contexto. E impede que os publishers abram mão do direito de receber.
Em seu post, Gingras diz que a internet criou "oportunidades tremendas mas também desafios reais para os publishers na medida em que a disputa pela atenção dos leitores e pelos Euros da publicidade aumenta na região".
Na Alemanha, as empresas de mídia que estavam se movimentando para conseguir o mesmo tipo de compensação voltaram atrás na decisão depois que a Google decidiu parar de mostrar trechos das notícias publicadas por grandes veículos de mídia alemães nos seus resultados de busca.
Retaliação?
Segundo os publishers, em virtude do grande poder de mercado do mecanismo de busca da Google, eles permitiram que a empresa pudesse mostrar trechos das notícias nos resultados de busca.
Esse, aliás, é o argumento usado pela Google para rebater acusações de que, ao se tornar uma empresa de mídia que vende publicidade, ela compete com as empresas tradicionais. Segundo a companhia, ela beneficia os publishers ao direcionar tráfego para seus sites por meio do Google News.
A decisão na Espanha vai ser vista como uma retaliação da companhia contra a lei dos direitos autorais, que teve o apoio da associação de de jornais Association of Daily Newspaper Publishers (AEDE).
A lei espanhola coloca mais lenha na fogueira dos problemas da Google na Europa. Recentemente, os membros do Parlamento Europeu pediram à Comissão Européia que estude a possibilidade de dividir a Google em duas companhias - de busca e de venda de publicidade. A Comissão está investigando a Google sobre possíveis violações da lei antitruste.
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