sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

INFO Online - TI - Notícias - Veja quando as teles venderão planos de internet 3G+

INFO Online:- TI - Notícias - Veja quando as teles venderão planos de internet 3G+ 

São Paulo – O padrão HSPA+, conhecido também como 3G+ ou 3.5G, é uma a evolução da conexão de internet 3G HSPA. Algumas operadoras de telefonia anunciaram mudanças de rede para suportar a nova tecnologia e oferecer novos pacotes de dados aos usuários.
Na prática, a tecnologia 3G HSPA+ é três vezes mais rápida comparada a uma conexão 3G HSPA. De acordo com a entidade que regula a padronização de redes móveis, o 3G HSPA+ pode atingir velocidades de até 21 Mbps, enquanto que a rede 3G pode alcançar a velocidade de 7 Mbps.
Veja abaixo a previsão de todas as operadoras em oferecer o HSPA+ a seus clientes:
Claro – A empresa não possui prazo para iniciar a venda de pacotes com a tecnologia HSPA+.
CTBC Telecom – A operadora vende pacotes de dados com a tecnologia HSPA+ desde o dia 28 de novembro.
Segundo a CTBC, as cidades que possuem cobertura 3G+ da empresa são: Patrocínio, Monte Carmelo, São Gotardo, Coromandel, Araxá, Sacramento, Ibiá, Perdizes, Divinópolis, Itaúna, Bom Despacho, Santo Antônio do Monte e Araguari, todas no interior de Minas Gerais. Ainda de acordo com a CTBC, no mês de dezembro, a operadora expandirá a cobertura 3G+ até as cidades de Claudio, Pompéu, Itapecerica, Oliveira, Carmo do Cajuru e Abaeté, todas no estado de Minas Gerais.
A operadora diz que, por enquanto, somente venderá pacotes de banda larga com a tecnologia HSPA+ em planos que incluem telefonia fixa, móvel e TV por assinatura. A empresa oferece planos com velocidade de 500 Kbps a 2 Mbps de velocidade. A atualização para HSPA+ em cidades onde a companhia atua com 3G em telefonia móvel deve acontecer até 2013.
Nextel - A operadora diz que pretende comercializar pacotes de dados no padrão HSPA+ em 2012.
Oi – A operadora diz que, desde outubro de 2010, iniciou a ativação do padrão HSPA+ na cidade de São Paulo e que pretende extender a cobertura desta tecnologia para outras capitais. A Oi não possui uma data definida para iniciar a venda de pacotes com a tecnologia HSPA+.
Sercomtel – A empresa diz que estuda a viabilidade de implementação da tecnologia HSPA+. No momento, não há previsão para oferecer o serviço aos usuários da operadora.
TIM – A TIM diz que, hoje, metade da cobertura de rede na capital paulista suporta o padrão HSPA+. A operadora planeja o melhor momento para ampliar o uso da tecnologia em outras regiões. Não há uma data definida para a TIM iniciar a venda de pacotes de dados no padrão 3G+.
Vivo – A operadora, controlada pelo grupo Telefônica, foi a primeira empresa a oferecer a tecnologia 3G no padrão HSPA+ no Brasil. A companhia lançou o pacote chamado “3G Plus” em novembro de 2011. Por enquanto, a Vivo vende estes pacotes de dados somente em regiões de DDD 11 (São Paulo).
Segundo a operadora, dificilmente um usuário conseguirá atingir a velocidade máxima de conexão de 21 Mbps, uma vez que a rede é compartilhada entre milhões de usuários. Além deste fator, o relevo também influencia na captação do sinal da operadora pelo dispositivo móvel.
A Vivo fez um teste de velocidade durante o anúncio da rede HSPA+. A INFO testemunhou que a velocidade de download foi de 6 Mbps e de upload 900 Kbps, mas a operadora diz que a velocidade média será de 3 Mbps, o triplo da velocidade média de uma conexão 3G

G1 - notícias em Tecnologia e Games - YouTube renova página e lança design 'mais limpo e simples'


Site criou barra à esquerda para usuário acompanhar seus canais favoritos.
Nova aparência também oferece mais opções para compartilhar conteúdo.


O YouTube renovou sua página e lançou na quinta-feira (1) um novo design “mais limpo e simples” para facilitar a busca e a inscrição de vídeos em canais, além de intensificar seu caráter social e oferecer mais opções de personalização e compartilhamento, informou o Google em blog oficial.



O site de vídeos do Google ganhou uma nova barra à esquerda que pode ser personalizada pelo usuário. Nesse menu, o internauta pode adicionar novos canais para acompanhar as suas atualizações. Com o novo visual, o YouTube espera que os usuários criem o hábito de visitar o site apenas para ver as novidades dos seus canais favoritos.

YouTube lançou nova página, com design mais 'limpo' (Foto: Reprodução)YouTube lançou nova página, com design mais 'limpo' (Foto: Reprodução)
A nova aparência do site também oferece mais opções para compartilhar conteúdo noGoogle+ e Facebook. Ao clicar nos botões das redes sociais, na barra à esquerda, o usuário consegue ver os últimos vídeos compartilhados pelos seus amigos.



O YouTube explica que os canais também foram redesenhados para deixar a busca por vídeo mais simples e precisa. “Como muitas pessoas fazem uploads de conteúdos de forma diferente, criamos novos modelos de canais para responder às necessidades, tanto daqueles que postam um vídeo por semana quanto dos que têm que procurar entre milhares de vídeos”, disse a empresa.

Convergência Digital - Cloud Computing - PromonLogicalis cria “cartilha” para cloud computing



De acordo com o Gartner, em 2015, os investimentos em cloud computing devem totalizar US$ 177 bilhões, passando a representar 5% dos gastos com tecnologia. Seu conceito, no entanto, ainda não é completamente conhecido por grande parte do mercado, causando muita confusão inclusive entre os gestores de TIC.


Para facilitar a compreensão acerca do assunto, a PromonLogicalis publicou um relatório que visa a esclarecer as principais dúvidas e indicar as melhores práticas para adoção do novo modelo.

O Advisor “Cloud Computing – As oportunidades estão nas nuvens” caracteriza a computação em nuvem pela possibilidade de se acessar recursos ou serviços via internet, os quais podem ser ampliados ou reduzidos rapidamente, de acordo com a demanda naquele momento.


“A computação em nuvem pode ser definida, acima de tudo, pela flexibilidade, uma vez que evita que haja recursos desperdiçados, bem como ajuda a expandi-los em período de picos. Nesse contexto, é importante destacar que existem ofertas de infraestrutura, plataforma e aplicativos como serviço, sempre acessados via internet”, comenta Daniel Amorim, diretor de serviços da PromonLogicalis.


No que se refere ao mercado corporativo, as ofertas de cloud computing dividem-se em três vertentes principais: a utilização da nuvem pública para acesso a serviços baseados em web ou para de hospedagem de aplicações; as nuvens privadas, em que as empresas trazem as características da cloud computing para dentro de seus data centers; e, finalmente, os ambientes híbridos, em que gestores de TIC combinam o que há de melhor dos dois mundos.

“As nuvens privadas e híbridas foram o caminho encontrado por clientes corporativos e pela indústria para atender tanto às aspirações por inovação, elasticidade e flexibilidade por parte dos usuários, quanto aos requisitos de controle dos líderes corporativos“, explica Amorim. “A criação de uma nuvem privada depende, porém, de uma profunda mudança na postura e por parte dos profissionais de TI”.

Isso porque, segundo detalha o executivo, não basta virtualizar o data center e adotar softwares que automatizem os processos. É necessário que o departamento de TI da companhia esteja preparado para disponibilizar um portfólio de serviços para cada área de negócio, com pouca ou nenhuma interferência.
Para conhecer mais sobre a computação em nuvem, os benefícios e os desafios que permeiam sua adoção, faça o download do Advisor Cloud Computing.

Olhar Digital: Donos de BlackBerry, Android e Nokia: cuidado! App grava tudo o que você faz no celular



Chamado de Carrier IQ, aplicativo rastreia comportamento do usuário, grava e envia para as operadoras


Segurança em smartphones
Aqui vai um alerta para os donos de smartphones BlackBerry, Android e Nokia: esses aparelhos carregam o Carrier IQ, um aplicativo que é instalado secretamente e que rastreia todos os dados de seus usuários. E, quando dizemos "todos", somos literais!


Trevor Eckhart, de 25 anos, foi quem descobriu o app "malicioso", que rastreia e grava, furtivamente, as experiências do usuários.


O caso é grave, pois os usuários não conseguem deletar o app. Pior ainda: eles não sabem nem de sua existência. Aliás, a única maneira de liquidar o Carrier IQ é fazendo o root do dispositivo, ou seja, chegar à raiz do hardware e instalar outro SO. O problema é que essa técnica não é dominada por usuários comuns. Mesmo usando somente o wi-fi, o app continuará a coletar dados.


Mas, afinal, quem recebe esses dados? Segundo o site Wired, são as próprias operadoras de telefonia, que, literalmente, podem fazer o que bem entenderem com essas informações. Ah, a explicação dessas operadoras? Obviamente, elas disseram que o app tinha como fim o "controle de qualidade" de seus serviços.


O aplicativo é, segundo Trevor, um "rootkit", ou seja, um malware cuja intenção é se camuflar para não ser identificado por softwares antivírus que filtram e interceptam dados. Basicamente, o Carrier IQ grava mensagens de textos, senhas e todos os outros dados presentes. O jovem até publicou um vídeo onde o rootkit entrava em ação, criptografando consultas ao Google em sessões HTTPS, o que, teoricamente, é impossível.


Segundo a empresa desenvolvedora do aplicativo, o objetivo dele é medir a vida útil da bateria, analisar chamadas perdidas e outras funções "do bem". Mas, ao que parece, o Carrier IQ não é o "bonzinho" da história, já que a empresa ameaçou o jovem com uma ação legal após o vídeo feito pelo jovem ser publicado. Porém, ela recuou algum tempo depois.


Veja abaixo o vídeo (em inglês) postado por Trevor. Vale um detalhe: para quem não tiver paciência de ver o vídeo todo, o Carrier IQ entra em ação a partir dos 9 minutos de vídeo.




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Olhar Digital: Ministro das Comunicações quer fazer anel sul-americano de fibra ótica


Infraestrutura já existente será usada. Custo total gira em torno de US$100 milhões, totalizando 2 mil km de fibra ótica

Rede de fibra ótica América do Sul
Amanhã, 02/12, o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo vai apresentar a proposta de construção de um anel de fibra ótica que unirá todos os países da América do Sul. O projeto será mostrado na reunião dos presidentes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), em Caracas, na Venezuela.

O objetivo do anel de fibra ótica é diminuir custos e aumentar a velocidade das conexões, além de tornar os países mais independentes e desapegados do tráfego transcontinental, aumentando a capacidade local, já que a comunicação dos países sul-americanos é feita, em sua maioria, por cabos submarinos ligados, principalmente, a Miami, nos EUA.

De acordo com a Agência Brasil, a infraestrutura já existente em cada país será utilizada, como a da Telebrás, que atua no Brasil. Porém, mesmo com esse reaproveitamento, o custo para a construção dos 2 mil km iniciais de redes de fibra ótica será de US$100 milhões (cerca de R$180 mi).

BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e CAF (Corporação Andina de Fomento) poderão financiar os projetos.

COMPUTERWORLD - Tecnologia -5 medidas para tirar mais proveito do storage


Com algumas práticas é possível aumentar a capacidade de armazenamento de dados dos sistemas existentes e adiar compra de novos equipamentos.

Com o fenômeno do Big Data, constantemente as companhias são pressionadas a aumentar sua infraestutura de storage. Como o custo desses equipamentos é alto, especialistas dizem que dependendo, da situação, é possível adiar compras. Eles sugerem implementação de algumas medidas que ajudam a reduzir arquivos desnecessários, liberando espaço dos sistemas de armazenamento existentes.
Veja a seguir cinco dicas para tirar maior proveito dos equipamentos de storage, sem a necessidade de fazer grandes investimentos:

1- Reforce o gerenciamento de storage

Há uma variedade de software no mercado melhor o gerenciamento de storage, que vão desde os mais simples pacotes de código aberto até os mais sofisticados que monitoram continuamente o uso dos equipamentos de armazenamento de dados e otimizam esses sistemas. Você pode também fazer buscas manuais de seus discos para armazenar arquivos grandes como os MP3s, JPEGs ou de PST (Personal Storage Table), formato usado para guardar cópias de e-mails ou eventos de programas Microsoft como Exchange. A idéia geral é identificar possíveis arquivos que não são necessários e que podem ser arquivados em discos rígido do PC local.


Não é necessário gastar muito para fazer esse trabalho. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail pedindo a todos os usuários para que guardem e-mails em pastas PST em uma unidade local. É uma medida que ajuda a reduzir bastante o armazenamento do servidor de e-mail. Da mesma forma, você pode implementar políticas de armazenamento de arquivos pessoais para garantir que eles não ocupem espaço na rede da empresa.
2. Faça deduplicação ou compressão
Depois de organizados arquivos existentes, você pode fazer deduplicação ou compressão para reduzir o volume de dados de seu storage. A deduplicação examina um sistema de armazenamento, procura arquivos duplicados, exclui as cópias extras, liberando o espaço ocupado por eles. Qualquer usuário que tentará acessar esses arquivos será levado para o local certo. A compressão também reduz a quantidade de espaço usado pelos arquivos, principalmente os de mídia quando são compactados.

3. Crie novos espaços de armazenamento
Você pode usar software de baixo custo ou gratuitos, como um sistema operacional Linux em equipamentos antigos de armazenamento. Essas máquinas podem se transformar em um servidor de arquivos. É possivel colocar drives de vários sistemas antigos e mantê-los funcionando em um servidor mais antigos com unidades de disco rígido menor.
Uma vez que os sistemas estão funcionando, você pode usá-los para qualquer tipo de arquivos. Eles podem ser utilizados como sistemas de armazenamento secundário, mantendo os mais novos e de maior desempenho dedicados apenas para as aplicações mais importantes, tais como email, bases de dados e colaboração.
4- Mova arquivos para storage secundário
Muitas organizações mantêm storage de alta performance para aplicações mais críticas mas que muitas vezes acabam sendo usados para guardar as que não necessitam de alta velocidade. Você pode usar aplicativos de gerenciamento de armazenamento ou mover dados manualmente para o storage secundário, liberando espaço dos equipamentos mais sofisticados.

5- Avalie cloud computing
Se sua empresa já testou todas as opções mencionadas e ainda precisa de mais, é hora de considerar armazenamento em nuvem. Sua companhia pode temporariamente ou permanentemente mover dados para storage de um provedor de nuvem sem ter que sair e comprar novos equipamentos.
A grande vantagem com adoção de cloud você vai pagar apenas pelo espaço que está usando. Já a desvantagem é que o armazenamento está fora de seu controle. Dependendo de como os dados são críticos, você pode querer garantias adicionais, tanto para armazená-los várias vezes quanto para criptografá-los, durante o processamento e no data center terceirizado.
Para lidar com as quantidades crescentes de dados existem também alternativas para apenas compra de mais armazenamento. Muitos dos novos sistemas de storage de fornecedores como a EMC, NetApp, HP, ou Compellent oferecem características mencionadas acima, incluindo a gestão, compressão ou deduplicação, camadas de armazenamento e migração de arquivos.

Mas você pode obter resultados sem a compra de um novo sistema, usando software disponíveis no mercado ou fazer essas tarefas manualmente, segundo informam os especialistas.

Revista Home Theater - O mundo digital em sua casa


TV Digital chega a 459 municípios brasileiros


O Fórum SBTVD anunciou que o sinal TV Digital Brasileira estará disponível a partir de amanhã na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. No próximo dia 8 de dezembro será a vez de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, passar a contar com esse tipo de transmissão. Segundo entidade, o País deverá terminar o ano com 459 municípios recebendo o sinal da TV digital aberta, permitindo acesso a cerca de 87 milhões de pessoas. De acordo com dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), isso representaria 45% da população brasileira.
No caso de Cabo Frio, a programação em alta definição será disponibilizada pela InterTv Alto Litoral, enquanto em Nova Friburgo a responsável é a InterTv Serramar, ambas afiliadas da Rede Globo. As outras emissoras, até o momento, ainda não têm planos para levar sinal digital a essas regiões.
Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo concentram 159 municípios com o sinal digital de pelo menos uma emissora. O Sudeste possui 59% de sua população com acesso a transmissão. O Sul chegou este ano a 113 municípios com cobertura, com 37% da população morando em cidades com sinal de TV digital.
Na sequência vem a região Centro-Oeste, que tem 67 municípios com o sinal da TV digital, com um alcance de 56% da população. A região Norte, menos populosa, soma 37 municípios cobertos, concentrando 33% da população de todos os sete estados.
O Nordeste, com seus nove estados, é a região que tem a menor cobertura do País, percentualmente. Lá 81 municípios contam com o sinal da TV digital, correspondendo a 31% da população da região.

COMPUTERWORLD - Tecnologia - Governo assina contrato com Huawei para projeto em nuvem


Fabricante chinesa comprometeu-se a doar equipamentos para data center da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) firmou com a Huawei uma Carta de Intenção referente a doação de equipamentos que serão usados na infraestrutura de cloud computing da internet acadêmica brasileira. Pelo acordo, a empresa chinesa se comprometeu a instalar um data center com grande capacidade de computação e armazenamento para a rede acadêmica.


O documento para o recebimento dos equipamentos foi assinado ontem (30/11), em Brasília entre o ministro Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante e o CEO da Huawei na América Latina, Li Zhang Shunnao.

O MCTI, beneficiário inicial da doação, estabeleceu que a RNP será responsável por planejar e gerir os data centers. Uma vez conectados à rede acadêmica nacional (rede Ipê), os equipamentos serão usados na montagem de uma infraestrutura de armazenamento em nuvem e computação distribuída que dê suporte às aplicações de pesquisa e educação.

“Trata-se de uma facilidade muito importante para o compartilhamento de dados entre as instituições de ensino superior e pesquisas brasileiras. Complementará a capacidade de rede multigigabit nacional dando suporte e beneficiando especialmente as aplicações daquelas áreas que trocam volumes massivos de dados, como astronomia, clima e tempo, telemedicina e biodiversidade, entre outras”, explicou Nelson Simões, diretor da RNP.

Para o ministro Aloizio Mercadante, a computação em nuvem é uma das fronteiras de inovação e de avanço da tecnologia de massa. “No futuro, as empresas e as pessoas cada vez terão mais arquivos serviços, software na nuvem. O fundamental vai ser a banda larga e o acesso a essa capacidade de memória”, disse.

A expectativa de implantação dos equipamentos é o primeiro quadrimestre de 2012. Segundo o diretor de Soluções da RNP, Gorgonio Araújo, “a doação da Huawei ao MCTI catalizará o processo de criação de uma infraestrutura compartilhada de armazenamento e processamento do Sistema Nacional de CT&I, da Educação e da Cultura por meio da rede operada pela RNP”, disse.

[ Adrenaline.com.br ]ESET divulga principais tendências de ataques à segurança da informação em 2012


 [ Adrenaline.com.br ]:ESET divulga principais tendências de ataques à segurança da informação em 2012






“Apesar das diferenças que existem entre os usuários finais e corporativos em relação à quantidade de equipamentos e de ameaças, hoje em dia, os criadores das aplicações maliciosas encontram no Android muitas das características que, anos atrás, acharam no Windows XP”, afirma Camillo Di Jorge, country manager da ESET no Brasil. “O crescimento no market share (participação de mercado) e a possibilidade de propagar os códigos maliciosos em sistemas, oficiais, ou não, entre outras características, posicionam o Android como um dos objetivos principais dos desenvolvedores dos códigos maliciosos para o ano que vem”, acrescenta.


Ameaças no mercado corporativo

Do lado das empresas, a evolução das tecnologias de segurança da informação no ambiente corporativo e a substituição do Windows XP pelo Windows 7 exigirão dos cibercriminosos o desenvolvimento de ameaças cada vez mais complexas, do ponto de vista tecnológico. Enquanto na era do Windows XP muitas ameaças apenas sobrescreviam uma entrada de registro ou registravam um arquivo para prejudicar o sistema, os novos códigos maliciosos deverão incorporar também funcionalidades destinadas a obter a execução no sistema, antes do dano propriamente dito.

Por esse motivo, em 2012, surgirão também mais códigos maliciosos com capacidade de invadir os sistemas de assinatura digital, mesmo os que contam com sistemas operacionais mais modernos.

“Além do crescimento que se espera das ameaças mais complexas, do ponto de vista tecnológico, também foi detectado um grande desenvolvimento na tendência oposta. Isto é, códigos maliciosos extremamente simples, que utilizam apenas a Engenharia Social, continuam a se proliferarem este ano e seguirão propagando-se em 2012”, ressalta Camilo Di Jorge. Entre os exemplos ele cita o caso dos trojans bancários da família Qhost que, ao serem executados no sistema, modificam um arquivo de texto para que o cibercriminoso roube as informações bancárias dos usuários.

O panorama de ameaças à segurança das corporações para 2012 incluirá, com menos frequência, as ameaças de alta complexidade e grande impacto, junto com ataques mais simples.

Por outro lado, a ESET alerta as empresas para a possibilidade de ataques gerados por cibercriminosos localizados na América Latina, especialmente no caso dos hacktivistas – que têm objetivos ideológicos. Além disso, são esperadas invasões por meio de redes sociais e uma alta taxa de propagação de trojans bancários, o tipo de código malicioso mais comum na região.

COMPUTERWORLDCNI - Negócios - e Google vão integrar pequenas empresas à internet


Gigante das buscas e Confederação Nacional da Indústria oferecerão sites gratuitos hoje (01/12) às primeiras mil interessadas.

O portal de negócios gerido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Clude Indústria de Benefícios, firmou ontem (30/11) parceria com o programa Google Conecte Seu Negócio, para incentivar o pequeno e micro empresários usar a Internet para negociar produtos e serviços.

Segundo a Agência Brasil, a parceira deve beneficiar diretamente os micro e pequenos empreendedores, que correspondem a 97% do total das 600 mil indústrias cadastradas. Hoje (1/12), para celebrar a parceria, haverá a oferta de sites gratuitos para as primeiras mil empresas interessadas. Os associados do portal de negócios da CNI e as empresas cadastradas no site da Google terão acesso a ofertas exclusivas dos dois parceiros.

O portal Clube Indústria de Benefícios funciona de forma semelhante aos sites de compras coletivas, mas as vendas não são concluídas no próprio portal e não é necessário juntar um número mínimo de participantes. Cada vendedor tem suas próprias regras para as compras. Ao imprimir o cupom de oferta, o interessado negocia diretamente com o anunciante.

Segundo o coordenador do projeto na CNI, Uirá Menezes, ainda existe resistência por parte dos pequenos empresários em fazer parte da Web. Após o primeiro contato com os empresários, a ideia é fidelizá-los a manter os negócios na rede.“Nossa proposta é que o empresário passe a dar publicidade à sua empresa na internet. Com esse primeiro entendimento, vai ficar mais fácil se relacionar, comprar e vender por meio digital”, afirmou o coordenador.

Olhar Digital: Google Chrome se torna o navegador mais usado no Brasil


Navegador do Google ultrapassou Firefox e IE durante o ano e se tornou o preferido dos brasileiros, e o segundo em uso mundial

O Google Chrome superou o Internet Explorer e o Firefox e se tornou o navegador mais usado entre os brasileiros, de acordo com oStatCounter. O browser do Google também ultrapassou o concorrente da Mozilla e se tornou o segundo mais usado no mundo, de acordo com dados de novembro.

Em novembro, o navegador do Google atingiu 25,7% do mercado de browsers, superando assim o Firefox, que ficou com 25,23%. O líder continua sendo o Internet Explorer, com 40,63% do mercado global.

Em relação ao mercado brasileiro, a StatCounter aponta que 39,8% dos brasileiros usaram o Chrome em novembro, enquanto o segundo colocado, Internet Explorer, aparece com 34,4%. O Firefox é o preferido de 23,8% dos brasileiros.
O ano de 2011 foi extremamente positivo para o Chrome. No começo do ano, o navegador tinha 15,7% de participação no mercado mundial, enquanto os líderes IE e Firefox tinham 46% e 30,7%, respectivamente. O navegador do Google subiu enquanto os seus rivais despencaram ao longo de 2011.

No Brasil, a situação também é bem positiva para o Chrome, que começou o ano em terceiro, com 24% do mercado. O Firefox tinha 28,8% e o IE, 46%.

Nós já havíamos apontado essa liderança do Chrome no início da semana, quando publicamos uma matéria mostrando as preferências dos leitores do Olhar Digital. Por aqui, o Chrome está isolado na frente, e o Internet Explorer aparece apenas na terceira posição. 

Olhar Digital: SkyDrive anuncia mudanças e atualizações


Ferramenta de gerenciamento de arquivos, upload de HTML5 e compartilhamento de arquivos são algumas das novidades

O blog Microsoft Insider, que traz notícias oficiais da empresa, trouxe a público a informação de que o SkyDrive, serviço de armazenamento pessoal em nuvem que te dá 25GB de espaço gratuito, recebeu diversas mudanças e atualizações.

O compartilhamento foi um dos alvos das mudanças. A equipe reconstruiu diversas partes do SkyDrive para simplificar essa característica. A partir de agora, você pode compartilhar arquivos Office, fotos ou outro tipo, diretamente de suas pastas.

Opções de modo de compartilhamento também foram revisadas. Entre eles está o e-mail. Você pode colocar nomes de contatos do LinkedIn, Facebook e Gmail em sua agenda. Assim, as mensagens que você escolher repassar irão para a Caixa de Entrada de seus contatos, e não para a pasta de Spam. Você também pode marcar a opção "Destinatários podem editar", liberando a edição do arquivo para seus contatos.

Agora, também dá para fazer o upload dos arquivos apenas uma vez e, assim, compartilhar com seus amigos que utilizam o Facebook ou outra rede social. E, se você é mais simplista e prefere apenas usar uma URL ou link para enviar para seus contatos, há uma novidade. No "Exibir apenas", você envia o link. Já no "Exibir e editar", seu contato pode editar o arquivo. E no "Torne público", qualquer pessoa pode ver o arquivo a partir da URL.

Outro ponto importante que foi alterado no SkyDrive é o gerenciamento de arquivos. Com a mudança, você pode criar pastas, renomeá-las e mover, deletar e baixar diversos arquivos de uma vez. Ainda dá para criar documentos Office de forma rápida e usar funções com o botão direito do mouse.

Os uploads também mudaram, com o Silverlight oferecendo suporte. O recurso "arraste e solte" foi introduzido para você poder fazer uploads utilizando HTML5. E, mesmo quando há um processo em andamento, você pode navegar pelo SkyDrive sem problemas.

O slideshow de imagens foi refeito. Agora, eles ficaram mais rápidos e melhores. Clicando em "Ver pasta", você pode retornar a pasta do álbum e ver as legendas, além de haver o suporte a APIs de toque (Internet Explorer 10 e Safari), onde o usuário pode usar os dedos para visualizar fotos.

Com as atualizações, a compatibilidade com PDF e RAW foi aperfeiçoada. Agora, há uma visualização mais rica de arquivos nesses formatos. O desempenho da ferramenta também mudou: mais ações em linha, como upload, cópia e muitas outras estão mais rápidas.

Omar Shahine, gerente do SkyDrive, diz ter mais mudanças a caminho. Nós estamos aguardando! Enquanto isso, veja um vídeo que explica as novas funções:

[ Adrenaline.com.br ]Google lança código fonte do Android 4.0.1 para processadores x86

A batalha entre as gigantes Microsoft e Googledeverá se intensificar nos próximos meses. O campo de batalha, atualmente restrito basicamente aos buscadores e browsers de internet, ganhará em breve um novo elemento: os sistemas operacionais. O ataque começou para valer com a anúncio de que o Windows 8 terá um amplo suporte às CPUs da ARM, nicho de mercado totalmente dominado pelo Android.
Chega agora é a vez da Google contra atacar, com o anúncio da liberação dos códigos fontes do Android 4.0.1 para os processadores x86.
Vale ressaltar que a iniciativa levará ainda vários meses até que o mercado possa desfrutar de dispositivos equipados com hardware da AMD e Intel e sistema operacional da Google. Entretanto, trata-se de um passo importante para aumentar ainda mais a concorrência no segmento dos dispositivos ultra portáteis, seja pela maior opção de SOs, seja pela intensificação da briga entre as CPUs x86 e ARM. Ao que tudo indica, os consumidores deverão ser os maiores beneficiados pela concorrência.