segunda-feira, 19 de novembro de 2012

IDG Now!:Múltipla utilidade: 28 conselhos "eternos" sobre tecnologia digital



Todos são tão verdadeiros hoje como eram há 2, 5, e, em alguns casos, até mesmo 10 ou 20 anos atrás.

A tecnologia nunca para de evoluir. O hardware fica mais rápido e os sistemas operacionais ganham novas características e (esperamos) mais sutileza. Esta é a lei natural da computação.

Mas só porque computadores são um grande exemplo de progresso evolucionário, isso não significa que certas máximas da computação chegarão um dia a sair de moda. 

Pegue, por exemplo, as pepitas de sabedoria da lista a seguir. Todas são tão verdadeiras hoje como eram há 2, 5, e, em alguns casos, até mesmo 10 ou 20 anos atrás.

Com vocês, os melhores conselhos da computação que já ouvimos. 

Em dúvida, reinicie

Se algo está errado com seu computador, não torça as mãos e comece a gritar para a tela. Apenas reinicie o sistema. Esse ato simples corrigirá muitos dos problemas. Quando seu computador reinicia, ele limpa todos os arquivos temporários da memória RAM e reinicia o sistema operacional. Isto apaga qualquer arquivo que possa estar atrapalhando o funcionamento de seu computador — e o sistema operacional inicia do zero e sem restrições por parte de qualquer coisa que o esteja afetando. Caso você deseje fazer estas coisas sem reiniciar, clique em Iniciar, depois Executar, e escreva%temp% na linha de comando.

Espere que sua bateria o desaponte

É a pura e simples Lei de Murphy: seu laptop ou tablet irá descarregar no momento que você mais precisar dele. É a vida. Sempre leve seus carregadores com você e, se possível, invista em baterias secundárias e de backup.

Solucione seus problemas através do Crowdsource

A possibilidade de que os recursos de ajuda na página do fabricante de seu dispositivo não abordem seu problema exato é bem alta. Mas, se você informar a mensagem de erro ou descrever problema no Google ou em fóruns especializados, inevitavelmente encontrará informações úteis vindas de pobres almas que tiveam o mesmo problema.

Faça cópia de tudo

Nunca seja pego com apenas uma cópia de qualquer coisa que você deseja manter. Sempre faça cópias de segurança de seus dados, e então faça cópias de segurança das cópias de segurança. Considere fazer cópias para um dispositivo externo e para um serviço de armazenamento na nuvem. É uma boa ideia manter as partições de sistema e de dados separadas—copie sua partição de dados diariamente, e faça cópias de sua partição de sistema (o Windows e seus programas instalados) pelo menos uma vez a cada trimestre.

Lembre que dispositivos móveis são seus amigos

É muito fácil perder os discos de recuperação que acompanham um novo computador, então mantenha um dispositivo USB com o software de recuperação instalado no caso de algo ruim acontecer. Guarde-o em um lugar seguro, um lugar fácil de lembrar. E nesse mesmo lugar, mantenha cópias eletrônicas e impressas de todas as suas chaves de software.

Busque o modelo do ano passado para ter um preço mais acessível

Fabricantes de tecnologia sempre cobram mais alto pelo hardware mais novo e melhor — e você, tipicamente, não precisa realmente do processador mais rápido do mundo, ou da melhor placa de vídeo ou tecnologia de transferência. Então, faça um favor a si mesmo e considere comprar hardware que foi o topo de linha durante o ciclo de fabricação anterior. Eles provavelmente terão sofrido grandes cortes de preço, mas ainda serão perfeitamente capazes e cheios de desempenho.

Evite a garantia estendida

Não seja uma vítima. Garantias estendidas foram criadas para alimentarem-se de seu medo de que o hardware que acabou de comprar já está no fim de sua vida útil. A partir de uma perspectiva de retorno de investimento, garantias estendidas quase nunca valem a pena – exceto para as empresas que as vendem.

Leia o manual

Você poderá se surpreender com o que pode aprender ao ler os manuais de usuário. É natural simplesmente pular esta parte e começar a fazer as coisas que você espera que um dispositivo ou aplicativo faça. Mas descobri que ao ler o manual posso aprender as características e as funções que eu não sabia que existiam. Ler o manual pode aumentar o benefício que você obtém a partir de seu dispositivo, e o fará sentir-se bem melhor em relação à compra do mesmo,

Considere o custo total de propriedade

Esta máxima se aplica geralmente a compras de impressoras e celulares subsidiados. Caso você tenha a intenção de fazer muitas impressões, observe o custo e eficiência dos consumíveis, isto é, tinta ou toner. E se você estiver interessado em um novo plano de smartphone, considere o que você pagará mês a mês... a mês... a mês...

Resista à compra impulsiva

Para um geek de tecnologia nada é mais perigoso do que percorrer os corredores de uma loja com produtos a mostra. Se você for comprar um novo brinquedo em pessoa, certifique-se de fazer uma pesquisa antes. Não se deixe influenciar pelas elaboradas ações dos vendedores e arme-se com conhecimentos profundos sobre o produto. Além disso, sempre peça ao varejista para bater o preço mais baixo encontrado na internet, se você puder encontrá-lo em seu próprio smartphone.

Atalhos de teclado: Use-os e ame-os

Você pode trabalhar de forma muito mais rápida (e parecer bem mais legal) ao dominar os atalhos do teclado para os programas, serviços e sistemas operacionais que utiliza diariamente. Para aprender esses atalhos, verifique os vários artigos da PCWorld contendo atalhos de teclado para todos os principais sistemas operacionais e para muitos aplicativos populares. 

Faça você mesmo

Em muitos casos, montar seu próprio computador pode ser uma proposta mais barata do que comprar um sistema pré-fabricado — e mesmo não sendo mais barato, montar seu próprio computador garante que você obterá a configuração mais adequada às suas necessidades. Isto é especialmente verdade para os computadores a serem utilizados em jogos. 

Mantenha seu software atualizado

As janelas de mensagens lembrando para atualizar seu software podem ser irritantes. Mas, lembre-se. Quase sempre é uma boa ideia parar o que você está fazendo e clicar no botão “Atualizar agora”. Você obterá todas as funcionalidades que o software tem para oferecer, e também obterá pacotes de segurança vitais que podem proteger seu sistema contra falhas e perda de dados.

Utilize uma bandeja de mouse e teclado ergonômica

Você talvez não se dê conta da quantidade de tempo que passa em sua mesa. E essas horas de digitação e utilização do mouse se somam. A Síndrome de Túnel do Carpo e outras lesões por esforço repetitivo são um risco real para os trabalhadores da informática de hoje em dia, e podem custar muitas dores e perda de trabalho. Um pequeno investimento em combos ajustáveis e ergonômicos compostos por teclado e mouse, acompanhados de pesquisa sobre o posicionamento correto, podem salvá-lo de muitos problemas.

Codifique materiais secretos

Codifique qualquer arquivo que você não gostaria de compartilhar com um ladrão, incluindo e-mails. Meu programa preferido? TrueCrypt. Mas não se importe em codificar o dispositivo inteiro. Apenas crie um volume TrueCrypt e mantenha seus arquivos secretos lá.

Rotule seus carregadores

Sempre que você compra um novo dispositivo, você termina com um novo adaptador de energia. Eles se amontoam debaixo de mesas, por trás de computadores e em caixas no armário. É como se eles estivessem se multiplicando. É fácil se confundir no momento de saber qual adaptador vai em qual dispositivo, e é possível que você danifique seu equipamento ao utilizar o cabo de força errado. Então a primeira coisa que você deveria fazer após comprar um novo equipamento é rotular o adaptador de energia, pareando-o permanentemente com o dispositivo correto.

Esconda os cabos

A bagunça enrolada de cabos e fios debaixo de sua mesa só irá piorar – e você não compreenderá como atrapalha até tentar fazer uma faxina. Você pode aglomerar grupos de fios passando-os por tubos, ou juntando os mesmos com limpadores de canos ou pequenos pedaços de Velcro, e então utilizar clipes para juntar os fios aglomerados debaixo de sua mesa, ou em qualquer local onde fiquem fora de vista.

Conecte-se por fios quando quiser conectar-se

A Ethernet por fios sempre será mais rápida e mais confiável do que as redes sem fio. Se você faz algo regularmente em seu computador de casa (relacionado a trabalho ou diversão) que dependa de uma conexão web constante, poderá se dar melhor utilizando uma conexão de internet com fio. Conexões com fio são capazes de oferecer velocidades de transferência de dados bem mais altas e simplesmente não estão sujeitas aos vários fatores que podem interromper uma conexão sem fios.

Coloque seu roteador no meio da casa

Posicione seu roteador sem fios o mais perto possível do centro de sua casa. Esta ação pode auxiliá-lo a garantir que todos os dispositivos sem fios em seu lar estão dentro do alcance do ponto de acesso. Você também descobrirá que os sinais sendo emitidos de seu roteador são mais prováveis de alcançar seu destino se a antena estiver alguns metros acima do chão.

Mantenha os ladrões longe

Pessoas armazenam gigabytes de informações vitais em seus melhores dispositivos portáteis, e ainda assim raramente pensam sobre proteger seus dispositivos contra roubos e furtos. Uma das melhores coisas que você pode fazer é instalar um programa antirroubo com capacidades GPS em seu laptop, tablet ou celular. Se seu dispositivo sumir, o software irá bloquear o sistema operacional, relatar a localização do dispositivo por meio do GPS, e, em alguns casos, até mesmo capturar e enviar algumas fotos do ladrão.

Investigue falhas

Se seu computador falha frequentemente, o Monitor de Confiabilidade do Windows (Painel de Controle > Sistema e Segurança > Centro de Ações > Monitor de Confiabilidade) pode ajudar a isolar a causa. O utilitário mantém o registro de todas as falhas e avisos de hardware e software, organizando-o por data. Ao clicar em um registro, você poderá ver os detalhes completos do que aconteceu.

Atualize seus drivers

Confirme se você possui ou não os drivers mais recentes para a placa gráfica e a placa de som de seu computador. Desenvolvedores de jogos criam seus títulos utilizando as últimas ferramentas e funcionalidades das placas de vídeo. Se você estiver utilizando drivers mais antigos, sua placa de vídeo pode não estar à altura da tarefa de renderizar corretamente o jogo em sua tela.

Faça uma captura de tela

Capture a tela (ou tire uma foto e salve-a no Evernote) de todos os problemas ou travamentos estranhos que vir. Ter uma imagem pode ajudar e muito caso o problema se torne crônico e você precise de ajuda para corrigi-lo.

Utilize a autenticação multifatorial

A autenticação multifatorial significa simplesmente que para entrar em um serviço serão exigidas duas formas separadas de autenticação: algo que você conhece (tal como uma senha) e algo que você possui, tipicamente seu smartphone. Por exemplo, você pode habilitar a autenticação multifatorial para sua conta do Gmail. Fazer isto irá exigir que você esteja perto do seu smartphone sempre tentar logar em sua conta para que o serviço possa enviar um código alfanumérico único através de SMS. Tal combinação dificulta e muito que os hackers consigam invadir sua conta.

Modifique o SSID padrão de seu roteador

A coisa mais fácil que você pode fazer para melhorar a segurança de sua rede sem fio é modificar tanto o login quanto a senha de seu roteador para frases alfanuméricas únicas que apenas você conhece. Encontrar na internet o login e senha padrão para todos os roteadores disponíveis no mercado é algo muito fácil. Deixar seu roteador com as configurações padrões permite que qualquer um obtenha acesso a rede sem fio em sua casa ou pequeno negócio.

Evite “Redes WiFi Públicas Gratuitas”

A rede “WiFi Pública Gratuita” que você talvez veja listada em seu laptop Windows quando está em vários locais públicos é o resultado de um velho bug do Windows Xp que faz com que o sistema operacional defina uma rede de compartilhamento de dados ad hoc para computadores que estejam conectados caso ele não possa conectar automaticamente a uma rede sem fio confiável.

Conectar-se a essa rede ad hoc raramente é um perigo, mas ela também não lhe dará acesso à internet. E usuários maliciosos poderiam espiar a conexão e roubar informações valiosas de você.

Diga não aos cookies

Habilite a ferramenta Não Rastrear em seu navegador. Esta ferramenta enviará uma mensagem para as páginas que você visitar que elas podem instalar cookies em seu navegador para registrarem seus movimentos pela Web. A menos que você queira que isso ocorra, claro.

E a melhor dica de todas: descanse

De vem em quando, descanse dos eletrônicos. Fique 24 horas sem olhar para uma tela. É bom para seus olhos e isso reduz a chance de danos. 

Convergência Digital - Copa 2014: Telecom azeda o clima entre o governo Dilma e a FIFA


Copa 2014: Telecom azeda o clima entre o 
governo Dilma e a FIFA 


O Ministério das Comunicações tem uma 'bela encrenca'para resolver de forma a garantir que, em duas semanas, a estrutura de telecomunicações no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, esteja pronta para o sorteio das chaves da Copa das Confederações, marcado para o dia 1º de dezembro. É preciso definir quem será o operador da rede de comunicações em um cenário em que o “contratante”, a FIFA, não está nem um pouco disposta a colocar o mão no bolso.

O prazo apertado apenas evidencia, no entanto, as complicadas negociações com a Federação Internacional de Futebol para a infraestrutura de telecom para os megaeventos de futebol - Copa das Confederações, em 2013 e Copa do Mundo, em 2014. A discórdia está nos acertos que permitem diferentes interpretações, aliada a resistência da FIFA em fazer qualquer desembolso.

Em princípio, a FIFA teria um acerto com a Oi, anunciada ainda em 2010 como a provedora oficial dos serviços de telecomunicações. A empresa entende, no entanto, que seu papel é limitado à prestação de serviços. A implantação das redes seria uma operação à parte. Também sustenta que o acerto com a Fifa está ligado apenas ao patrocínio oficial do megaevento.

“Uma coisa é a infraestrutura. Isso o governo tem que fazer. Eu tenho que entregar a capacidade de fazer essa infraestrutura falar, o que é diferente”, já declarou o presidente da Oi, Francisco Valim. Ao que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, rebateu: “A Oi quer que o governo dê a rede de graça.”

As origens do imbróglio podem ser traçadas até 2007, quando foram sinalizados os compromissos assumidos pelo Brasil para sediar o mundial. Entre as 11 garantias previstas, a última trata de infraestrutura de telecomunicações. Mas como não existe clareza sobre os valores envolvidos, as tratativas sobre como cobrir certos custos não têm definição até hoje.

Na tentativa de superar pelo menos parte do impasse, em abril, o Grupo Executivo da Copa (Gecopa) decidiu delegar à Telebras a tarefa de construir redes de fibras ópticas até os estádios, entre outros locais definidos como parte das Copas. Com isso, indicou que a estatal teria R$ 200 milhões para as obras.

No caso do sorteio no Anhembi, as fibras estão prontas. Para a Telebras e o governo, isso cumpre o previsto na Garantia 11 – um dos 11 compromissos firmados pelo Brasil para a realização dos eventos. Já para a operação e manutenção dessa infraestrutura, deveria haver um contrato específico.

Como a FIFA não quer pagar, Oi e Telefônica – que teriam também infraestrutura disponível – querem distância dessa 'divergência'. E como os recursos para a Telebras foram para a construção da rede, não é juridicamente possível à estatal assumir a operação com o mesmo dinheiro.

Não surpreende, portanto, que desde a última segunda-feira, 12/11, Minicom e Telebras já tenham feito três tensas reuniões sobre o assunto. O secretario executivo da pasta, Cezar Alvarez, resume assim a questão: “É um momento delicado. Não fica claro se a Oi foi contratada para o evento ou não.”

Mas se a questão do sorteio é premente por conta do prazo apertado, confusão semelhante acontece nos estádios. A Telebras começou a construir as redes em setembro e até aqui 69% das obras estão prontas – serão 95% até o fim do ano. O que faltará depende especialmente das construções e reformas nos estádios – de competência dos municípios, mas que estão - em sua maioria - atrasados.

G1 - Luva permite controlar o smartphone sem precisar tocar na tela


Pequenos gestos permitem atender a ligações e mudar de música.
BEARTek glove pode ser lançada no hemisfério norte por US$ 200.

Luva se conecta por meio de Bluetooth ao celular e,
por meio de gestos, controla o aparelho 

Uma empresa chamada Blue Infusion Technologies entrou com pedido de financiamento no site "Kickstarter" para lançar uma luva que controla os smartphones por meio de gestos. Deste modo, o usuário não precisa tocar na tela para usar os recursos do aparelho.

A luva, chamada BEARTek glove, tem como foco o inverno nos países do hemisfério norte, evitando que os usuários tenham que tirar as luvas para usar seus smartphones no frio e na neve.

Por meio de movimentos dos dedos, os usuários podem controlar funções básicas do celular como antender e encerrar ligações, trocar de música, aumentar o volume e avançar o vídeo sem precisar tirar as luvas.

A empresa pede US$ 50 mil dos internautas para colocar as luvas no mercado. Faltando 29 dias para o fim do período de doações, a companhia já recebeu US$ 7,6 mil. As luvas serão vendidas por cerca de US$ 200.

INFO: A rua ficou inteligente



Avenida 23 de maio, em São Paulo: carros
automáticos diminuiriam colisões

São Paulo - Pesquisas para criar ruas automatizadas com carros inteligentes capazes de viajar de um ponto ao outro sem motorista não são exclusividade de grandes companhias inovadoras, como o Google, ou universidades nos Estados Unidos e Japão.

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistema Embarcados Críticos (INCT-SEC) prevê a criação de carros e ruas inteligentes com tecnologia brasileira.

O Instituto trabalha em conjunto com várias universidades para desenvolver soluções inteligentes para o trânsito. Leandro Villas, doutor em Ciência da Computação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), trabalha em parceria com o INCT-SEC numa pesquisa de redes veiculares.

Este projeto pretende, por meio de sensores instalados nos veículos e nas pistas, capturar e interpretar as informações do trânsito em tempo real e auxiliar o motorista a tomar certas atitudes. Por meio de comunicação sem fio, o computador de bordo do carro pode ter acesso instantâneo às informações de tráfego e conversar com os sistemas de outros veículos de forma que, as decisões cabíveis a determinadas situações, como frear, desviar ou aumentar a velocidade sejam mais inteligentes e eficientes que as tomadas por um motorista humano. Na prática, isto pode permitir criar carros que dirigem sozinhos pelas ruas.

Leandro explica que, com os avanços em tecnologia da informação e comunicação, os interesses em colocar os veículos em uma rede inteligente têm aumentado. “A tendência atual é prover veículos e estradas com recursos que tornam a infraestrutura de transporte mais segura, mais eficiente e o tempo dos passageiros na estrada mais agradável” afirma o pesquisador. O uso dessa tecnologia evitaria acidentes e, numa grande cidade, permitira que os carros se deslocassem de forma mais organizada, diminuindo o trânsito.

Para que o sistema dos carros seja mais seguro, é necessário que eles recebam informações, em tempo real, sobre congestionamentos, acidentes, condições perigosas das estradas, condições meteorológicas e localização de estacionamentos, postos de gasolina e restaurantes. À medida que os veículos forem integrados com sistemas inteligentes, o trânsito também se torna mais eficiente.

“Desta forma, podemos aumentar a capacidade da rede rodoviária, reduzir a poluição e os congestionamentos, além de tornar o tempo e o percurso da viagem mais previsível”, acrescenta.

O pesquisador também lembra que as redes veiculares possuem um enorme potencial na redução de custos gerados por conta do intenso tráfego nas cidades. Um estudo de 2008, conduzido pelo Ph.D. em economia Marcos Cintra, mostrou que o custo do congestionamento na cidade de São Paulo foi de aproximadamente R$ 33,5 bilhões. Deste valor, 85% do custo está associado ao tempo perdido no trânsito.

Leandro Villas acredita que o desenvolvimento dos sistemas de transportes inteligentes podem reduzir estes custos, ao fornecer informações atualizadas e dinâmicas relacionadas às condições do tráfego. Além disso, estes sensores também podem diminuir o número de acidentes nas estradas.

Até o momento, as soluções foram testadas somente em simuladores. Porém, como lembra o doutor, em breve (talvez em 2013) certamente essas soluções serão testadas na prática. Os mesmos sensores estão sendo implantados em pontos específicos para o estudo.

O Rio Monjolinho, na cidade de São Carlos, por exemplo, possui dispositivos que alertam o corpo de bombeiros sobre risco de enchentes. Desta forma, os mesmos sensores podem, em um futuro breve, avisar os motoristas com antecedência o momento ideal para se trafegar nas marginais.

Ao ser questionado sobre parcerias com concessionárias ou montadoras, Villas afirma que por enquanto não há conversas com as fabricantes, mas que em breve pretende estabelecer uma parceria com a AutoBan, que administra estradas do interior paulista.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Folha: Câmara adia votação do Marco Civil da Internet



O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou nesta terça-feira (13) que a votação do Marco Civil da Internet, que estava na pauta de hoje, foi adiada.

O texto do Marco Civil da Internet estabelece princípios gerais para a internet brasileira, como liberdade de expressão, proteção à privacidade e a dados pessoais.

Segundo Maia, os líderes partidários só chegaram a um acordo para a votação da MP 576/12, que cria a EPL (Empresa de Planejamento e Logísitica (EPL). Com isso, as outras votações previstas para hoje ficaram para quarta.


Além do Marco Civil, também estavam na pauta a aprovação do novo Código Brasileiro da Aeronáutica e a criação de novos tribunais regionais federais. A pedido dos líderes, também serão votados hoje o projeto que cria o adicional de periculosidade para vigilantes privados e a proposta que discrimina os impostos na nota fiscal.

Elaborado em 2009 pelo Ministério da Justiça, o projeto do Marco Civil foi à Câmara em 2011. Se aprovado, vai ao Senado.

O conceito de neutralidade de rede é um dos pontos mais polêmicos. Numa rede neutra, é proibido dar preferência para um pacote de dados em detrimento de outro --por exemplo, atrasar o download de arquivos e melhorar o acesso a um portal.

Segundo o texto do relator Alessandro Molon (PT-RJ), a rede neutra é obrigatória e eventuais exceções deverão ser regulamentadas por decreto do Executivo. Eduardo Levy, presidente-executivo do Sinditelebrasil, defende que diferentes serviços possam ter tratamentos diversos.

Há polêmica até em relação a quem regulamentará as exceções à neutralidade. Para o relator, a tarefa não deve ir para a Anatel. O ministro Paulo Bernardo quer envolver a agência reguladora.

Há ainda dúvidas sobre se o Marco Civil abarcaria a pirataria. O texto diz que o provedor não é responsável pelo que é postado na rede e que a retirada de conteúdo só ocorre após decisão judicial.

Uma mudança no texto passou a explicitar que a pirataria não é regulada pelo Marco Civil. O assunto será tratado na nova Lei de Direitos Autorais, ainda em discussão pelo governo.

O direito à guarda dos registros de acesso e aplicações é outro ponto que causa divergência. Esses dados indicam por quais páginas o usuário circulou e podem servir para fins comerciais.
O texto diz que esses dados só podem ser guardados pelos próprios sites e portais, mas há uma demanda para que provedores que conectam o usuário à internet também armazenem os dados.

OficinadaNet: Receita alerta sobre falsos e-mails que pedem regularização do Imposto de Renda



A Receita Federal divulgou alertas sobre falsas mensagens eletrônicas atribuídas ao órgão que têm circulado pela internet. No comunicado, o Fisco ressalta que não se comunica com os contribuintes por e-mail e diz que qualquer mensagem deve ser desconsiderada.

Segundo a Receita, diversas pessoas têm recebido e-mails sobre supostas divergências na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano. A mensagem orienta o cidadão a abrir arquivos e links para uma pretensa regularização. Ao clicar nos links, o usuário tem o computador infectado por vírus e programas que repassam informações confidenciais dele para criminosos.

O Fisco recomenda aos que receberem tais mensagens que não abram arquivos anexados, nem acionem os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal ou que o e-mail tenha timbre oficial. O órgão aconselha ainda excluir imediatamente a mensagem.

De acordo com a Receita, outros tipos de mensagens fraudulentas pedem a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou alegam valores residuais na restituição do Imposto de Renda a serem recebidos pelo contribuinte. Nesses casos, o órgão mantém a orientação de não abrir arquivos, links e excluir o e-mail.

A única forma de comunicação eletrônica do Fisco com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Neste endereço, a pessoa física pode fazer atualizações cadastrais e regularizar pendências. Para entrar na página, o contribuinte deve informar o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda e gerar um código de acesso. O e-CAC também pode ser usado por quem tem certificado digital.

UOL Notícias: Entenda a lei que pune invasão de computadores e clonagem de cartão



Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou dois projetos de lei que incluem novos crimes ao Código Penal do Brasil. A legislação brasileira ganha regras específicas que punem a invasão de computadores e a falsificação de cartão de crédito. Após ser aprovado na Câmara e no Senado, as propostas precisam ser sancionadas (ou vetadas) pela presidente Dilma Rousseff para se tornarem leis, de fato.

Diferente do marco civil, que deverá ser votado na semana que vem, os projetos de lei estabelecem alguns de crimes, que não tinham detalhamento específico para a internet e meios eletrônicos. O marco civil funciona como uma espécie de “constituição da internet”, com uma série de direitos e garantias ao usuário.

Os projetos, se passarem pelo crivo presidencial, passam a punir o roubo de informações, racismo na internet, a clonagem de cartões de débito e crédito e até a interrupção do serviço de internet. Veja abaixo o detalhamento dos projetos de lei:

Lei Carolina Dieckman

O Projeto de Lei 2793/2011 conhecido extraoficialmente como “Lei Carolina Dieckman” trata dos crimes relacionados à invasão de computadores sem autorização expressa do usuário. Ele passa a considerar crime “invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter (...) dados ou informações sem autorização (...).”

“Este é um dos aspectos que já estavam cobertos pelo Código Penal, mas precisava de uma melhoria. O Código Penal pune a invasão de domicílio físico, mas não havia algo específico referente ao meio‘eletrônico”, explica Rony Vainzof, sócio do Opice Blum Advogados, escritório especializado em Direito Eletrônico.

O projeto traz agravantes ao crime como: o aumento de pena em caso de prejuízo econômico a pessoa lesada, a divulgação ou comercialização do conteúdo obtido de forma ilegal e o roubo de informações ou senhas de dirigentes da Administração Pública.

TI INSIDE: ONG diz que marco civil abre caminho para 'a desigualdade digital'



Diante da iminente aprovação do marco civil da internet pelo plenário da Câmara dos Deputados — que estava previsto para ser votado nesta terça-feira, 13, mas foi adiado —, a Associação Software Livre.org, entidade sem fins lucrativos que trabalha para difusão do software de código aberto no país, divulgou uma carta aberta em que manifesta total discordância o Projeto de Lei 2126/11. Publicada no site da organização não-governamental, ela sustenta que o texto abre caminho para que se “promova a desigualdade digital”. “É inaceitável que um país que trava com imenso sucesso uma guerra contra a desigualdade social seja pioneiro em aprovar que legislação que promova a desigualdade digital.”

A carta ressalta que o texto do projeto de lei remove um ponto fundamental defendido e debatido publicamente nos últimos anos que é a neutralidade da rede. “Durante todos estes anos de debates, foi notável a ausência de alguns grupos de interesse, acostumados à velha maneira de se fazer política e legislar neste país, à portas fechadas, com base na obscuridade e usando mandatos parlamentares para dar o ar democrático a interesses comerciais. É com grande perplexidade que vemos agora, às vésperas da votação do Marco Civil no Congresso Nacional, estes grupos se apresentam tentando remover do projeto um ponto fundamental defendido e debatido publicamente nos últimos anos: a neutralidade da rede.”

Leia, a seguir, a íntegra do documento:

“Nós, associados da Associação de Software Livre.Org, associação sem fins lucrativos que trabalha pela difusão do Software Livre e de seus princípios, propiciando espaço de discussão, apoio, organização e visibilidade a modelos, sistemas, iniciativas e resultados que promovam o conhecimento compartilhado para o desenvolvimento humano, gostaríamos de manifestar a Vossa Excelência nossa profunda preocupação com novo impasse que está impossibilitando a votação do Marco Civil da Internet (PL 2.126/2011) pelo Congresso Nacional.

Lembramos que o Presidente Lula, ao seu lado, durante a décima edição do Fórum Internacional de Software Livre em 2009 em Porto Alegre, afirmou que em seu governo era “proibido proibir” e que a “Lei Azeredo é censura”, além de determinar publicamente ao então Ministro da Justiça, Tarso Genro, a construção de um marco civil da internet.

O Marco Civil foi construído com ampla participação democrática, de forma aberta, transparente e acessível a todos os interessados através da Internet e de diversas consultas públicas, debates e discussões promovidas no Brasil nos últimos três anos. Esta forma inovadora de se criar colaborativamente uma legislação que explicite os direitos civis na Internet é tão positiva e surpreendente que hoje é acompanhada em diversos países e coloca nosso país na vanguarda mundial sobre o assunto.

Durante todos estes anos de debates, foi notável a ausência de alguns grupos de interesse, acostumados à velha maneira de se fazer política e legislar neste país, a portas fechadas, com base na obscuridade e usando mandatos parlamentares para dar o ar democrático a interesses comerciais.

É com grande perplexidade que vemos agora, às vésperas da votação do Marco Civil no Congresso Nacional, estes grupos se apresentam tentando remover do projeto um ponto fundamental defendido e debatido publicamente nos últimos anos: A Neutralidade da Rede.

Sem Neutralidade de Rede, teremos o caminho aberto no Brasil para que se crie a segregação econômica do acesso à Internet. Teremos a Internet dos ricos e a Internet dos pobres em nosso país, em clara oposição ao caminho da redução das desigualdades sociais pelo qual o seu governo vem de forma brilhante nos conduzindo nos últimos anos.

É inaceitável que um país que trava com imenso sucesso uma guerra contra a desigualdade social seja pioneiro em aprovar que legislação que promova a desigualdade digital.

É através da Internet livre e igualitária que compartilhamos conhecimentos, que trocamos informações e que constituímos redes, coletivos e organizações sociais que têm sido fundamentais para o combate às desigualdades que temos no Brasil de hoje. É através da Internet livre e igualitária que brasileiros e brasileiras têm acesso a informações de diversas fontes, matéria-prima para sua própria formação de opinião, não sendo mais reféns dos velhos xerifes da informação que se debatem em agonia no Brasil. É através da Internet livre e igualitária que nos informamos sobre nossos políticos, que realizamos nossas manifestações politicas e que acompanhamos o trabalho daqueles que nos representam no governo.
Sem a Internet livre e igualitária que temos hoje, o Brasil que conhecemos e que estamos construindo deixará de existir e por isso pedimos a Vossa Excelência que nos auxilie a sensibilizar os envolvidos com o debate do Marco Civil, para que entendam o impacto desta decisão no desenvolvimento de nosso país.

Acreditamos que nem todos os legisladores e políticos são especialistas em Tecnologia da Informação e Comunicação e por este motivo, nós, especialistas em Tecnologia da Informação e Comunicação pedimos a sua intervenção e oferecemos aqui a nossa opinião sobre o tema.” 

G1: Apple vai inaugurar primeira loja oficial brasileira no Rio de Janeiro


/ Crédito: AFP
Empresa confirmou abertura de sua primeira Apple Store no país.
A Apple confirmou a abertura de uma loja própria da marca no Brasil. A primeira Apple Store brasileira será inaugurada no Rio de Janeiro e também será a primeira loja própria da empresa na América do Sul.

"Aguardamos ansiosos pela abertura da primeira Apple Store no Brasil, onde já temos clientes de longa data e esperamos conquistar muitos outros a cada dia. Mal podemos esperar para oferecer a experiência única de varejo da Apple às pessoas do Rio de Janeiro e aos clientes de toda região", disse a companhia por e-mail nesta terça-feira (13).

O Brasil será o 15º país a ter uma Apple Store. Atualmente, a empresa conta com 395 lojas próprias em 14 países (Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá, Itália, Austrália, China, Suíça, Alemanha, França, Espanha, Hong Kong, Holanda e Suécia).

A empresa ainda não forneceu detalhes sobre a data de inauguração da loja, mas esta semana publicou anúncios de vagas para vendedores e profissionais ligados ao varejo no país, incluindo vagas para o cargo de "Genius", nome dos consultores de produtos das lojas Apple Store em todo o mundo.

G1: Teles precisam dar conta do serviço e não questionar plano, diz ministro



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira (12) que as empresas de telecomunicações precisam dar conta do serviço em vez de ficar entrando com ação na Justiça contra o plano do governo que estimula a concorrência entre elas. O ministro fez a declaração à imprensa após palestra em evento sobre o crescimento da classe média no país, em São Paulo.

“Eu até brinquei outro dia em uma reunião com empresas de telecomunicações que elas têm muito advogado e pouco engenheiro (...). Eles tem que fazer dar conta do serviço e não ficar entrando com ação”, declarou, após ser questionado pela imprensa de que algumas empresas estão dizendo que entrarão na Justiça contra o plano.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou no final de outubro o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que estabelece medidas para garantir a concorrência nos mercados de telefonia (fixa e móvel), banda larga e tv por assinatura.

O novo regulamento prevê vantagem para a entrada de novas empresas de telefonia celular no mercado nacional e mesmo para pequenas operadoras, regionais, que já atuam no país, caso da Nextel, CTBC e Sercomtel.

“Eu acho que não tem motivo nenhum para fazer ação na Justiça [contra o plano]. Se entrar, é direito de qualquer pessoa física ou Jurídica recorrer à Justiça, mas nós vamos responder. O plano tem como principal aspecto estimular de fato a concorrência (...) e talvez seja isso que incomode às empresas”, afirmou.

Celulares nos presídiosO ministro também comentou a respeito da presença de sinal para celular dentro de presídios, por conta da recente onda de violência em São Paulo. Na opinião dele, o sinal deve ser bloqueado apenas dentro dos presídios, e não nas proximidades, para que a população em geral não seja prejudicada.

“Tem que ser bloqueado dentro dos presídios (...). Não pode ser bloqueado do lado de fora. Às vezes tem gente que mora a 40 metros do presídio e não quer ser bloqueado. O serviço tem que estar disponível. Se a lei está dizendo que o preso não pode usar [celular], as autoridades tem que providenciar para que seja bloqueado o sinal e até que não entre celular dentro dos presídios”, disse.

O ministro disse que, em sua opinião, o papel da operadora é oferecer o sinal. “Eu acho que o papel da operadora é oferecer sinal, o cara que mora perto do presídio vai ser bloqueado? Ele não está preso. Tem que ter mecanismo eletrônico para bloquear lá dentro”.

O ministro também sugeriu uma reformulação na legislação sobre o uso de celular dentro da cadeia. “Talvez tenha que reformular a legislação, se você for pego usando celular, é agravante e vai ficar mais tempo preso. Pode ser condenado por usar celular dentro do presídio. Agora eu não posso achar que bloquear [do lado de fora] resolve”, reforçou, citando o exemplo, ainda, de alguém que esteja passando de carro perto do presídio e não tenha sinal para usar o celular.

Olhar Digital: Falha no Skype permitia controlar contas usando apenas email da vítima



Erro estava no recurso de recuperação de senha, que foi desativado pela Microsoft 

Hackers russos descobriram uma falha de segurança no sistema de recuperação de senhas do Skype que permite entrar em uma conta e trocar a password do usuário em apenas cinco passos.

A Microsoft, que foi alertada pelo site The Next Web sobre a falha, afirma que desativou o sistema de recuperação de senha do serviço.

Com a falha, uma pessoa que sabe apenas o email usado pela vítima conseguiria controlar e alterar a senha da conta. Um repórter site reproduziu os passos indicados pelos hackers e conseguiu controlar a conta de outro funcionário da própria empresa - eles afirmam que avisaram a Microsoft antes de testar a falha.

Pouco depois da publicação da matéria, a Microsoft afirmou que desativou o recurso de recuperação de senha e está investigando o caso. 

INFO: Nasa testa Internet Interplanetária



A Nasa começou a testar a Internet Interplanetária. Assim, a agência espacial americana mostrou que é possível estabelecer uma conexão de Internet entre a Estação Espacial Internacional e a superfície da Terra.

Em um experimento recente, um astronauta enviou comandos por rede para um robô de Lego na sede da ESA (Agência Espacial Europeia), na Alemanha. A iniciativa faz parte de um plano da Nasa para buscar financiamento privado.

Para isso, a Nasa usou um protocolo de comunicação oficialmente conhecido como Rede Tolerante a Disrupções (DTN, do original Disruption Tolerant Networking). Ele permitirá que futuras frotas de naves e satélites na órbita da Lua ou de Marte se comuniquem facilmente com a Terra.

No entanto, apesar de ser confiável, o protocolo ainda é muito lento. A conexão entre Estação Espacial e Terra se dá com velocidade de 1,42 KB/s. Uma das formas de resolver o problema é investir em novos satélites retransmissores dos sinais.

IDG Now!: Fique atento: temporada de golpes no período de férias vai começar



Truques mais conhecidos foram listados pela McAfee estão no relatório '12 golpes de Natal'. Muitos são apenas novas versões de scams antigos.

Internautas e pessoas que costumam realizar compras online deverão estar atentos a golpes durante as próximas férias. Segundo um alerta divulgado pela empresa de antivírus McAfee, alguns dos golpes serão direcionados a usuários de dispositivos móveis. 

Cerca de 25% dos usuários de dispositivos móveis utilizarão seus smartphones para efetuar compras online este ano, prevê a McAfee.

A maioria das ameaças da lista feita pela empresa, a "12 golpes de Natal", liberada na segunda-feira (12/11), não são inteiramente novas, mas sim versões de antigos golpes, afirmou o especialista de segurança online da companhia, Robert Siciliano. Os criminosos estão lançando golpes antigos, com ligeiras variações para novos dispositivos e sistemas operacionais, disse.

Segundo o especialista, uma das grandes ameaças deste ano serão os aplicativos móveis maliciosos, provenientes particularmente de lojas online para Android, que não o Google Play. Esses aplicativos disponíveis em lojas de terceiros não podem ser vetados pela segurança, disse. 

Outro esquema fraudulento que deve voltar à tona são as mensagens instantâneas falsas enviadas por Skype. Scammers enviam a mensagem: "Lol, é esta sua nova imagem de perfil?" e, quando o usuário clica no link incorporado à mensagem, é feito o download de um Cavalo de Troia para o disco rígido, que reenvia o link para todos os contatos da lista de usuários Skype da máquina comprometida. Em alguns casos, os golpistas pedem dinheiro aos usuários do PC em troca de recuperar o acesso a seus arquivos, disse a McAfee.

O ataque Skype é "apenas uma mistura de diferentes golpes antigos", disse Siciliano. "Esse parece ser o tema da vez. Mas há outras tantas oportunidades lá fora para os criminosos, com toda essa variedade de dispositivos que os consumidores estão usando."

Muitas famílias possuem dispositivos com sistemas operacionais variados, muitos dos quais não estão devidamente atualizados ou protegidos com antivírus e softwares de segurança. "Você tem filhos usando celulares, e os pais usando PCs, e o pai ou a mãe não os protegem devidamente", disse Siciliano. "Os criminosos estão usando todos os golpes antigos e renovando-os com diferentes tipos de abordagem."

Descontos no Facebook Outros golpes que completam a lista da McAfee incluem falsos anúncios para produtos com desconto no Facebook e Twitter, e-cards com links para malware, e links de publicidade para presentes como eletrônicos com preços super baixos. Lembre-se: se o preço parece bom demais para ser verdade, provavelmente é uma farsa.

Além disso, a plataforma de reclamação online Scambook emitiu um alerta sobre uma campanha de mensagens de texto dizendo que o destinatário ganhou mil dólares para realizar compras na Best Buy. Essa é a versão americana do golpe, mas já vimos diversos anúncios parecidos em sites brasileiros, dizendo que "você acaba de ser o milésimo usuário a entrar no site. Venha pegar seu prêmio", ou chamadas parecidas. 

A Scambook estima que mais de 84 mil pessoas receberam a mensagem de texto até o momento, e espera-se que mais de 100 mil usuários móveis a recebam nos próximos dias.

Os usuários da Internet devem manter seus softwares antiphishing, antivírus, antispyware e firewall, e manter seus sistemas operacionais atualizados, recomenda Siciliano. Manter os usuários cientes das fraudes atuais já não é o suficiente, porque os criminosos estão constantemente mudando suas táticas, disse.

Além disso, os pais devem falar com seus filhos sobre os riscos de segurança. "Não é o suficiente deixar um jovem de 14 anos responsável pela segurança dos dispositivos da família", disse ele. "Os pais também precisam estar cientes do problema."

INFO: Crackers realizam crimes gastando apenas US$ 50



Uma pessoa interessada em realizar algum golpe virtual pode encontrar todas as ferramentas na internet. Programação e venda de software, venda de servidores dedicados, hospedagem, ataques de negação de serviço são alguns dos crimes que podem ser comprados em sites ilegais por cerca de US$ 50.

Um estudo realizado pela Trend Micro, com dados coletados em fóruns online e serviços utilizados por cibercriminosos russos, revelou quais são as principais atividades criminosas buscadas na web.

É possível encontrar serviços de crackers profissionais, comprar códigos maliciosos, planejar ataques, entre outros, com um baixo investimento de cerca de 50 dólares.

Segundo a empresa, um criptógrafo de ponta, por exemplo, com vários add-ons custa de 30 a 80 dólares. Já planejar um ataque de negação de serviço de um dia custa de 30 a 70 dólares.

Alguns também focam em adquirir malware. A instalação do botnet (rede zumbi) ZeuS, por exemplo, custa de 35 a 40 dólares. Já um código fonte de Trojan para venda custa 50 dólares.

Além disso, a Trend Micro identificou que preços acima de 50 dólares seriam para serviços mais sofisticados. Os cibercriminosos também podem realizar testes com uma ameaça contra software produzidos por empresas de segurança digital.

IDG Now!: Crescem pedidos judiciais no Brasil para remoção de conteúdo no Google



De acordo com o Relatório de Transparência, a empresa recebeu 143 mandados judiciais no 1º semestre deste ano, atrás somente dos EUA (209) e Alemanha (180)

O Brasil é o terceiro país que mais solicita retirada de conteúdo do Google. De acordo com o Relatório de Transparência, divulgado nesta terça (13), a empresa recebeu 143 mandados judiciais no primeiro semestre deste ano, atrás somente dos EUA (209) e Alemanha (180). Destes pedidos, 70% resultaram na "remoção de todos ou de alguns itens", explica a empresa. O número é superior ao do semestre passado, quando foram 128 mandados.

No mundo, o Google registrou grande aumento de pedidos para entregar informações de usuário aos governos. As solicitações subiram de 18 257 no último semestre de 2011 para 20 938 no primeiro de 2012. 

Segundo o Google, as solicitações governamentais para remoção de conteúdo são altas no Brasil, em comparação com outros países, parcialmente por conta da popularidade do Orkut. Pedidos de remoção de informação são divididos por uma ordem judicial ou classificados em "executivos, policiais, etc". 

A difamação continua a ser a principal causa de pedidos de remoção (29%), com privacidade e segurança (15%) a seguir. Curiosamente, o item "crítica a governo" é só a terceira principal causa, com 4%. 

O Brasil também é um dos líderes quando se trata de pedidos de órgãos governamentais e de tribunais sobre informações de usuários. No primeiro semestre, foram 1 566 solicitações (76% parcial ou totalmente atendidas), envolvendo 2 640 contas. No semestre anterior, foram 1 615, a respeito de 2 222 contas. O País só foi superado pelos EUA (7 969) e Índia (2 319).

Olhar Digital: Estado de Kansas substituirá papel e caneta por teclado nas escolas



Com crianças cada vez mais acostumadas com digitação, uso de escrita será deixada de lado.

A geração digital está cada vez mais acostumada com teclados e menos com escrita à mão, e um bom exemplo disso é uma discussão que está sendo feita no estado do Kansas, nos Estados Unidos, sobre a eliminação do ensino de escrito cursiva nas escolas, segundo a CNET.

Algumas cidades do estado já pararam de ensinar a escrita cursiva para as crianças e substitui o caderno pelo teclado - alunos do terceiro ano não usarão mais papel a partir de 2014. O mesmo aconteceu no estado de Indiana, que no ano passado começou a priorizar a digitação.

Estudos mostram que desde os anos 1970 as crianças estão escrevendo cada vez menos e, nos últimos anos, com os teclados cada vez mais presentes no cotidiano, o exercício dos dedos se tornou mais comum do que o uso de papel e caneta, o que faz com que muitos defendam que digitar seja mais importante do que escrever atualmente. 

Folha de S.Paulo: Juiz britânico considera que acesso à internet não pode ser proibido



Um juiz britânico considerou que ninguém pode ser privado do acesso à internet, após anular a sentença contra um homem proibido de ter um computador em casa por causa do risco de cometer pedofilia.

Michael Jackson, um morador de Kent (leste da Inglaterra) de 55 anos, foi condenado em junho a três anos de trabalhos comunitários e a duras condições para evitar que cometesse delitos sexuais, após ter gravado uma adolescente de 14 anos no chuveiro com um celular escondido em um vidro de xampu.

Jackson, que guardava em seu computador centenas de imagens sexuais nas quais apareciam menores, tinha sido proibido de ter acesso à internet em sua casa, ter um computador, utilizar uma câmera em público e entrar em contato com crianças no trabalho.

O processado levou o caso ao Tribunal de Apelação de Londres, onde o magistrado Andrew Collins qualificou a sentença de "excessiva" e a substituiu por uma ordem para permitir à polícia ter acesso a seu histórico de internet, segundo o site do jornal "Daily Telegraph".

"A sentença era completamente excessiva. Hoje em dia é totalmente irracional proibir alguém de ter acesso à internet a partir de casa", assinalou Collins.

Inovação: Modelo brasileiro de gestão da internet poderá ser adotado em nível mundial






A entidade é pouco conhecida dos bilhões de pessoas que usam a internet diariamente.

Seu nome é ICANN, sigla em inglês para Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet, sediada em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Seu atual presidente, Fadi Chehadé, é o primeiro não norte-americano a ocupar o cargo - ele é libanês.

Chehadé esteve em São Paulo para conhecer o modelo brasileiro de gestão da internet, coordenado pelo CGI.br, coordenador pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com participação de representantes da comunidade acadêmica, do empresariado e do terceiro setor.

E, segundo o executivo, o modelo brasileiro de gestão da internet será líder mundial no futuro próximo.

"Se o que tenho visto e aprendido aqui for verdade, vou ser o melhor amigo e maior fã desse modelo. Temos que levá-lo para o mundo", disse.

Internacionalização da gestão da internet

Chehadé relatou que está começando uma nova era na ICANN, na qual a prioridade será a internacionalização dos processos e decisões que afetam o mundo.

À frente de uma organização muitas vezes criticada pelo excesso de tradicionalismo, ele garante: "O conselho está profundamente comprometido com a proposta de uma internacionalização verdadeira, diferente daquele modelo dos anos 50, em que o simples fato de operar em outros países definia uma ação internacional".

Uma das medidas será a abertura de um escritório no Brasil. "Será muito mais que uma unidade fora de Los Angeles", comentou.

Modelo brasileiro de gestão da internet

Na opinião do dirigente, uma das razões pelas quais o modelo brasileiro ainda não foi descoberto por outros países é o fato de não haver um paralelo.

"Não temos como contrastar com outras experiências. A Nova Zelândia, por exemplo, estava tendo brigas internas enormes até bem pouco tempo atrás, justamente porque não possui algo assim, capaz de incluir os diversos segmentos", exemplifica.

Chehadé diz que a primeira realização de sua gestão será "quebrar o centro de gravidade das decisões", que hoje está na cidade californiana, nos Estados Unidos. "Vamos expandi-lo."

"Seremos como procuradores do modelo brasileiro no cenário internacional. Simplesmente, porque é a coisa certa a fazer", concluiu o executivo.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

[Dicas-L] Linuxfx lanca a versao 6 do seu sistema operacional com softwares embarcados para controle de acesso por biometria

[Dicas-L] Linuxfx lanca a versao 6 do seu sistema operacional com softwares embarcados para controle de acesso por biometria:

Colaboração: Felipe Rafael
Data de Publicação: 29 de outubro de 2012

Depois de severos 7 meses de desenvolvimento, chegamos a uma imagem final e estável da versão 6 do Sistema Operacional Linuxfx. Esta versão conta com todas as facilidades de uma distro-linux KDE, kernel moderno e todos os aplicativos e plugins necessários para navegação, multimídia e escritório. O grande destaque desta vez fica por conta dos sistemas embarcados pré instalados para controle deacesso biométrico, o GhostFinger AFIS 3, que controla a entrada e saída de ambientes pela digital, abre portas, cancelas e catracas por comunicação serial e envia eventos pela internet.

Também estamos disponibilizando uma versão de testes do nosso novo projeto de CFTV-HD para gravação e monitoramento local e remoto baseado no ZoneMinder. Tanto os softwares quanto os drivers dos leitores biométricos e câmeras estão pré instalados no sistema, não deixando a mínima dificuldade de uso até mesmo para os usuários com pouca experiência em Linux.

As linguagens suportadas são Português (Brasil e Portugal), Espanhol e Inglês.

Os interessados em conhecer o sistema, devem fazer o download no nosso site:www.linuxfx.org ou www.linuxfx.com.br

UOL: Marco civil: conheça as propostas do projeto de lei considerado a ''Constituição'' da internet



Marco civil estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.O projeto de lei do marco civil da internet está previsto para ser votado nesta terça-feira (13) no Plenário da Câmara dos Deputados – a sessão estava marcada para 9h, mas ainda não começou. Conheça a seguir algumas determinações do projeto de lei que estabelece “princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil”, por parte dos usuários, dos provedores e também do governo. O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) é relator da proposta. 

Direitos e garantias ao usuário

Entre as garantias do projeto para os usuários de internet (capítulo II, artigo 7º), destacam-se os seguintes itens.

- A intimidade e vida privada não serão violadas.

- O sigilo das comunicações pela internet não será violado (salvo por ordem judicial).

- A não suspensão da conexão à internet.

- A manutenção da qualidade contratada da conexão.

- Informações claras, completas e constantes sobre os contratos de prestação de serviço.

- Informações claras e completas sobre coleta, uso, tratamento e proteção de dados pessoais.

Neutralidade

O capítulo III garante a neutralidade da rede no artigo 9º (seção I). “O responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica [igual] quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo”, determina o projeto. Caso essa discriminação de tráfego aconteça (uma possibilidade é no caso de priorização de serviços de emergência), o usuário deve ser informado previamente de modo “transparente, claro e suficientemente descritivo”.

O artigo 9º -- um dos mais polêmicos do marco civil -- foi alterado na semana passada, gerando ainda mais repercussão e fazendo com que a votação fosse adiada. “Na provisão de conexão à internet, onerosa ou gratuita, bem como na transmissão, comutação ou roteamento, é vedado bloquear, monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes de dados, ressalvadas as hipóteses admitidas na legislação”, diz um novo trecho do artigo.

Na Folha de S.Paulo deste domingo (11), o colunista Elio Gaspari definiu a alteração como “o arcabouço do qual saiu o modelo chinês. A internet é livre, desde que cumpra as normas de serviço, portarias e regulamentos do governo”, criticou.

Guarda de registros

O marco civil determina que os registros de conexão (data e hora de início e término da conexão, duração e endereço IP) e de acesso a aplicações de internet (caso do Facebook e Gmail, por exemplo) atendam à preservação da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das partes direta ou indiretamente envolvidas.

O provedor responsável pela guarda somente precisará disponibilizar os registros mediante ordem judicial. Esses dados de conexão devem ser mantidos sob sigilo, em ambiente seguro, pelo prazo de um ano. No caso de aplicações de internet, a guarda dos registros de acesso é opcional (uma ordem judicial pode obrigar essa guarda, desde que se tratem de registros relativos a fatos específicos em período determinado).

Danos causados por conteúdo gerado por terceiros

Segundo o projeto de lei, os provedores de conexão à internet não serão civilmente responsáveis por danos relacionados ao conteúdo gerado por terceiros (essas empresas não responderão na Justiça pelo conteúdo publicado por seus usuários). No caso de aplicações de internet (sites como Facebook), o provedor só poderá ser responsabilizado civilmente caso não tome as providências necessárias após ordem judicial (que deve conter identificação clara e específica do conteúdo apontado como infringente).

Ainda como parte do artigo 15 (seção III, capítulo III), foi acrescentado na semana passada um parágrafo polêmico que trata dos direitos autorais. “O disposto neste artigo não se aplica quando se tratar de infração a direitos de autor ou a direitos conexos”, afirma o novo trecho do projeto de lei.

A Abranet (Associação Brasileira de Internet), que representa provedores de conteúdo e de serviço, é contra a nova redação do artigo. “Isso pode gerar algum tipo de censura. A formalização do pedido de remoção pela Justiça é essencial para a segurança jurídica da internet”, disse Eduardo Neger, presidente da Abranet. A entidade divulgou uma nota informando que as alterações no artigo 15 "colocam em risco os direitos constitucionais dos usuários da rede".

Por outro lado, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), em carta aberta, pontua que a nova redação do projeto desburocratiza a remoção de conteúdo pirata da internet.

INFO: Brasília testa ônibus elétrico chinês para a Copa de 2014


O ônibus possui ar-condicionado e capacidade 
para transportar 60 pessoas.

De olho no meio ambiente e na Copa do Mundo 2014, a capital federal vai testar um ônibus 100% movido a eletricidade.

Nos próximos três meses, especialistas da Universidade de Brasília (UNB) e população poderão avaliar a eficiência do veículo que, além de usar fonte de energia renovável, promete reduzir a poluição sonora.

Fabricado na China, onde circulam cerca de 1,8 mil ônibus elétricos, o modelo funciona com um conjunto de baterias de 538V, que garantem ao coletivo percorrer até 150 quilômetros numa única recarga.

Cada bateria leva de uma a três horas para ser recarregada e tem vida útil de pelo menos cinco anos. O ônibus possui ar-condicionado e capacidade para transportar 60 pessoas – 28 sentadas, 31 em pé e um espaço para cadeirante.

Se o desempenho do ônibus elétrico agradar, a intenção é trazer para Brasília a fábrica que produz o veículo ecológico, para modernizar o sistema de transporte urbano.

A introdução de veículos elétricos e híbridos no transporte coletivo também faz parte do acordo celebrado entre o governo do Distrito Federal e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a Copa do Mundo de 2014.

A meta é que essa frota transporte torcedores e turistas do aeroporto ao Setor Hoteleiro e ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Olhar Digital: Tentativas de ataques de hackers devem superar 1 bilhão no fim de 2012



As tentativas de invasão feitas por hackers devem se superar a marca de 1 bilhão nestes últimos meses de 2012, de acordo com estimativas da NCC Group.

Segundo o The Next Web, a companhia já registrou 981 milhões no período, um aumento de 23 milhões de ataques hackers em comparação aos três meses anteriores do ano.

Os Estados Unidos aparecem como país com mais atividade de hackers, com 20,8% das tentativas de invasão. A Rússia, com 19,1%, e a China, com 16,3% aparecem na sequência. O Brasil deve ser o responsável por 1,7% dos ataques. 

IDG Now!: Maioria dos jovens brasileiros oculta comportamento na web, diz pesquisa



Dos jovens entrevistados, 47% não contam aos pais o que fazem e outros 57% admitem que eles sabem apenas uma parte do que ocorre durante a sua navegação.

Um estudo divulgado pela empresa de antivírus McAfee mostra que a maioria dos jovens entre 13 e 17 anos escondem dos pais o histórico de sua navegação - ocultando o que fazem enquanto estão utilizando a Internet. Dos jovens entrevistados, 47% não contam aos pais o que fazem e outros 57% admitem que os pais sabem apenas uma parte do que ocorre durante a sua navegação.

O objetivo da pesquisa "Jovens na Internet: muito além da visão dos pais", encomendada pela McAfee à empresa de pesquisa de mercado TNS, é entender como jovem se comporta quando monitorados pelos pais.

Ainda segundo o estudo, um dos motivos principais para os jovens ocultarem suas atividades é o receio: quase metade dos jovens acredita que os pais não aprovariam seu comportamento. A pesquisa revela ainda que 45% dos entrevistados mudariam o comportamento se soubessem que estão sendo monitorados.

Dos pais entrevistados, um terço (33%) afirmou não ter tempo suficiente ou disposição para monitorar o filho. Mesmo assim, mais da metade das mães (65%) afirma estar nas redes sociais pela vontade de acompanhar os filhos.

Outro ponto que impediria 48% dos pais entrevistados de acompanharem o comportamento dos filhos na Web seria a falta de conhecimento sobre como funciona o mundo digital. "Atualmente, em via de regra, 70%, 80% dos lares têm ambos os pais que trabalham e os filhos ficam em casa sozinhos. Como o uso da Internet começa muito cedo, nao é incomum que crianças com 5 anos de idade já tenham acesso à rede sem a supervisão", diz o médico psiquiatra Jairo Bouer.

Ele ressalta a importância da utilização de recursos para o monitoramento da rede e, mais do que isso, o diálogo aberto entre pai e filho. "É óbvio que tem que ter o limite. Então é importante essa questão do diálogo para poder, de alguma forma, balizar o jovem. Do mesmo jeito que os pais orientam na vida real, há essa necessidade de impor limites na rede também."

"É importante esclarecer porque está bloqueando um site, por exemplo, ou porque está utilizando tal monitoramento para provar que nao é implicância dos pais. Proibir não adianta, só instiga mais a curiosidade. Além do mais, o jovem vai sair de casa e vai ter acesso à Internet em outros locais, como a casa de amigos ou lan houses", completa a psicopedagoga Angela Cristina Bocchile.

Rede social, cyberbulling e pornografia na rede

Por passarem muito tempo na Internet - segundo a pesquisa, 87% os jovens acessam à rede ao menos 6 dias da semana - os jovens estão expostos a diversos comportamentos de risco. Segundo o estudo, 28% das meninas entrevistadas já passaram de um bate-papo aberto para uma conversa particular com alguém que conheceram na Internet, enquanto que 45% dos meninos afirmaram conversar com desconhecidos.

Além disso, 27% dos meninos afirmaram já ter visto algum vídeo que os pais não aprovariam e 33% dos jovens disseram ter visto conteúdos sexuais na Internet que os deixaram pouco à vontade.

A questão do ciberbullying também foi abordada. A pesquisa mostra que entre os jovens que já sofreram ciberbullying, apenas 30% contaram aos pais e 20% dos pais não sabem dizer se os filhos já sofreram com essa questão. Além disso, 34% dos jovens já presenciaram comportamentos maldosos contra amigos ou colegas e apenas 20% dos pais afirmou que seus filhos presenciaram ciberbullying.

A pesquisa foi realizada durante os meses de junho e agosto desse ano, por meio de questionário online. Responderam às questões 401 jovens de 13 a 17 anos e 414 pais de jovens da mesma faixa etária. Os entrevistados pertenciam às classes A, B e C e residiam nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Foram considerados usuários ativos da Internet, que se conectam à rede de duas a três vezes por semana.

Produtos McAfee 2013

É com o cenário mostrado pela pesquisa que a McAfee apresentou o lançamento da Linha Consumer 2013 durante um evento que ocorreu no Grant Hotel Hyatt, em São Paulo.

Segundo a companhia, a nova versão do software para usuários domésticos apresenta, além da já conhecida proteção contra malwares e vírus e firewall, também dispõe de análise antivírus, antimalware e de vulnerabilidades (do sistema operacional e de aplicativos instalados). A atualização ainda conta com sistema em nuvem para possibilitar uma avaliação prévia de ameaça, para barrá-la mesmo quando o software estiver desatualizado.

Com o gancho da pesquisa, a empresa deu destaque ao McAfee All Access 2013, uma suíte que protege múltiplos dispositivos, dentre eles PCs, Macs, smartphones, tablets e netbooks. "A intenção principal desse produto é dar aos pais uma ferramenta para que eles possam monitorar o que os filhos fazem na Internet, não somente no computador de casa", afirma o gerente de suporte técnico para clientes corporativos da McAfee do Brasil, José Matias Neto. "Até porque, não adianta impedir o acesso do filho, porque o jovem tem a conexão no bolso - literalmente."

A apresentação também incluiu novas versões das suítes McAfee Total Protection 2013, McAfee Internet Security 2013 e McAfee Antivírus Plus apresentam nova interface, com visual mais limpo para facilitar a navegação e gerenciamento. Além disso, ele também apresenta suporte a dispositivos touchscreen, Windows 8 e o SiteAdvisor Social - uma ferramenta que classifica o risco de sites (incluindo redes sociais) contra vírus, malware, spam, e-mails maliciosos, roubo de identidade e perda de dados pessoais.