quarta-feira, 4 de setembro de 2013

INFO: México pede investigação sobre espionagem


©afp.com / Omar Torres
 

O México convocou nesta segunda-feira o embaixador dos Estados Unidos e exigiu uma "investigação exaustiva" ao condenar "categoricamente" qualquer espionagem por parte de Washington, após a divulgação de informações da Rede Globo sobre a interceptação de comunicações do presidente Enrique Peña Nieto, informou a secretaria de Relações Exteriores

México - O México convocou nesta segunda-feira o embaixador dos EUA e exigiu uma "investigação exaustiva" ao condenar "categoricamente" qualquer espionagem por parte de Washington, após a divulgação de informações da Rede Globo sobre a interceptação de comunicações do presidente Enrique Peña Nieto, informou a secretaria de Relações Exteriores.

"O governo do México rejeita e condena categoricamente qualquer trabalho de espionagem de cidadãos mexicanos", indica a Chancelaria em um comunicado, no qual afirma ter "convocado o embaixador dos Estados Unidos para exigir uma investigação".

As denúncias divulgadas pela Globo se referem a um documento de 2012 atribuído à Agência Nacional de Inteligência (NSA, na sigla em inglês) indicando que comunicações da presidente brasileira, Dilma Rousseff, e do seu colega mexicano, Enrique Peña Nieto, na época candidato, estariam sendo espionadas.

A reportagem contou com a colaboração do repórter do jornal britânico "The Guardian" Glenn Greenwald, que revelou as denúncias de espionagem americana com base em documentos vazados pelo ex-consultor de inteligência Edward Snowden, acusado de espionagem por Washington e asilado na Rússia.

"O México tomou nota das versões de diversos meios de comunicação internacionais sobre a suposta espionagem de cidadãos mexicanos dentro dos programas" da NSA, destacou a chancelaria mexicana.

"Sem prejulgar sobre a veracidade da informação apresentada nestes meios de comunicação, o governo do México rejeita e condena categoricamente qualquer tipo de espionagem sobre cidadãos mexicanos em violação ao Direito Internacional".

Segundo a chancelaria mexicana, até o momento o embaixador americano não se apresentou para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Nesta segunda, o governo brasileiro classificou como "inadmissível e inaceitável" a espionagem da qual teria sido alvo a presidente Dilma e pediu explicações rápidas e por escrito, informou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em entrevista conjunta com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.

Se for comprovada, a interceptação das comunicações de Dilma por parte dos Estados Unidos, denunciada pela TV Globo no domingo, "representa uma violação inadmissível e inaceitável da soberania brasileira", declarou Figueiredo.

Dilma, Peña Nieto e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, são esperados na Cúpula do G20 - que reúne as maiores nações industrializadas e emergentes - neste final de semana, na cidade russa de São Petersburgo.

O governo de Dilma Rousseff - que tem visita de Estado prevista para Washington em outubro - tem exigido explicações dos Estados Unidos desde julho passado, após o jornal O Globo divulgar que o Brasil fez parte de uma rede de 16 bases de espionagem operadas pelos serviços americanos de inteligência.

Fonte: "México pede investigação sobre espionagem | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013. .

INFO: Espionagem americana é 'gravíssima', diz Carvalho


Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
                                                                      
Gilberto Carvalho julgou como "gravíssimas" as
denúncias de espionagem

São Paulo - O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, seguiu o mesmo tom adotado nesta segunda-feira, 3, pelos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores) ao falar sobre o caso de espionagem contra a presidente Dilma Rousseff pelo governo norte-americano, e julgou como "gravíssimas" as denúncias.

Mesmo dizendo que esse assunto seria tratado diretamente pela presidente e pelos ministros da Justiça e Relações Exteriores, ele ressaltou que a soberania nacional é "inegociável". "É o tipo de assunto que não se faz bravatas nem precipitações. Temos que ter uma análise aprofundada do que realmente aconteceu", disse.

Indagado se há risco de que a viagem que Dilma deve fazer aos Estados Unidos em outubro para visitar o presidente Barack Obama seja cancelada em função das denúncias, ele disse que ainda não há decisões tomadas. "Qualquer decisão será tomada nos próximos dias", ressaltou.

Fonte: "Espionagem americana é 'gravíssima', diz Carvalho | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013. .

INFO: Operadoras apostam em antenas em postes para melhorar cobertura



Rio de Janeiro - Em meio ao aumento da demanda por internet móvel, as operadoras estão buscando alternativas urbanísticas mais amigáveis para a instalação de antenas, e uma delas é utilizar os postes de iluminação, estratégia já adotada pela Vivo e analisada por Oi, TIM, Claro e Nextel.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem hoje 60,4 mil torres de telecomunicações no Brasil. Mas com o aumento estimado de 200 por cento do tráfego de rede com uso de tablets e smartphones nos últimos anos, esse volume já não é suficiente para atender a demanda, segundo o sindicato das empresas do setor, o Sinditelebrasil.

As operadoras dizem ter dificuldades para instalar novas antenas devido a restrições urbanísticas impostas por legislações municipais, o que faz com que a aprovação para novas torres demorar até um ano para sair, disse o diretor do sindicato, Carlos Duprat.

"Existem mais de 250 municípios com legislações próprias para a instalação de antenas e todas muito restritivas", declarou Duprat à Reuters.

Uma proposta para normatizar a instalação dos equipamentos, apoiada pelo governo federal, tramita no Congresso Nacional.

Para apresentar alternativas mais amigáveis do ponto de vista urbanístico, a Vivo lançou há cerca de quatro meses o projeto-piloto "Site Sustentável" em parceria com o Sinditelebrasil e aprovado pela prefeitura do Rio de Janeiro.

Fonte: "Operadoras apostam em antenas em postes para melhorar cobertura | INFO."INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013.

Tribuna da Bahia: Presidente russo rejeita possibilidade de entregar Snowden aos Estados Unidos


Renata Giraldi



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira (4/9) que seu governo não vai entregar Edward Snowden aos Estados Unidos. O ex-funcionário de uma empresa que prestava serviços à norte-americana NSA, Agência Nacional de Segurança, denunciou um esquema de espionagem do governo de Barack Obama a vários países.

A declaração ocorre no momento da 8ª Cúpula do G20, encontro que reúne os líderes das maiores economias mundiais, em São Petersburgo, na Rússia, e que vai contar com a presença dos presidentes Obama e Putin. O chefe de Estado russo reconheceu que o governo dos Estados Unidos têm o direito de exigir a extradição, mas reiterou que seu país não vai entregar Snowden.

"Por vezes pensei que ele [Snowden] era um rapaz estranho. Não imagino que ideia faz de si esse jovem de 30 e poucos anos. Como tenciona organizar a sua vida futura? Ele se condenou a ter uma vida bastante complicada. Não imagino o que vai fazer. Mas já está claro que não o entregaremos. Ele [Snowden] pode se sentir seguro aqui", disse Putin.

Em seguida, o presidente russo acrescentou que: "Talvez dentro de algum tempo a própria América [Estados Unidos] compreenderá que não se trata de um traidor e espião, mas de uma pessoa com convicções definidas, que podem ser avaliadas de forma diferente.”

Putin revelou hoje, pela primeira vez, trechos das conversas entre Snowden e as autoridades russas: "Se ele quer ficar no nosso país? Nesse caso deve pôr fim a qualquer atividade que destrua as relações russo-americanas. Ele respondeu: Não. Luto pelos direitos humanos e eu apelo que lutem comigo. Eu disse: 'Nós não vamos lutar com ele, que lute sozinho'", disse.

Fonte: Giraldi, Renata . "Presidente russo rejeita possibilidade de entregar Snowden aos Estados Unidos." Tribuna da Bahia. N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013. .

Olhar Digital: Spam perde terreno no Brasil, mas segue com mercado aquecido




Desde 1º de janeiro deste ano as operadoras de telefonia e os provedores de acesso proíbem o envio de e-mails pela porta 25 que, por não pedir autenticação, era muito usada para disseminação de spam. A medida ajudou o Brasil a sair da lista dos países que mais enviam mensagens indesejadas, mas ainda há um mercado bem aquecido por aqui.

Spam não é crime no Brasil, mas existe o CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática do E-mail Marketing) que impõe regras e protege quem atua seriamente com mensagens em massa. Ele estabelece que o envio só pode ser feito se o destinatário autorizar ou se houver alguma relação comercial ou social entre quem envia e recebe. Uma newsletter, por exemplo, está dentro do aceitável.

Tramita no Senado um Projeto de Lei (o 283/2012) que atualizaria o Código de Defesa do Consumidor para vedar o envio de mensagem não solicitada. "De acordo com o referido PL e de maneira mais rígida que o CAPEM, para que seja juridicamente admitido o envio de mensagens eletrônicas pelo fornecedor ao destinatário serão necessários previamente a relação de consumo e a possibilidade de o consumidor recusar o seu envio", explica a especialista em Direito Digital Caroline Teófilo, sócia do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados.

Dinheiro em massa

O cibercrime gera um prejuízo anual de cerca de US$ 8 bilhões no Brasil - algo em torno de R$ 16,3 bilhões. E quem atua com spam é responsável, ainda que indiretamente, por parte disso em razão da comercialização de listas e de programas de envio em massa e extração de e-mails. Esse material muitas vezes é usado em técnicas de phishing, sem contar que é praticamente impossível saber de onde vem cada informação.

Há sites que vendem pacotes com listas enormes a preços baixos. Em um deles, por R$ 49,90 o cliente leva 220 milhões de e-mails e vários brindes como cursos e softwares. Em outro são 85 milhões por R$ 99,90; outro tem 50 milhões por R$ 30... Dá para escolher endereços por gênero, localidade, especialização, idade etc., e também há listas de telefones para envio de SMS.

Mas venda de dados não é novidade, tanto que empresas como Google e Facebook fazem isso o tempo todo. E nem sempre as informações são extraídas de forma ilegal. "O usuário muitas vezes se esquece de que um dia optou por receber propaganda, aí passa a receber o e-mail da empresa e acha que é spam. Quando você faz um cadastro, muitas vezes autoriza o recebimento de e-mails de parceiros", esclarece André Carrareto, estrategista de segurança da Norton. "Essas coisas se multiplicam e acaba dando nessa venda."

Nem a extração de e-mails pode ser considerada crime, mesmo que se use softwares para isso. Afinal, se o internauta coloca o e-mail num site que é público, não há diferença entre colher dados manualmente ou com uma máquina. O crime seria invadir o site atrás de informações.

Não vale a pena

É difícil encontrar especialistas que defendam o spam, basta dar uma passeada pelo Google e você vai descobrir que mesmo o uso de listas já é desaconselhado. É como dar um tiro de canhão para acertar um único alvo: a empresa até alcança seu público, mas para isso se queima com muita gente.

"O não cumprimento dos requisitos previstos pela autorregulamentação pode acarretar na inserção do nome da empresa em Black Lists, ou seja, listas que contêm e-mails suspeitos de serem spam, prejudicando de maneira considerável a imagem e reputação da empresa", adverte a advogada Caroline.

"O envio por e-mail é muito barato, mas a eficiência é muito baixa", complementa o estrategista da Norton.

Fonte: "Olhar Digital: Spam perde terreno no Brasil, mas segue com mercado aquecido." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013. .

Olhar Digital: Hacker descobre falha no Facebook e recebe US$ 12,5 mil



Um pesquisador indiano, chamado Arul Kumar, descobriu falha no sistema de segurança do Facebook que permitia a qualquer um apagar fotos de outras pessoas. Ele denunciou a brecha e foi recompensado com US$ 12,5 mil.

O bug, considerado crítico, funciona em qualquer navegador em qualquer versão, mas, pode ser explorado com mais facilidade em dispositivos móveis.

A falha utiliza o painel de suporte do Facebook para pedir remoção de qualquer foto. Tais denúncias são avaliadas pelos empregados do Facebook ou então pelo próprio dono daquela imagem. Quando isso acontece, um link para remover o conteúdo é enviado ao proprietário.

O problema é que era fácil alterar os parâmetros para o envio do link de remoção da imagem. Quando modificados, esses sistemas podem fazer com que um hacker consiga acesso ao link e apague a foto de qualquer usuário sem a autorização de terceiros.

 

Mais falhas no Facebook

No último mês Khalil Shreateh, outro usuário, provou a existência de brechas no Facebook. Ele conseguiu postar mensagens no mural do próprio Mark Zuckerberg, fundador da rede social, sem o seu consentimento.

O palestino não recebeu nenhuma recompensa da rede social, mas, ganhou mais de US$ 10 mil por arrecadação em crowdfunding.


Fonte: "Olhar Digital: Hacker descobre falha no Facebook e recebe US$ 12,5 mil." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013.

IDG Now!: Compra da Nokia pela Microsoft é aposta necessária, dizem analistas


Negócio de US$7,2 bilhões foi anunciada nesta semana e funciona como extensão da parceria entre as empresas no segmento mobile.



A compra da unidade de celulares da Nokia pela Microsoft é uma aposta necessária para o crescimento futuro da companhia no mercado mobile, e para a Nokia uma confissão de que ela não possui os recursos suficientes para competir de forma bem-sucedida com Apple e Samsung, segundo analistas.

A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 3/9, que vai pagar 5 bilhões dólares por todo o setor de Aparelhos e Serviços da Nokia e cerca de 2,2 bilhões de dõlares pelas patentes da fabricante finlandesa na finalização do negócio.

O negócio é significativo para as duas empresas, e o fim de uma era para a Nokia, que agora vai se focar em equipamentos para redes móveis e serviços de mapas e localização.

“Com o setor mobile agora firmemente posicionado como a plataforma de maior tamanho e crescimento mais rápido do mundo vemos esse movimento como uma aposta arriscada, mas inteiramente necessária, da Microsoft”, afirma o chefe de pesquisas da CSS Insight, Ben Wood.

O fracasso da abordagem da Microsoft apenas com plataformas para o mercado móvel nos últimos anos – primeiro com o Windows Mobile e mais recentemente com o Windows Phone – deixou a empresa com poucas alternativas em razão da sua dependência quase completa da Nokia para os aparelhos Windows Phone e o competitivo ecossistema formado por Apple e Google, afirma o analista.

Caso seja aprovado, o negócio deve ser positivo para as duas companhias. Mas o desafio de integrar duas empresas não deve ser subestimado, especialmente em um momento em que a Microsoft está no meio da sua maior reorganização. A história está cheia de esforços desse tamanho que falharam, aponta Wood.


A vice-presidente de pesquisas da Gartner, Carolina Milanesi, concorda com ele. “Penso que é uma questão de timing, e o tempo está se esgotando para a Microsoft tentar no mercado mobile. Com a Nokia ela tinha um parceiro preferido, mas isso acaba com o risco de a Nokia ir para outro sistema ou alguma outra empresa comprá-la”, afirma.

Os dois pensam que a compra vai deixar a Microsoft como a única fabricante dos Windows Phones. Isso é, a não ser que algo significativo aconteça com o Android, aponta Carolina.

A velocidade com que Microsoft e Nokia podem desenvolver novos smartphones, melhorar o sistema e conseguir fazer com que os desenvolvedores criem mais apps será chave para o sucesso futuro do Windows Phone, que ainda ocupa um distante terceiro lugar nessa “corrida”. Nos últimos seis meses a Nokia mostrou uma maior urgência, e a analista da Gartner espera que um pouco dessa energia seja injetada na Microsoft.

O sucesso do negócio a longo prazo depende da habilidade da Microsoft em convencer os melhores funcionários da Nokia ficarem.

“Realmente penso que seria um erro da Microsoft integrar as duas empresas e assumir, porque ela não entende de mobile. O que há de bom nos smartphones Lumia tem mais a ver com a Nokia do que com a Microsoft”, diz Carolina.

A maior mudança para a Microsoft é que ela vai se tornar uma fabricante de smartphone, mas a companhia precisa aproveitar o know-how da Nokia pela companhia para certificar-se que a mobilidade permeie toda a organização, afirma a analista.

O sucesso futuro de qualquer fabricante de smartphones, incluindo a Microsoft, também vai depender da sua habilidade em oferecer aparelhos competitivos e de baixo custo para mercados emergentes de onde virá a maior parte do crescimento.

“Os mercados emergentes serão cruciais para a próxima fase da computação, e os celulares serão o primeiro passo”, segundo Carolina.

A Nokia tem ficado de olho nesse segmento de mercado com seus aparelhos Asha. Mas assim como a família Lumia, esses produtos estão sob forte pressão dos aparelhos Android de baixo custo, e como resultado suas vendas sofreram. A Microsoft precisa resolver isso ao continuar oferecendo smartphones com preços acessíveis, e deveria desenvolver rapidamente uma variação “peso leve” do Windows Phone para resolver isso, aponta Wood.

Para fazer o Windows Phone rodar em aparelhos abaixo de 100 dólares, há muito que a Microsoft pode aprender com o trabalho que a Nokia fez com a família Asha, de acordo com a analista da Gartner. Isso é especialmente verdade pelo Asha 501, para o qual a Nokia desenvolveu uma nova interface de usuário baseada no toque, diz.

O negócio entre Microsoft e Nokia também ressalta como o mercado de smartphones ficou competitivo, segundo o diretor de pesqusas da IDC na Europa, Francisco Jeronimo.

“Acho que está muito claro que a Nokia estava com problemas. Esse é o tipo de decisão que não é tomada de maneira fácil, e tenho certeza que houve muita discussão dentro da companhia. Mas a Nokia deve ter entendido que não tinha recursos financeiros suficientes para competir, especialmente com Apple e Samsung”, afirma Jeronimo.

A grande questão é o que significa para a indústria como um todo, que está passando por algumas mudanças significativas. A aquisição pela Microsoft chega apenas três semanas após a BlackBerry anunciar que formou um comitê para explorar alternativas estratégicas para o futuro da companhia que poderiam incluir joint ventures ou a venda da empresa, que enfrenta dificuldades para fazer seu novo sistema BB10 ter sucesso no mercado.

“Isso não é apenas sobre desenvolver um telefone celular. Esse é um mercado muito maduro, então você precisa de força financeira para competir e caso não tenha isso vai enfrentar dificuldades. Foi isso que aconteceu com a Nokia e está acontecendo com a BlackBerry e a HTC”, explica o analisa da IDC.

Uma fabricante como a HTC está arriscada a ser espremida entre Apple, Google, Microsoft e outras enquanto continua a ser muito pressionada por novas empresas do segmento na China. Por isso, veremos mais consolidação na indústria, aposta Wood.

Fonte: "Compra da Nokia pela Microsoft é aposta necessária, dizem analistas - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013. .

G1 - Panasonic irá sair do mercado de smartphones, diz presidente


Empresa somou prejuízo de US$ 15 bilhões nos últimos dois anos.
Este ano, a divisão de smartphones registrou prejuízo de 8,1 bi de ienes.


A Panasonic vai sair do mercado de smartphones no Japão e terceirizar suas operações no setor em mercados emergentes como a Índia, afirmou o presidente da companhia nesta quarta-feira (4).

A empresa japonesa de eletrônicos, que somou um prejuízo de US$ 15 bilhões nos seus últimos dois anos fiscais, está apostando sua recuperação na transformação de fabricante de eletrônicos de consumo para fornecedora de outros negócios.

Arquiteto do plano de virada, o presidente da Panasonic, Kazuhiro Tsuga, tem alertado que irá eliminar toda divisão da companhia que não cumprir a meta de 5% de margem operacional dentro de três anos.

Tsuga disse à Reuters que a divisão móvel da empresa deve perder mais de 1,1 bilhão de ienes (US$ 11,02 milhões) no ano fiscal encerrado em março próximo. Em 2012, a divisão móvel da Panasonic registrou um prejuízo de 8,1 bilhões de ienes.

"Não é aceitável para a empresa estar sangrando dessa forma, por isso temos que pensar em maneiras de desenvolver os ativos que temos em uma direção mais eficaz", disse Tsuga.

Apesar de recuar do mercado de smartphones voltados aos consumidores, a empresa tem afirmado estar desenvolvendo aparelhos para uso comercial, que seriam similares à sua popular linha "Toughbook", de notebooks.

A Panasonic é uma das várias fabricantes de celulares afetadas pela ascensão meteórica das duas fabricantes de smartphones líderes do mercado, a Apple e a Samsung, que inverteram a tradicional hierarquia dos competidores no segmento.

Em 2001, a Panasonic era a segunda maior fabricante de celulares no Japão, atrás da NEC, com mais de 19% do mercado. Em 2012, a companhia mal alcançou 7%, bem atrás da fatia de 25% da líder Apple.

Fonte: "G1 - Panasonic irá sair do mercado de smartphones, diz presidente - notícias em Negócios." G1 - O portal de notícias da Globo . N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013. .

Portal Fator Brasil: Brasoftware cresce 63% no Rio de Janeiro

Brasoftware cresce 63% no Rio de Janeiro




Com pouco mais de seis meses, a unidade já superou as expectativas da Empresa e prevê alta de 90% até o final do ano. Para se manter mais próximo dos clientes cariocas e região, a Brasoftware, empresa provedora de soluções de tecnologia, deu continuidade aos seus planos de expansão com a abertura de uma filial no Rio de Janeiro. Em pouco mais de seis meses de funcionamento, a unidade já registrou um crescimento de 63%, superando os investimentos de abertura. A operação também é responsável pela fatia de 12% da alta registrada pela empresa neste período.

Segundo Alexandre Lopes, gerente regional da Brasoftware no Estado, atualmente, a filial conta aproximadamente 120 clientes a maioria já atendidos pelo escritório de São Paulo, antes de inaugurar o escritório próprio regional. “Percebemos que, embora a empresa pudesse atender este público, vimos a necessidade de estar mais próximos para oferecer produtos e serviços específicos. O que deu muito certo. Os números são provas disso e superaram nossas expectativas”, destaca Lopes. Para os próximos meses, a Brasoftware já tem planos de atuar no Estado do Espírito Santo, por meio da expansão das atividades do escritório carioca.

Na carteira de clientes atendidos pela Brasoftware nessa região estão: Petrobrás, Embratel, Furnas Energia, Globosat, SHB, Super Gás, entre outros. As instituições públicas são atendidas por uma equipe de especialistas em áreas governamentais, que atuam principalmente, na implementação de soluções em Microsoft e Symantec. Durante o primeiro semestre, os produtos e serviços mais procurados foram a Suite System Center, Office 365 e o SharePoint. Com esse trabalho, a filial carioca da Brasoftware projeta um crescimento de 90% no final do ano.

Perfil da Brasoftware - Fundada em 1987, a Brasoftware é um dos mais tradicionais revendedores de software do mercado brasileiro, comercializando soluções de empresas como Microsoft, Symantec, McAfee, Citrix, Adobe, CA, Corel, Autodesk, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura. Nos últimos cinco anos, a companhia registrou crescimento superior a 20% ao ano. BrasilPrev, Petrobrás, Claro, Cielo, Editora Abril, Embratel, Serasa Experian, VIVO, SKY, Policia Militar SP, Eletrobras, TAM, SENAI - SP são alguns dos clientes da empresa. |www.brasoftware.com.br.

Fonte: "Portal Fator Brasil: Brasoftware cresce 63% no Rio de Janeiro." Portal Fator Brasil. N.p., n.d. Web. 4 Sept. 2013. .




terça-feira, 3 de setembro de 2013

G1: Correios podem ter e-mail gratuito e criptografado, diz ministério


O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, disse nesta segunda-feira (2) que os Correios estudam a criação de um serviço público e gratuito de e-mail que contaria com criptografia, para tentar evitar espionagem como a realizada pelo governo dos Estados Unidos.

De acordo com Lins, a intenção de criar o serviço foi discutida em uma reunião que aconteceu antes de surgirem as denúncias de que brasileiros têm mensagens de email e informações telefônicas monitorados pela inteligência norte-americana.

O objetivo dos Correios, disse ele, é criar uma certificação digital, serviço pago que funciona como uma espécie de carimbo que garante a veracidade de documentos enviados pela internet. Para proteger esses documentos, a estatal quer criptografá-los. Num passo seguinte, a mesma tecnologia poderia ser utilizada para oferecer email gratuito à população.

“Para os Correios, trata-se de uma oportunidade de negócios”, disse Lins. “Tratamos desse assunto antes das denúncias, por isso não se trata de uma resposta contra a espionagem. Mas acelerar esse processo [para criar o email criptografado], é uma boa resposta”, completou.

O secretário-executivo admitiu que o custo para manter um serviço de e-mail criptografado é alto. Mas apontou que, a exemplo do que fazem hoje empresas como Google e Facebook, os Correios podem vender anúncios para financiá-lo.

Espionagem contra Dilma
No domingo (1º), reportagem do Fantástico mostrou documentos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que indicam que a presidente Dilma Rousseff e o que seriam seus principais assessores foram alvo direto de espionagem da NSA. Um código indica isso.

O jornalista Glenn Greenwald, coautor da reportagem, foi quem recebeu os papéis das mãos de Edward Snowden - o ex-analista da NSA que deixou os EUA com documentos da agência com a intenção de divulgar o sistema de espionagem americano no mundo.

Nesta segunda, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou que, se comprovadas, as denúncias de espionagem contra a presidente Dilma são "inadmissíveis" e "inaceitáveis". Figueiredo deu entrevista coletiva ao lado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e os dois falaram em nome do governo brasileiro.

Fonte: Amato, Fábio . "G1 - Correios podem ter e-mail gratuito e criptografado, diz ministério - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/correios-podem-ter-email-gratuito-e-criptografado-diz-ministerio.html (accessed September 3, 2013).