O Brasil fechou 2011 com 18,4 milhões de acessos fixos à internet.
Números divulgados nesta quarta-feira (1º) pela Anatel apontam a predominância de conexões em São Paulo, que responde por quase 7,2 milhões de acessos, enquanto o Amapá, em último lugar, conta com apenas, 4,8 mil conexões fixas.
A Oi liderou o mercado em 2011 de conexões fixas com 6,3 milhões de acessos ou 34,4% de participação. A NET, em segundo lugar, obteve 22,65% do mercado, com quase 4,2 milhões de conexões. A Telefônica ficou com 21,77% de market share, com 4 milhões de conexões e a GVT alcançou no período 1,5 milhão de conexões ou 8,32% do mercado.
Porém quem investiu mais em 2011 foi o Grupo Embratel (NET), que aplicou quase R$ 782 milhões ou 26,41% dos R$ 2,9 bilhões de recursos investidos pelo total de operadoras na ampliação da banda larga fixa em 2011. Em segundo lugar, a Telefônica aplicou R$ 659,4 milhões, ou 22,27% do total. E a Oi, que detém a maioria dos acessos, investiu R$ 619,3 milhões ou 20,92% do total. A GVT aplicou em 2011 RS 327,7 milhões ou 11,07%.
O total de receita operacional bruta obtido por todas as operadoras com o serviço em 2011 ficou em R$ 2,8 bilhões, enquanto a receita operacional líquida foi de R$ 2 bilhões. A rede instalada alcançou, em 2011, 249,3 milhões de quilômetros, sendo 243 milhões de quilômetros de fibras ópticas e 883,7 mil quilômetros de cabos.