quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Olhar Digital: Campus Party: Você já ouviu falar no cibridismo?

Olhar Digital: Campus Party: Você já ouviu falar no cibridismo?:

Campus Party: Você já ouviu falar no cibridismo?
Durante palestra no evento, especialista em social mídia e marketing digital fala sobre a mistura do mundo on e off line




Stephanie Kohn

Durante a Campus Party 2012, a consultora em marketing digital e social media, Martha Gabriel, debateu um assunto que será tendência para os próximos anos: o cibridismo. O termo conceitua um movimento que está se intensificando a cada ano, a união do mundo virtual e digital. Segundo a especialista, todos nós estamos nos tornando ciber híbridos, ou seja, permanecemos on e off ao mesmo tempo, passeando entre os mundos.

"Isto está acontecendo porque o on e off sozinhos se tornaram mancos e limita o que fazemos em um único espaço", explica. Um dos exemplos citados foi sua própria palestra, onde Martha teve que abrir mão do on por alguns minutos para no mundo offline conhecer pessoa e atrai-las para seu mundo online como o Twitter, Facebook ou seu site. "Nós vivemos a realidade mista, pegamos dados do digital para melhorar a experiência aqui", disse.

Para Martha, confrontar as duas vidas é perder a integração entre elas e as oportunidades que ambas oferecem. Portanto, ficar encanado com a quantidade ou intesidade de uso de ambos mundos não vale a pena. Os questionamentos, aliás, só acontecem porque estamos em um processo em que tudo do digital virou moda, porém, em breve, isso vai passar a ser comum. "É como a eletricidade, quando ela foi criada todos acharam incrível, porém, hoje em dia, não prestamos mais atenção nela e sim no que fazemos com ela", comentou.

Por conta disso, Martha acredita que o importante é ter uma vida boa sem se importar se ela é on ou off line. "Quanto mais tecnologia a gente tem na vida, mais ético e humano a gente tem que ser", concluiu.

E aí, o que você acha do cibridismo? Esta mistura dos mundos nos ajuda ou nos atrapalha? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo.