quinta-feira, 8 de março de 2012

CORREIO: Apple anuncia novo iPad com tela de alta definição e internet 4G

CORREIO: Apple anuncia novo iPad com tela de alta definição e internet 4G:

Empresa realiza evento em San Francisco, nos EUA. Também foi anunciada atualização no iOS e a nova Apple TV

07.03.2012




















A Apple anunciou nesta quarta-feira (7) o novo iPad em evento na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. O tablet passa a contar com tela de alta definição e internet 4G (quarta geração), por meio da tecnologia LTE. Mas a empresa avisa que todos os novos iPads estarão preparados para funcionar em redes 3G, o que é uma boa notícia aos brasileiros, que ainda não têm à sua disposição uma rede 4G consolidada.

O aparelho, que não será de chamado de iPad 3, como era esperado, vai começar a ser vendido nos EUA e em outros 9 países no próximo dia 16. Outros 26 receberão o tablet em 23 de março, mas o Brasil não está na lista – ainda não foi anunciada a data de chegada do aparelho ao país.



Preço mantidoNos EUA, os preços serão os mesmos do atual iPad: US$ 500 pela versão de 16 GB; a 32 GB sai por US$ 600 e 64 GB, por US$ 700. Com 4G, os valores são de US$ 630, US$ 730 e US$ 830, respectivamente. No encontro com a imprensa, a Apple mostrou o novo iPad funcionando com as redes 4G da Verizon e da AT&T, duas operadoras norte-americanas. Por enquanto, o iPad 2 continuará a ser vendido e será US$ 100 mais barato, diz a Apple.

O tablet também poderá ser usado como um hotspot, um ponto a partir do qual será possível criar uma rede Wi-Fi. Isso se a operadora permitir o processo, afirmou Cook. "A performance do novo iPad é maravilhosa e você vai amar usá-lo nessas redes de alta velocidade”, afirmou o presidente-executivo Tim Cook, que conduziu a apresentação.

Resolução da telaO novo iPad tem tela de resolução de 2048x1536, com 3,1 milhões de pixels, segundo a Apple. De acordo com a empresa, trata-se do maior número em relação a outros dispositivos móveis. Em comparação, o iPad 2 tinha tela de resolução de 1024 x 768.

A tela do novo iPad tem o nome de Retina Display, que apresenta imagens com mais definição do que o modelo antecessor. "De muitas maneiras, o iPad está reinventando a computação portátil e está ultrapassando as nossas expectativas.”

As cores e a saturação das imagens são 40% melhores do que no iPad 2, diz a companhia. O novo iPad usa o processador Apple A5X com quatro núcleos. Esperava-se que fosse anunciado o chip Apple A6, uma nova geração que seria mais potente.

Câmera melhorA câmera traseira do tablet passa agora a ter resolução máxima de 5 megapixels, além de sensor de iluminação e filtro infravermelho. A nova câmera também faz gravações em Full HD (1080p), traz um detector de rostos em fotos paradas e possui um estabilizador de vídeos, que deixa as imagens menos tremidas.

Uso da voz para escreverO aparelho terá suporte para que os usuários possam ditar textos em vez de escrever. Isso poderá ser feito para os idiomas inglês (americano, britânico e australiano), francês, alemão e japonês.

Duração da bateria

Segundo a Apple, a bateria continuará durando 10 horas com Wi-Fi, mas aguentará até 9 h usando a rede 4G – a do iPad 2 dura duas horas com navegação em 3G.

AplicativosA apresentação contou com demonstração de aplicativos e games que fazem uso do processador mais rápido, de quatro núcleos, e da tela de alta definição – alguns desenvolvedores tiveram acesso anterior ao aparelho. A produtora Namco apresentou uma versão do jogo de confrontos aéreos Ace Combat.

A Autodesk mostrou um aplicativo para desenhar no tablet com a ponta dos dedos, podendo criar imagens de até 100 megapixels. A Epic Games apresentou uma nova edição do título "Infinity Blade", que traz gráficos ainda mais realistas ao iPad.

A série de aplicativos iWorks será atualizada para o novo aparelho. Cada programa custa US$ 10, mas quem comprou os programas anteriormente poderá atualizá-los de graça, segundo a empresa. O Garage Band, programa de criação de músicas, foi atualizado e as canções poderão ser enviadas para o iCloud.

Outra novidade é a chegada do iPhoto, para guardar e editar fotos do usuário. As fotos são armazenadas no iCloud e podem ser trocadas entre os aparelhos. O iPhoto para iPad suporta imagens com até 19 megapixels e elas podem ser compartilhadas por e-mail, Flickr e Twitter.

Praticamente todos os recursos do iPhoto no Mac, como correção de cores, saturação, correção de olho vermelho e outros ajustes, estão na versão do programa para o iPad. O usuário poderá usar os dedos para ajustar suas fotos. O programa sairá por US$ 5 e também poderá ser usado no iPhone.

iOS e Apple TVNa primeira parte do evento, Cook anunciou uma nova versão do iOS, o sistema usado no iPad, no iPhone e no iPod touch. Chamada de 5.1, ela será disponibilizada ainda nesta quarta (7) aos usuários – por volta das 16h, o G1 tentou fazer a atualização do sistema e ainda não era possível.

Além disso, foi anunciada a nova Apple TV. O novo aparelho fará uso de uma integração com o iCloud e permitirá o streaming de filmes em definição Full HD (1080p). A nova TV terá uma interface diferente, facilitando o acesso dos usuários. Entretanto, ela ainda é bastante diferente dos sistemas com iOS.

Vendas na 'era pós-PC'"Estamos falando de um mundo onde o computador não está mais no centro do mundo digital. Os dispositivos que você mais usa precisam ser mais portáteis e drasticamente mais fáceis de usar do que nunca", afirmou Cook no evento. Segundo ele, 76% do lucro da Apple vem dos produtos que diz fazerem parte da categoria "pós-PC": o iPod, o iPad e o iPhone.

Uma pesquisa divulgada na última terça (6) pela consultoria americana Forrester Research conclui que o iPad tem 73% de participação no mercado de tablets e que nenhuma outra marca alcançou fatia maior que 6%.

HistóricoO iPad foi lançado em 27 de janeiro de 2010 por Steve Jobs e ajudou na escalada para a Apple se tornar a maior empresa de tecnologia do mundo. Na época, foi chamado de prancheta digital. Jobs qualificou o aparelho, que unia computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital, de "mágico" e "revolucionário".

O tablet chegou às lojas dos EUA custando a partir de US$ 500, preço conservado até hoje para a versão mais simples do iPad 2. No Brasil, o aparelho começou a ser vendido em dezembro de 2010. A segunda versão foi anunciada pela Apple em março de 2011, quando Jobs, então em uma licença médica, surpreendeu a todos ao subir ao palco para apresentar o aparelho. Em outubro do mesmo ano, ele morreu após sua longa luta contra o câncer. As informações são do G1.

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