segunda-feira, 23 de abril de 2012

Portal Fator Brasil: “BlackBerry é plataforma mais segura para empresas”, dizem consultores


Graças ao cumprimento de normas, regulamentos e políticas de segurança de TI, e a suas certificações internacionais, a plataforma BlackBerry é considerada por empresas de análise de mercado como a mais segura da indústria.



São Paulo– O conceito de mobilidade está cada vez mais presente nas empresas. A cada dia, cresce o número de empresas que abre suas redes às tecnologias móveis. Isso, somado ao uso de smartphones e tablets por funcionários, criam riscos de segurança para as empresas. Por esse motivo, companhias buscam manter a segurança de suas redes através de soluções que ofereçam uma proteção aos dados corporativos contra ataques mal intencionados quando os usuários acessam emails e web através das redes sem fio.

Ainda que aumente a produtividade dos profissionais e agilize os processos de negócios, a tecnologia móvel também cria riscos latentes no campo de segurança que podem impactar inclusive as áreas financeiras e administrativas. Por esse motivo, as empresas começaram a adotar uma abordagem que combina estratégias e políticas flexíveis para adaptar as tecnologias móveis ao seu ambiente de segurança.

Estudos da IDC(1) e da López Research LLC(2) revelam que atualmente as empresas investem cada vez mais em soluções de mobilidade corporativa para aumentar sua produtividade, mas sem deixar de lado a segurança. Por esta razão, a necessidade de segurança acompanha a evolução dos smartphones.

Os smartphones BlackBerry® garantem a segurança das informações – corporativas e pessoais – incluindo funções específicas de seu sistema operacional, na autenticação de usuários, na criptografia dos dados, na administração remota e no controle dos recursos do dispositivo.

Além disso, os dispositivos da BlackBerry cumprem com as normas da indústria, regulamentos e políticas de segurança de TI(3), de governança corporativa e obteve as principais certificações internacionais de segurança(4). Tudo isso valeu à Research In Motion (RIM) diversos prêmios da indústria pelo cumprimento das normas de segurança, posicionando a BlackBerry como a plataforma mais segura do mercado.

BlackBerry supera iOS e Android como sistema mais seguro para empresas

Um estudo realizado pela empresa de segurança Trend Micro(5) revelou que o BlackBerry® OS 7 é o sistema operacional móvel que oferece mais segurança no ambiente corporativo. O sistema da RIM obteve pontuações melhores que seus principais concorrentes: iOS e Android.

“O sistema operacional da RIM sempre obteve um grande reconhecimento da indústria por sua segurança. O sistema de criptografia incorporado aos smartphones BlackBerry fez com que os dispositivos se tornassem o preferido das empresas, e parece que essas condições de segurança criaram o sistema com maior proteção”, diz o informe da Trend Micro.

A pesquisa analisou recursos de segurança do BlackBerry OS 7, iOS 5, Android 2.3 e Windows Phone, como autenticação, proteção de dados, administração de e-mails e aplicativos de segurança, entre outros. Os resultados foram conclusivos: .“O BlackBerry OS é o sistema mais seguro para empresas, com uma pontuação total de 2,89 de um máximo de 5, e apresenta muita superioridade em áreas como a proteção de correio eletrônico ou ferramentas de segurança".

. “O segundo classificado em recursos de segurança para empresas foi o iOS 5, com 1,70 pontos; em terceiro lugar está o Windows Phone 7.5, que conseguiu 1,61 pontos e em quarto lugar está o Android 2.3, com 1,37 pontos”.

. “O BlackBerry OS obteve pontuações muito altas em todos os quesitos, claramente separada do grupo com as três demais plataformas móveis. Segurança corporativa e capacidade de gerenciamento fazem dessa plataforma a opção preferida para as operações móveis mais exigentes”.

. “Os dispositivos BlackBerry, junto com o BlackBerry Enterprise Server (BES), são considerados por muitos como uma referência em segurança de dispositivos, com ampla aceitação e aprovação das versões anteriores do sistema operacional que consolidam essa reputação".

. Em autenticação, os dispositivos BlackBerry foram classificados em primeiro lugar, com pontuação de 3,90, especialmente em tecnologias de tempo de inatividade, troca de SIM, requisitos de segurança de senha e proteção contra outros ataques.

. Na área de proteção de dados, a BlackBerry obteve uma pontuação de 3,80, acima dos outros fabricantes, especialmente nos quesitos de criptografia de dados em repouso, dados em movimento, prevenção de serviços remotos de cópias de segurança e mídias removíveis.

. Em certificações de segurança, a BlackBerry obteve pontuação de 2.50, superando o iOS 5, que atingiu 0,83; o Windows Phone 7.5, com 0,00 pontos, e o Android 2.3, que tinha 0,67 pontos.

Desafio da segurança para mobilidade de dados corporativos -Atualmente, os dispositivos móveis representam um desafio para a segurança das empresas com funcionários remotos. No entanto, a quantidade de riscos pode ser administrada com mais cuidado ao selecionar uma plataforma corporativa que inclui um sistema operacional com as características de segurança necessárias para o dispositivo e para os dados.

Um estudo recente divulgado pela J. Gold Associates(5) mostra que: “...nossa análise revela que embora cada uma (plataforma) tenha pontos fortes e fracos, a plataforma mais segura para o mundo corporativo é a BlackBerry", em uma comparação entre as plataformas disponíveis no mercado, incluindo Windows® Mobile™, iPhone® e Android®. O relatório termina comentando que as empresas que não tomarem decisões coerentes em relação à segurança dos seus dispositivos móveis terão problemas graves, como multas, não-cumprimento de normas, questões legais e até perda de receitas.

Para confirmar essa afirmação, o relatório da López Research LLC(1) conclui que “a segurança foi projetada como parte da plataforma (BlackBerry) desde o começo", e conclui que “outros fornecedores redobraram seu foco em segurança no último ano, mas a RIM oferece a solução de segurança mais sólida”.

BlackBerry é o smartphone oficial do governo dos Estados Unidos - Um artigo recente do jornal The Washington Post(7) assinalou que – por questões de segurança – o governo dos Estados Unidos continua confiando nas redes e dispositivos da RIM. O jornal destacou que mais de 500 mil funcionários federais, incluindo o presidente Obama e sua equipe, utilizam os smartphones BlackBerry “graças ao foco em segurança da RIM, que é fundamental para o uso governamental”, segundo Casey Coleman, diretor de tecnologia da Administração de Serviços Gerais, que conta com mais de 12 mil smartphones BlackBerry.

O editorial menciona que “as agências e as grandes empresas perceberam que o BlackBerry é mais barato que o iPhone e muitos dispositivos Android”; além disso, “os departamentos de TI do governo inteiro mantêm contratos de longo prazo com a RIM e com as operadoras móveis que promovem o dispositivo”. A nota ainda informa que, segundo os funcionários da agência, “os dispositivos novos não são tão seguros quanto o BlackBerry”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário