segunda-feira, 15 de outubro de 2012

G1 - Tecnologia usa o corpo humano para transferir arquivos entre aparelhos


Foto pode ser enviada de celular para PC apenas com o toque das mãos.
Com a tecnologia chamada Connected Me, corpo funciona como um cabo.
Laura BrentanoDo G1, no Rio

Jesper Rhode mostra como é possível transferir
uma foto do celular para a TV apenas com a mão
(Foto: Laura Brentano/G1)

A Ericsson apresentou durante a Futurecom, no Rio de Janeiro, uma tecnologia que usa o corpo humano para passar arquivos digitais de um aparelho para outro.

Chamada “Connected Me”, a tecnologia permite que uma foto seja enviada de um celular para um computador apenas com o toque das mãos. “Imagine que seu corpo é parte de uma rede – capaz de transmitir informações, imagens e códigos – apenas ao tocar em um objeto”, diz a companhia.

“A transferência é feita na hora que faço o contato. Nosso corpo funciona como uma antena. Emitimos e recebemos sinais eletrônicos do ar o tempo inteiro. E é essa propriedade do corpo que usamos no ‘Connected Me’”, explica Jesper Rhode, diretor de inovação da Ericsson América Latina. De acordo com a companhia, o corpo funciona como um circuito elétrico e pode ser usado na transferência como um cabo.

“O usuário incorpora uma informação digital para passar adianta”, explica Rhode. Como parte da tecnologia, cada dispositivo deve estar equipado com um pequeno circuito eletrônico. “O Connected Me poderia estar no celular. Digamos que eu decidi incorporar no meu aparelho informações sobre mim. Se um amigo também tem essa tecnologia, quando eu o cumprimentar, as informações serão passada para ele apenas pelo toque”, acrescenta Rhode.

“A tecnologia é conhecida há um tempo. A Ericsson apenas melhorou as propriedades, aumentando a capacidade de transmitir mais informações. Agora, estamos disponibilizando a tecnologia para as empresas que queiram criar aparelhos com ela”, disse Rhode.

Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.

Pequeno circuito eletrônico nos dispositivos 
ajuda na transferência de arquivos 
(Foto: Laura Brentano/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário