segunda-feira, 15 de outubro de 2012

IDG Now!: Seis bilhões de pessoas no mundo têm celulares, diz estudo


Preço de serviços de tecnologia de informação e comunicação diminuiu 30% mundialmente, o que teria contribuído para o aumento do consumo


De acordo com novos dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações (ITU), seis em cada sete pessoas no mundo possuem um celular.

Os países em desenvolvimento já representam grande parte do crescimento móvel. O relatório The Measuring the Information Society de 2012, aponta que países como Brasil, Gana, Quênia, Ruanda e Arábia Saudita, estão entre os que mais mostraram esforços para sair do chamado "fosso digital", e representaram um total mundial de seis bilhões de assinantes móveis até o final de 2011 - sendo que um terço dessas pessoas seriam indivíduos localizados na China e na Índia.

O motivo para esse grande aumento seria a queda nos preços dos dispositivos. Segundo o relatório, o valor de compra para serviços de tecnologia de informação e comunicação (recursos como internet, Wi-Fi, telefonia móvel, TV por assinatura, computadores pessoais, entre outros) diminuiu 30% mundialmente entre os anos de 2008 e 2011. O destaque maior vai para os serviços fixos de banda larga, onde os preços médios tiveram uma drástica queda de 75%.

"Durante o ano passado, os serviços de banda larga móvel cresceram 40% globalmente e 78% nos países em desenvolvimento", disse a ITU, em um comunicado. "Existe atualmente duas vezes mais assinaturas de banda larga móvel que fixa em todo o mundo."

Outro ponto interessante foi o crescimento da banda larga em serviços móveis. Nos países emergentes, esse serviço ficou mais acessível, e pacotes ficaram mais vantajosos que pagar por serviços de banda larga fixa. Segundo a análise, espera-se que a banda larga móvel promova uma explosão de uso da Internet - que, até o final de 2011, representou 32% da parcela mundial e 24% de países em desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário