quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Prodeb lança sua Cartilha MPS.BR

O Grupo de Engenharia de Processos (GEP), composto por membros da DIT (GDS e CONPA) e DSS (Escritório de Projetos), está lançando na quinta-feira, dia 11, uma Cartilha sobre o Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro - MPS.BR, dando início às atividades para obtenção do nível de maturidade e capacidade voltado para o processo de desenvolvimento/manutenção de sistemas, sites e portais na PRODEB.


O MPS.BR foi criado pela Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), constituindo-se em um guia de boas práticas da engenharia de software, com normas e modelos para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras, sendo composto por sete níveis de maturidade.



O modelo MPS.BR baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos e também para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados. A base técnica para a construção e aprimoramento deste modelo é composta pelas normas ISO/IEC 12207, ISO/IEC 20000 e ISO/IEC 15504-2, sendo compatível com o CMMI (Capability Maturity Model Integration). 



"Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação dos mesmos na Organização. Em um esforço conjugado das unidades de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, o nível pleiteado é o G (Parcialmente Gerenciado), primeiro nível do modelo a ser adotado", explica Luciana Carla Lins e Silva, coordenadora de Normas e Padrões (CONPA). Para essa iniciativa, foi decidido que pelo menos dois projetos se submeteriam à avaliação oficial, estando um deles já definido - Portal SEAGRI (COSI 1) e outro pendente de definição (COSI 2). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário