terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tribuna da Bahia: Uso de tablets e smartphones pode prejudicar a coluna e causar dores




Aqueles que não tiram os olhos das pequenas telas, seja para ler textos, navegar pelas redes sociais ou conversar com amigos, podem vir a ter problemas posturais. Uma das grandes prejudicadas é a coluna vertebral, que sofre com a projeção da cabeça para frente por um grande período de tempo.

“Quando lemos em um desses dispositivos, provocamos uma retificação cervical, ou seja, colocamos peso demais no pescoço. Ao escrever uma mensagem, por exemplo, os ombros são excessivamente curvados, o que pode causar dores nas costas, ombros, pescoço e dedos”, explica o quiropraxista David Porto.

O uso excessivo e prolongado dos tablets pode levar a dores crônicas ou condições músculo-esqueléticas prejudiciais. Segundo David Porto, quando o usuário tenta visualizar a tela do aparelho, acaba inclinando o pescoço e a cabeça em ângulos que podem causar sobrecarga muscular.

O grande problema é que as telas touch forçam as pessoas a flexionarem o pescoço em ângulos maiores do que quando utilizam computadores convencionais.

Para que isso não aconteça, David orienta que os usuários de tablet elevem o dispositivo, para que o pescoço fique em posição neutra. "É importante que o usuário tente apoiar o tablet sobre um suporte em uma mesa e conecte um teclado separado, para o dispositivo, durante a digitação. Isso evitará futuras dores", recomenda.

Nas longas viagens no transporte público, os tablets e smartphones vem se tornando companhia quase obrigatória. Para evitar os problemas posturais, o indicado é utilizar uma mochila, bolsa ou algum outro pacote, improvisando um apoio, de modo que o pescoço não fique tão flexionado.

Para quem está em pé no ônibus, a melhor postura é elevar o dispositivo até a altura do nariz, equilibrar o peso nas duas pernas, com os joelhos levemente flexionados e os cotovelos afastados do corpo. O quiropraxista alerta que não é indicado ler nessa postura por mais de 1 hora por dia, para quem usa o tablet, e por mais de meia hora, no caso do uso dos celulares.

Para aqueles que gostam de ler antes de dormir, David diz que é preciso usar 5 travesseiros, 3 deles nas costas, para que fiquem bem recostadas, e 2 embaixo de cada braço, formando uma espécie de poltrona, para que se evite a sobrecarga na coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário