A GetWay, startup de Porto Alegre, venceu a etapa América Latina do SmartCamp, programa global da IBM de empreendedorismo. A empresa criou solução para analisar grandes volumes de dados e permite a monitorar dados de vendas em tempo real. A Mode, do Quênia e convidada especial da etapa AL, também levou o prêmio para casa.
A queniana apresentou soluções financeiras para a área de telefonia móvel e para outras plataformas para pagamentos em serviços de utilidade pública na África e outros mercados emergentes.
A Tracksale, de Belo Horizonte, foi a vencedora da votação popular que aconteceu por meio de redes sociais. A startup criou uma ferramenta de pós-venda online para que empresas possam monitorar os níveis de satisfação de seus clientes e sua taxa de fidelidade.
A IBM avaliou mais de 200 startups em várias capitais do Brasil, bem como empresas de outros países da América Latina e África do Sul, para entender seus modelos de negócios e identificar oportunidades para integrar tecnologia IBM em seus processos.
Agora, GetWay e Mode competirão na final mundial do IBM SmartCamp no início de 2013, em Nova York, com as empresas vencedoras de outras partes do mundo. Em 2011, a grande vencedora foi a startup mineira IDXP, que criou uma tecnologia de sensores inteligentes para varejistas.
“O programa IBM SmartCamp tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de soluções que visam oferecer inovações para construir um planeta mais inteligente”, explica o gerente do Centro de Inovação da IBM Brasil, Ricardo Mansano.
O IBM SmartCamp Brasil já captou mais de 65 milhões de dólares em capital de risco e muitas das startups passaram a trabalhar em parceria com a IBM, segundo a fabricante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário