Gamification, método que aplica ao mundo corporativo características lúdicas e lógicas encontradas em jogos de videogames, voltado em questões de conformidade regulamentar e treinamento poderia ajudar os bancos a economizar milhões de dólares, de acordo com a startup norte-americana True Office.
O executivo-chefe da empresa, Adam Sodowick, acredita que os bancos são frequentemente incapazes de fornecer treinamentos efetivos de compliance apesar de receber pesadas multas dos órgãos reguladores e, em alguns casos, provocar danos significativos à reputação.
O HSBC, por exemplo, recebeu uma multa de 1,2 bilhão de libras, em dezembro de 2012, por permitir que seus serviços fossem utilizados em operações de lavagem de dinheiro no México. Ao mesmo tempo, os requisitos regulamentares estão aumentando em termos de volume e tornando-se mais complexos.
“As pessoas não gostam de treinamentos de conformidade. Além disso, não levam a prática a sério. Mas isso está custando caro para os bancos", afirma Sodowick. Ele acrescenta que as abordagens tradicionais de PowerPoint têm baixa retenção de informações em áreas fundamentais como prevenção de fraude e lavagem de dinheiro (AML, na sigla em inglês).
Sodowick assinala que a introdução de elementos de jogos para engajar funcionários no treinamento pode mudar o quadro, adicionando análise em tempo real também na geração de dados que podem ser usados pelos bancos e monitorados pelos órgãos reguladores.
A True Office faz isso criando dados de conformidade de jogos com base em regras de regulação, combinando uma interface amigável com narrativas baseadas em falhas da vida real, e tarefas destinadas a manter a atenção dos usuários.
"Há poucas aplicações além de jogos que obtém análises da resposta ao cliente", avalia. "Parece frívolo usar jogos para compliance, mas temos visto empresas serem capazes de identificar e gerir o risco por meio de tecnologia do tipo."
Gamification está se tornando um método cada vez mais prevalente de compilação e envolvimento de dados. O Gartner prevê que 40% das mil maiores organizações do mundo vão usar gamification como o principal meio para transformar as operações de negócios em 2015.
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