Fazer com que os internautas tenham consciência de seus direitos e deveres online. Este é o tema do Dia da Internet Segura, realizado nesta terça-feira (5). Durante a data, organizada pela Safernet (entidade que milita pela proteção dos direitos humanos na internet), há várias ações de conscientização pelo país.
Haverá um debate via hangout (ferramenta de vídeo da rede social Google+) com especialistas e internautas às 16h. Vão participar: Marcelo Tas, apresentador do programa "CQC", Jean Wyllys, deputado federal, e Maria do Rosário, ministra dos Direitos Humanos.
Isadora Faber, autora da página do Facebook "Diário de Classe", também participará do bate-papo pela internet para comentar como ela conseguiu mudar aspectos de sua escola ao denunciar na internet.
Dicas para pais mostram como os filhos podem usar a internet com segurança:
A cena já é mais do que comum: seu filho em frente ao computador horas a fio e você nem sabe muito bem o que ele está fazendo. A internet, além de fonte de diversão para as crianças, também é cheia de perigos e gente mal-intencionada. Isso não significa que você deva proibir a navegação online, mas é preciso ficar atento a algumas boas práticas. Veja a seguir dicas para pais sobre o uso seguro da internet pelas crianças
*Com informações da AVG Technologies, Safernet e Guia para Uso da Internet Responsável 4.0Think Stock
"Nosso objetivo é lembrar que a internet é um espaço coletivo e, como a vida real, exige regras de convivência", disse Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet. A instituição liberará vídeos para educadores sobre segurança na internet e um portal feito especificamente para adolescentes com dicas de bom comportamento na rede.
O UOL contará com uma página específica sobre o Dia Da Internet Segura com dicas de segurança sobre o perigo de anexos e de vírus em redes sociais. Além disso, o portal disponibiliza uma cartilha com recomendações para navegar de forma segura na internet.
O Dia da Internet Segura é realizado simultaneamente em mais de 85 países. No Brasil desde 2009, o evento é uma iniciativa criada pela Rede Insafe, entidade que agrupa organizações europeias que promovem o uso consciente da rede. Em países da União Europeia, a data é comemorada desde 2003.
Bê-á-bá: saiba quais são as pragas virtuais e veja dicas para se proteger
Está pensando em medidas drásticas para garantir a segurança do seu computador? Antes de tudo, é importante conhecer os riscos que existem na internet. São tantos termos (e em sua maioria, em inglês) que para alguns usuários fica difícil entender o perigo que representam. O UOL Tecnologia apresenta a seguir o que são essas pragas e como fazer para se proteger delas
*Fontes consultadas: cartilhas de segurança da C
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário