São Paulo - A empresa de segurança Trend Micro publicou relatório, esta semana, que aponta a eleição do novo papa Francisco como principal isca usada por crackers para disseminar código malicioso na web.
De acordo com a Trend Micro, o método é recorrente. Spammers disparam mensagens para uma larga base de usuários com supostas notícias sobre um tema muito popular, no caso a eleição do novo papa. No e-mail, há links para mais informações que, na verdade, direcionam o usuário para sites maliciosos. O objetivo final é fazer o usuário se confundir e clicar em links que instalam vírus nos computadores das vítimas.
Boa parte dos spams identificados pela Trend Micro usaram a logomarca do canal americano CNN para convencer as vítimas da legitimidade do e-mail. Entre os códigos maliciosos disponíveis nos links destes e-mails estão infostealers, backdoors, remote access trojans (RATs) e rootkits.
Para manter seu computador a salvo de códigos deste tipo, recomenda a empresa de segurança, o usuário deve manter seu sistema operacional atualizado, antivírus ligado e atualizado e evitar clicar em links enviados por pessoas não conhecidas.
Outra dica é o fato de spams, em geral, serem muito mal feitos. No caso dos falsos e-mails sobre o papa Francisco, o texto se refere ao novo pontífice como “Bento”, nome que na
realidade foi usado por seu antecessor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário