Anistia Internacional aponta que os preços dos pacotes
de internet têm peso maior no orçamento dos habitantes
de países em desenvolvimento.
São Paulo – Relatório divulgado pela Anistia Internacional confirmou que os preços de pacotes de internet oferecidos para os países subdesenvolvidos ainda são muito caros.
Ao utilizar dados da União Internacional de Telecomunicações, a entidade afirmou que, assinaturas de 500 MB para dispositivos móveis custam, em média, 11,3% da renda per capita mensal dos usuários que vivem em países em desenvolvimento. Para os habitantes das nações desenvolvidas, esse mesmo pacote tem peso de apenas 1,2% em seus rendimentos.
Quando calculam os pacotes de banda larga por modem, a diferença é ainda maior. As assinaturas de 1 GB oneram 24,7% da renda per capita nos países em desenvolvimento, enquanto nos Estados desenvolvidos esse mesmo pacote influencia 2,2% dos rendimentos.
Na África, continente que abriga a maior quantidade de países subdesenvolvidos, os pacotes de banda larga de 1 GB possuem preços que atingem mais de 50% da renda per capita mensal dos cidadãos.
As previsões da Anistia Internacional também indicaram que, até o final de 2013, a banda larga móvel atenderá 2,07 bilhões de assinantes em todo o mundo. Isso equivale a 28,9% da população mundial.
Os números da entidade apontam que Ásia e Oceania são as regiões com mais usuários, com 895 milhões de conexões. Mesmo assim, por conta do tamanho populacional, esse número equivale a apenas 22% das pessoas que moram nessas zonas geográficas.
O segundo continente com mais usuários é a América, com 460 milhões de conexões, seguido por Europa (422 milhões), Rússia e nações da Comunidade de Estados Independentes (129 milhões), Estados árabes (71 milhões) e África (11 milhões).
Fonte: Tanji, Thiago . "Relatório confirma disparidade de preço de internet entre países - Mercado - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/relatorio-confirma-disparidade-de-preco-de-internet-entre-paises-23052013-20.shl?utm_source=feedly (accessed May 24, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário