O governo dos Estados Unidos informou, esta semana que está expandindo um programa de colaboração com a Rússia envolvendo a troca de informações sobre ciberataques. A partir de julho, um grupo de trabalho binacional será formado pelos países para analisar as ameaças relacionadas a ações que comprometam o funcionamento de dispositivos de comunicação e tecnologia. O objetivo é aumentar a transparência e "construir confiança" entre os dois países para evitar crises internacionais.
Entre as medidas, a Casa Branca informou que a linha estabelecida com a União Soviética em 1987 para evitar uma crise nuclear também poderá agora ser usada para questões envolvendo o mundo digital. Os dois países terão uma equipe especializada para trocar informações com essa linha direta. A medida é uma extensão de um programa que começou na década de 1960.
Outra linha de comunicação direta será estabelecida entre o Coordenador de Cibersegurança dos Estados Unidos com o Secretário do Conselho de Segurança da Rússia. Essa comunicação também ocorrerá em uma linha direta já existente entre os dois países.
A comunicação direta entre Moscou e Washington é popularmente representada pelo "telefone vermelho", embora na realidade a linha operasse via telex.
A Casa Branca ainda informou ainda que as equipes de gerenciamento de incidentes de segurança dos dois países passarão a compartilhar informações, tais como arquivos de pragas digitais, para melhorar a visão dos dois países sobre o cenário de ameaças. Com isso, os governantes pretendem "reduzir a possibilidade de equívocos e o escalonamento de incidentes de tecnologia de informação e comunicação".
Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Rússia e EUA usam protocolo de crise nuclear para ciberataques - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/06/russia-e-eua-usam-protocolo-de-crise-nuclear-para-ciberataques.html (accessed June 25, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário