Em 2013, 29,3% das empresas entrevistadas por pesquisa da Frost& Sullivan têm a intenção de ter mais de 30 % de sua infraestrutura na nuvem no Brasil. No ano passado, esse percentual estava em 23,1%. O levantamento apura ainda que aqui a adoção de cloud é impulsionada por redução de custos, em vez de inovação. Os executivos de TI escolhem fornecedores com base em quanto dinheiro sua solução os faz economizar, e analisam as capacidades de negócios apenas como o próximo passo.
"Quando se trata de encontrar um parceiro de computação em nuvem, os clientes dão prioridade para empresas focadas em datacenter e empresas globais de TI que oferecem soluções com bom custo-benefício", disse Bruno Tasco, analista da indústria de tecnologia da Frost & Sullivan. "As empresas de telecomunicações também estão entrando no mercado, adaptando seu portfólio para oferecer soluções de cloud computing convincentes",acrescenta.
A maioria dos entrevistados declarou também as suas apreensões quanto à confiabilidade da nuvem pública, em particular, destacando uma das principais restrições que inibem o crescimento do mercado de cloud computing no Brasil - a segurança. A conectividade é outro desafio, já que as empresas terão de acessar informações na nuvem em qualquer lugar, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo. Alguns setores como bancos optaram por manter a maior parte da infraestrutura interna para que eles possam garantir a disponibilidade.
"Para permitir que os clientes compreendam os benefícios da tecnologia, fornecedores de software podem oferecer projetos-piloto para aplicações mais simples, como e-mail, antes de passar para as funções mais críticas", observou Tasco. "Fornecer os acordos de nível de serviço e uma forte referência do mercado também serão importantes para estabelecer uma relação sólida com os usuários finais". O levantamento ouviu 121 empresas no país.
Fonte: "Redução de custo ainda impulsiona adoção de cloud no Brasil - Convergência Digital - CloudComputing."ConvergênciaDigital.http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34197&sid=97#.UdVxfucp9Ns (accessed July 4, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário