segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Adrenaline: Steve Ballmer diz que o Google é um monopólio que precisa ser controlado


Steve Ballmer irá se aposentar do cargo de CEO da Microsoft dentro de alguns meses. E, pelo visto, ele resolveu aproveitar o tempo que lhe resta para plantar polêmicas. O executivo afirmou, durante uma reunião com analistas, que o Google é um monopólio que deve ser combatido pelas autoridades.

“Eles têm esse incrível, fantástico, ouso dizer monopólio, com o qual nós somos as únicas pessoas no planeta tentando competir”, afirmou Ballmer. Questionado por um dos analistas presentes sobre como a Microsoft poderia combater a dominância do Google em buscas e anúncios, Ballmer respondeu que a companhia é a única no mundo que está tentando, com o Bing.


Atualmente, o Bing responde por 17,9% das buscas no mercado americano, ainda bem longe do Google que abocanha quase 67%. E isso é algo que a Microsoft precisa correr atrás. Ele explicou que, mesmo se o Bing tiver a mesma qualidade de algoritmos, com um menor volume de buscas há menos receita com publicidade. E é assim que o Google ganha muito dinheiro e consegue financiar sua distribuição em dispositivos móveis, por exemplo. “Então precisamos gerar volume para melhorarmos”, ressaltou.

Segundo o The Verge, antes de prosseguir falando sobre como melhorar a situação do Bing, Ballmer fez mais críticas ao Google. “Acredito que as práticas do Google merecem ser discutidas por autoridades que regulamentam a competição, e nós certamente as discutimos”, afirmou.

Essa postura da Microsoft é, no mínimo, curiosa, lembrando que a própria empresa foi acusada de monopólio durante muitos anos. Um dos casos conhecidos é o da obrigatoriedade de instalar o Internet Explorer para usuários de Windows. A gigante, inclusive, já foi processada diversas vezes.

Fonte: "Steve Ballmer diz que o Google é um monopólio que precisa ser controlado [ Adrenaline.com.br ]." [ Adrenaline.com.br ]. N.p., n.d. Web. 23 Sept. 2013. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário