segunda-feira, 16 de setembro de 2013

E-GOV: Foco em sustentabilidade marca abertura do Secop 2013 em Vitória



A abertura do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop 2013) teve como uma de suas metas destacar a importância da TI para as práticas de sustentabilidade nos órgãos públicos. Realizada na noite da última quarta-feira (11) no Centro de Convenções de Vitória, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades.

Participaram o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Aminthas Loureiro Júnior, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Pela, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Carlos Ranna, e diretores do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo. Também compareceram gestores de órgãos públicos e municipais no Estado e gestores de instituições filiadas à Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

O presidente da Abep, Paulo Coelho, disse que o Secop é fundamental para o setor de TI estar cada vez mais inserido em ações voltadas para melhorar o atendimento dos órgãos públicos ao cidadão. “Temos bons exemplos de como a tecnologia pode beneficiar a sociedade brasileira. Basta vermos os portais de transparência e o nosso sistema eleitoral. Queremos expandir esses serviços e esse evento pode contribuir bastante para isso”, enfatiza.

O presidente do Prodest e coordenador geral do Secop 2013, Victor Murad Filho, considera que a TI precisa estar envolvida em três aspectos para ajudar no avanço da administração pública: celeridade, sustentabilidade e transparência. “Esperamos bastante por esse Seminário aqui em Vitória. Não tenho dúvidas de que a troca de experiências ajudará bastante para darmos resultados ainda melhores para a sociedade”, afirma.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Aminthas Loureiro Júnior, disse que é bastante positivo perceber que gestores públicos de todo o País estão no Secop focados em aperfeiçoar o atendimento à sociedade. “Reduzir o consumo de papel nas repartições é uma das nossas metas. A tecnologia da informação e comunicação é essencial para aumentar a nossa capacidade de resposta às demandas sociais”, ressalta.

Palestra

O antropólogo Roberto DaMatta fez a palestra de abertura com o tema ”Tecnologia, Sociedade e Rituais – O Vivido e o Esquecido”. Ele abordou a relação entre a tecnologia e os hábitos sociais. “As mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos podem produzir benefícios e alterações no nosso comportamento. Ao mesmo tempo que temos mais acesso à informação, temos mais dificuldade de interação social com os nossos vizinhos, principalmente, nas grandes cidades”, explica.

Para o antropólogo, o papel do indivíduo é marcado por rituais que estão presentes no ambiente familiar e no corporativo. “As novas tecnologias provocam alterações históricas e sociais ao mesmo tempo. Elas também fazem isso com os papéis que exercemos na sociedade”, concluiu.

Mestre e doutor pela Universidade de Harvard, Roberto DaMatta escreveu mais de 140 ensaios técnicos e publicou diversas obras sobre a realidade brasileira, como “Carnavais, Malandros e Heróis”, “O que faz o brasil, Brasil?”, “Torre de Babel”, entre outras.

Programação

Uma das grandes atrações do Secop 2013 é a advogada Patrícia Peck – uma das principais especialistas em Direito Digital do País. Nesta quinta-feira (12), ela faz a palestra com o tema “Governo sem Papel – Gestão Documental e Implantação de Política de Paperless”. Ela é autora de livros que abordam a relação do Direito Digital com diversos segmentos, como a segurança pública, mercado de trabalho, privacidade e educação.

No mesmo dia, acontece o painel “Governo sem Papel”. Participam o diretor do Centro Nacional das Tecnologias de Informação (CNTI) de Angola, João Leão, o presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Carlos Ranna, e o assessor da presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ademir Milton Piccoli. Os interessados poderão acompanhar esse painel pelos sites www.secop2013.es.gov.br ewww.prodest.es.gov.br.

No dia 12, a diretora de Gestão do Conhecimento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Patrícia Valentina Ribeiro, ministra, uma palestra sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com a adoção da ferramenta, o setor administrativo da Justiça Federal na Região Sul do País não adota o papel desde 2010.

“A grande inovação do SEI é o compartilhamento do conhecimento em toda a região por meio absolutamente eletrônico. Todo e qualquer procedimento ou processo de trabalho na área administrativa é hoje virtual. Não utilizamos mais papel e reduzimos drasticamente o tempo de realização das atividades administrativas”, explica Patrícia.

Outra atração do segundo dia do Secop é a apresentação dos resultados da Procuradoria Geral do Estado (PGE) com a virtualização dos processos. A palestra será feita pelo gerente de Informática da PGE, Ariel Leite Siqueira.

A PGE tem obtido bons resultados com a virtualização. Somente no primeiro semestre de 2012, cerca de 27 mil peticionamentos foram registrados no setor de protocolo da órgão. Dependendo do local para onde o documento deva ser enviado, sua tramitação pode levar até dois dias para chegar ao destino.

A programação do evento, que termina nesta sexta-feira (13), está disponível por meio do link http://www.secop2013.es.gov.br/programacao-tecnica-social.html. O Seminário tem como público-alvo servidores públicos, acadêmicos e pesquisadores da área de TI. Neste ano, o Secop vai reunir, aproximadamente, 1.000 pessoas de diversas regiões do País.

Fonte: "E-GOV Blog» Arquivo do Blog » Foco em sustentabilidade marca abertura do Secop 2013 em Vitória." E-GOV Blog. http://egovblog.ciasc.gov.br/2013/09/13/foco-em-sustentabilidade-marca-abertura-do-secop-2013-em-vitoria/ (accessed September 16, 2013).

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