O pessoal do CyanogenMod, que desenvolve as ROMs modificadas de Android com ajuda de uma grande comunidade de usuários, quer dar um passo adiante e deixar de ser apenas uma modificação do Android para se tornar um sistema operacional quase independente.
Quase independente, já que ele ainda vai ter como base o Android. Mas agora ele vai ser um sistema derivado do Android com objetivo de se tornar o terceiro mais usado em dispositivos móveis no planeta – superando Windows Phone e BlackBerry OS.
A empresa por trás do CyanogenMod recebeu investimentos de US$ 7 milhões para começar a sua nova aventura. Os recursos dos fundos Benchmark Capital e Redpoint Ventures, e os planos de crescimento foram detalhados em um post no assinado por Steve Kondik, um dos principais colaboradores da plataforma. Como nova empresa de software, o CyanongenMod quer recuperar uma ideia que o Android perdeu:
O Google dizimou completamente um setor inteiro da indústria ao lançar o Android em código aberto, e o CM se tornou algo como uma luta revolucionária alternativa contra os players nesta indústria que ainda se apoiam na ideia antiquada de tentar vender-lhe um novo telefone descartável a cada dois anos enquanto cobram um preço premium por coisas triviais. Nós sabemos que não são mais apenas telefones, são máquinas poderosas com capacidades imensas, e nós podemos fazer com que elas funcionem da forma que quisermos.
Uma das principais características do CyanogenMod é exatamente essa de superar as limitações de software impostas por fabricantes. Seu smartphone não recebeu a versão mais recente do Android? Não se preocupe: dentro de algum tempo uma comunidade de desenvolvedores vai lançar uma ROM adaptando esta versão do sistema para o seu dispositivo. Não gosta da skin que acompanha o Android do seu smartphone? Então baixe uma versão do CyanogenMod que lembra bastante o Android puro – e, algumas vezes, adiciona recursos bem bacanas à plataforma.
Essa comunidade de desenvolvedores e usuários do CyanogenMod é enorme – principalmente considerando ser uma modificação relativamente underground e longe do alcance de muitos usuários comuns. Segundo Kirk McMaster, CEO da empresa, a base de usuários das versões modificadas do CM é igual ou maior do que o Windows Phone – que a Microsoft estima representar 4% do mercado mundial de smartphones. É bastante gente usando um sistema que é para poucos, considerando a necessidade de alguns conhecimentos avançados para instalá-lo no smartphone (em outras palavras, é pouco provável que a sua tia saiba como colocar o CM no smartphone dela).
Então há uma grande barreira para ser superada – a instalação. O pessoal do CM reconhece isso. “O processo de instalação ainda é ruim – é bem brutal – explicou Kondik. O que fazer para melhorar isso? Entra em ação o CyanogenMod Installer. Será uma instalação simples para instalar o CM em dispositivos. Ele estará na Google Play Store em breve e inicialmente funcionará em alguns poucos aparelhos, mas a ideia é aumentar o suporte para outros dispositivos com o tempo – e com a contribuição da comunidade de desenvolvedores, também.
Portanto, agora um velho conhecido acaba de se declarar um competidor na guerra dos sistemas operacionais móveis. O CyanogenMod agora é uma empresa de software com 17 funcionários além de outros desenvolvedores espalhados pelo mundo. O Android deles será mais focado em produtividade do que comércio – Kondik descreveu os dispositivos móveis existentes por aí como “caixas registradoras móveis”.
Mas o CM não será apenas usado por usuários de Android “convertidos”. A empresa fechou acordo com uma fabricante para lançar um smartphone já rodando o CyanogenMod. Nas próximas semanas, portanto, devemos conhecer o primeiro dispositivo do mercado que já sai de fábrica com este sistema.
Fonte: JUNQUEIRA , DANIEL . "CyanogenMod quer ser o terceiro sistema móvel mais usado no mundo." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/cyanogenmod-sistema-movel/ (accessed September 19, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário