Durante décadas, a Internet tem servido às necessidades de milhões de pessoas ao redor do mundo. Está mais fácil do que nunca fazer parte de alguma comunidade, espalhar informações sobre uma causa ou se tornar parte de algo bem maior do que você mesmo. Mas ainda há muito mais trabalho a ser feito.
Líderes no Facebook e em outras companhias de tecnologia estão agora encabeçando uma nova campanha global, a Internet.org, com o objetivo de proporcionar uma melhor acessibilidade online em torno do planeta. A força-motriz da campanha Internet.org é assegurar a seguinte premissa: “Cada um de nós. Em qualquer lugar. Conectados”.
Como o operador das organizações sem fins lucrativos do domínio .ORG no mundo, nós, da Public Interest Registry, estamos animados com o potencial que este tipo de iniciativa pode trazer para quem faz parte dos setores não governamental e sem fins lucrativos e queremos fazer a nossa parte, trazendo a ponte aos que estão nesse fosso digital. Enquanto o domínio com a terminação .ORG engloba muitas causas, como a Internet.org (uma voz e uma plataforma online); o lançamento e a divulgação de milhares de novos gTLDs (generic Top Level Domains, ou seja, Domínios Genéricos de Alto Nível) nos dá a chance de fazer muito mais.
É por isso que a Public Interest Registry vem trabalhando duro para deixar prontos os lançamentos de dois novos domínios para servir exclusivamente, em todo o mundo, às organizações não governamentais (NGO) e às comunidades sem fins lucrativos – .NGO e .ONG.
Ao longo dos últimos três anos, caminhamos em torno de todo o globo – desde a Índia até o Brasil –e em cada lugar entre esses países. Falamos com centenas de comunidades sem fins lucrativos ao redor do planeta e sentimos que um dos seus maiores desafios era estabelecer a confiança e a credibilidade online para um público cada vez mais global. Em razão disso, decidimos fazer das terminações .NGO e .ONG os domínios válidos, significando que qualquer organização .NGO e .ONG terá de ser reconhecida e legitimada como uma organização não governamental ou sem fins lucrativos.
Recentemente, conduzimos uma pesquisa sobre a confiança online que revelou que as pessoas estão mais propensas a fazer doações online para as organizações com domínios validados.
Como somos também sem fins lucrativos, sabemos a importância de ter a nossa mensagem ouvida e esperamos que, ao prover esses novos espaços online para organizações não governamentais e sem fins lucrativos no Brasil e ao redor do mundo, a tarefa se torne bem mais fácil.
Indo além de apenas lançar novos domínios, a Public Interest Registry também se compromete a construir um hub comunitário para as organizações .NGO/.ONG, a fim de que elas se conectem mais facilmente e colaborem mais entre si, bem como um diretório NGO aberto e com curadoria para as comunidades, para que cada causa possa ser melhor encontrada pelas pessoas que se preocupam com elas (ou querem ajudar com doações) e com as suas respectivas missões.
Com todas as mudanças que ainda estão por vir na Internet, desde o aumento do acesso até a criação de mais comunidades, nós ficaremos ao lado de muitas outras que com certeza estarão aptas a ajudar a existência de um mundo onde cada um de nós, em qualquer lugar, vai estar conectado.
Fonte: Retzlaff, Ulrich . "Plural » Fazendo o bem ao transformar comunidades offline em online." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/blog/plural/2013/09/16/fazendo-o-bem-ao-transformar-comunidades-offline-em-online/ (accessed September 17, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário