O ano de 2013 já está chegando ao fim e em 2014 tem Copa do Mundo no Brasil. Para o evento futebolístico que vai atrair muitos turistas, trazer os holofotes para cá e movimentar o país, várias medidas já estão sendo tomadas. Essa semana o governo decretou algumas melhorias que deverão ser aplicadas nos principais aeroportos nacionais antes do evento da FIFA, como o Wi-Fi gratuito.
Wi-Fi gratuito e tomadas deverão estar disponíveis nos aeroportos
Além da disponibilização de redes de internet sem fio grátis, as melhorias assinadas pelo Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, incluem tomadas para que aparelhos possam ser carregados. A quantidade mínima por local ou por passageiros foi especificada, fpo citado apenas que é preciso um “número suficiente para atender a demanda de passageiros”.
A prioridade é para a área depois do raio X, pois nesse ponto, após o check-in, a pessoa não pode mais sair do aeroporto, ficando a mercê do que há disponível no local. Em abril de 2012 o governo iniciou testes para o fornecimento de Wi-Fi gratuito nos principais aeroportos do Brasil. Na ocasião foram relatados vários problemas de conexão.
Outras melhorias inclusas são em relação aos serviços gerais, como estacionamentos, pontos de táxi, transporte coletivo e sinalização adequada. Tudo seguindo padrões internacionais. Também há a intenção de incentivar a concorrência para conseguir baixar os preços dos produtos.
As medidas valem tanto para os aeroportos privatizados – que serão fiscalizados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) –, quanto para os que ainda são mantidos pelo setor público em sua totalidade. No entanto, não são todos do país. Elas são obrigatórias para os 70 principais, que podem ser conferidos no site da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
Wi-Fi gratuito requer cuidado
O Wi-Fi gratuito que será disponibilizado nos principais aeroportos do Brasil merece atenção dos usuários na parte da segurança. Isso porque redes abertas podem ser perigosas e servir para o ataque “man-in-the-middle”, por exemplo.
Nele, o hacker vai até o ponto de acesso, que “distribui” o sinal do Wi-Fi público, e intercepta todos os dados inseridos pelo usuário nos sites que ele acessou utilizando aquela rede. Isso pode acontecer mesmo com redes que exijam senhas ou conexão segura (HTTPS).
Uma das formas de proteção que podem ser adotadas pelo usuário é a instalação de plug ins para navegadores como HTTPS Everywhere e ForceTLS, que selecionam redes seguras disponíveis, segundo a Kaspersky.
Fonte: Brino, Vinicius . "Aeroportos brasileiros terão Wi-Fi gratuito." BABOO: Aeroportos brasileiros terão Wi-Fi gratuito. http://www.baboo.com.br/web/aeroportos-brasileiros-terao-wi-fi-gratuito/ (accessed December 2, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário