Um estudo da IT Data questiona a qualidade dos editais elaborados pelos órgãos públicos, especificamente para a compra de computadores. Ao analisar 930 editais, a consultoria concluiu que apenas 11 deles não tiveram algum tipo de direcionamento. 
A IT Data avaliou 795 editais, nas quais 57 ‘órgãos superiores da esfera federal’ compraram 466.857 computadores de mesa. A consultoria julga que esse universo representa “mais de 50% dos equipamentos adquiridos pelo governo em 2012”. De forma semelhante, foram visitados 135 editais para a aquisição de 116.494 notebooks. Nesse caso, a IT Data calcula que a amostra representa “aproximadamente 23%” dos mais de 508 mil aparelhos licitados no ano passado.
Nesses editais há menções diretas a marcas e modelos, mas também quantidade de núcleos de processamento, tipo de arquitetura, frequência da CPU e memória cache, além das questões relacionadas a índices de performance, objeto de questionamentos à parte. Como indicam os fatores mencionados, o levantamento se concentra nos processadores, terreno onde praticamente há dois competidores apenas –  Intel e AMD. O resumo é que “de forma bastante desproporcional”, cerca de 40% das menções são à Intel, contra 0,8% da a AMD.
A AMD vê no relatório uma chance de ‘nivelar’ a disputa. O raciocínio básico, extraído do relatório da IT Data, é de que “não há programa de computador que não possa ser executado por CPUs de um ou outro fornecedor”. Daí que indicações, nos editais, de marcas, modelos, etc, afetem o resultado.
O ‘timing’ do relatório não é por acaso também. O governo organiza uma compra conjunta de, pelo menos, 60 mil computadores – a audiência pública é no próximo dia 11/12. E o argumento básico é o impacto financeiro das escolhas. “A diferença de preços entre PCs baseados em uma ou outra marca de processadores pode chegar a mais de 30%”, conclui a consultoria. 
Fonte:  Grossmann, Luís Osvaldo, and Luiz Queiroz. "Compras governamentais: Maioria dos editais direciona compra de PCs - Convergência Digital - Governo." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=35510&sid=10#.Upx8qsTBOz6 (accessed December 2, 2013).
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário