terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Olhar Digital: Balanço do ano: as principais ameaças virtuais às empresas



Cada vez mais as empresas são vítimas de ataques virtuais. De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B Internacional, 91% das organizações entrevistadas sofreram ao menos um golpe no último ano.

9% delas foram vítimas de ataques direcionados – atividades cuidadosamente planejadas para infectar a infraestrutura de rede de uma organização específica. O uso extensivo de dispositivos digitais nas empresas favoreceu condições ideais para a espionagem virtual e a implementação de malwares capazes de roubar dados corporativos.

Além disso, grandes ataques gerados por spyware estavam relacionados, direta ou indiretamente, com as atividades de agências de vários governos. Outros protagonistas importantes do cenário foram as empresas que recorreram a criminosos virtuais para invadir redes de seus concorrentes.

Alguns ataques foram baseados em sabotagem – o uso de programas maliciosos para limpar dados ou bloquear operações de infraestrutura. Cavalos de Troia especiais conseguiram roubar dinheiro por meio de sistemas de bancos online.

Criminosos virtuais também comprometeram sites corporativos e redirecionaram seus visitantes para recursos maliciosos. Prejuízos financeiros foram causados por ataques DDoS, que podem desativar os recursos da Web voltados para o público de uma empresa por vários dias.

O crescimento dos mercenários virtuais

Os chamados “mercenários digitais”, apelido criado pela Kaspersky Lab, também despontaram no último ano. Eles são conhecidos por distribuir pacotes APTs, que promovem ataques relâmpagos, roubando informações específicas e as vendendo a terceiros.

O Icefog, descoberto no outono passado, parece ser um exemplo disso – uma campanha de APTs em busca de dados específicos. Foi feita a análise manual dos dados armazenados em redes corporativas com a ajuda de tecnologias de acesso remoto integradas a malwares em estações de trabalho infectadas. Posteriormente, os criminosos virtuais selecionaram e copiaram os documentos que desejavam.

Segundo os analistas da Kaspersky Lab, a tendência é que os 'mercenários virtuais' se espalhem durante 2014 e passem a ser contratatos para realizar operações relâmpago.

Fonte: "Balanço do ano: as principais ameaças virtuais às empresas." Olhar Digital. http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/39253/39253 (accessed December 10, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário