Você já teve aquela sensação de ter alguém espiando o que você está fazendo na net? Apesar de os antivírus serem capazes de identificar os spywares, alguns podem ser tão bem escritos que acabam escapando destas detecções. Aqui vão alguns passos que um usuário do Microsoft Windows poderá realizar para detectar a ação de spywares; usuários do Macintosh OS/X, Linux e de outros sistemas operacionais terão métodos semelhantes, porém diferentes, disponíveis.
1. Digite o comando Ctrl+Alt+Del. Ao executar este comando você abrirá a janela do Gerenciador de Tarefas. Uma das abas deverá ser Processos; clique nesta aba. Verifique o nome dos processos da net. . Não confie em toda informação que você encontrar, mas tente conseguir um consenso geral a partir dos sites confiáveis que citam sobre este processo ser perigoso ou não. Apesar do nome de um processo ser normal como o svchost.exe, ainda há a possibilidade de um hacker substituir o processo normal do sistema por um contaminado. Se um processo lhe parecer suspeito – por exemplo, v-j-0wn3d.exe -, você deverá tentar removê-lo. Veja as dicas para ter algumas ideias de como o fazer. Novos spywares/trojans utilizam-se de vários mecanismos para se camuflarem e se manterem escondidos do gerenciador de tarefas do Windows, então isto não será uma solução completa.
2. Clique no menu iniciar e entre em Executar-> cmd, para abrir a janela de prompt de comandos, também chamado de DOS. Após a janela ser aberta, digite o comando netstat-an. Ao digitar esse comando abrirá uma lista de sistemas com os quais você estabeleceu conexões e sistemas conectados a você, assim como todas as portas “ouvintes”, ou portas abertas escutando serviços e conexões. Aprenda os números das portas: 80 e 443 são geralmente para a “web”; 135, 139 e 445 são para as redes Microsoft; descubra o que cada uma delas significa. Se você encontrar algo suspeito, netstat -anbv deverá lhe mostrar qual processo está estabelecendo aquela conexão.
Os spywares/trojans utilizam mecanismos que os mantem escondidos, de forma que o netstat e alguns outros comando não os identifiquem. Portanto, você não estará completamente livre desses spywares simplesmente com estes métodos.
Fonte: Preato, Guilherme . "Como Saber se Você Possui Spywares em Seu PC." Como Fazer RSS. http://www.comofazer.com.br/como-saber-se-voce-possui-spywares-em-seu-pc/ (accessed December 2, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário