sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Folha de S.Paulo: Na Austrália, tubarões 'alertam' banhistas pelo Twitter ao se aproximarem da costa


Pesquisadores da costa oeste da Austrália inventaram uma maneira de transformar a aproximação de tubarões em tuítes para alertar banhistas e tentar evitar ataques.

Num projeto conjunto com a SLSWA (Serviço de Salva-Vidas da Austrália Ocidental, na sigla em inglês), cientistas marcaram mais de 320 tubarões da área com etiquetas acústicas.

Quando um peixe chega a menos de um quilômetro da costa, elas emitem um sinal que se torna um post no perfil da SLSWA no Twitter, que traz detalhes sobre o tipo, o tamanho e a localização aproximada do tubarão.

Tuíte convertido de sinal emitido por um tubarão 
branco que se aproximou da costa oeste da Austrália

"Agora a informação é instantânea, e as pessoas não têm mais desculpas para dizer que não foram avisadas [sobre os tubarões]", disse Chris Peck, representante da SLSWA.

A costa oeste da Austrália é a região mais perigosa do mundo quando o assunto é ataque de tubarão. O surfista Chris Boyd, 35, que morreu em novembro, foi a sexta pessoa a falecer em decorrência desse tipo de incidente na área em dois anos.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Folha. N.p., n.d. Web. 3 Jan. 2014. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/01/1392604-na-australia-tubaroes-alertam-banhistas-pelo-twitter-ao-se-aproximarem-da-costa.shtml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário