Falso e-mail usa o nome da Receita Federal com link para demonstrativo que contém vírus
Cibercriminosos já estão usando a proximidade do período de declaração do Imposto de Renda 2014 como isca para golpes virtuais, enviando falsos e-mails em nome da Receita Federal para tentar enganar os internautas, com a finalidade de roubar dados bancários e de cartões de crédito.
O ataque, segundo a Avast, teve início após a publicação no Diário Oficial da União da Instrução Normativa que estabelece as regras para a entrega da declaração do IR ano base 2013.
“Prontos para fisgar os mais desatentos e desavisados, os criminosos estão enviando emails com a informação de que a Receita Federal fez análises no CPF do cidadão entre os períodos de 2012 e 2013 e encontrou irregularidades. O email contém um link para que o internauta verifique suas pendências junto à Receita Federal”, conta Marco Rodrigues, da Štíty Tecnologia, distribuidora das soluções Avast no Brasil.
“É muito importante que o usuário não acredite em todos estes tipos de e-mail que recebe e que mantenham seus sistemas de antivírus sempre atualizados, ainda recebemos ligações de pessoas que tiveram seus sistemas afetados por terem clicado em e-mail mal intencionado”, acrescenta o executivo.
Para se proteger de possíveis arquivos maliciosos no computador, smartphone e tablets, os usuários devem também adquirir ferramentas antivírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário