John Ribeiro
Inicialmente, o programa Twitter Data Grants irá aceitar poucos cientista em uma experiência piloto. Inscrições vão até 15 de março
O Twitter vai dar aos pesquisadores acesso a seus dados públicos e históricos para ajudá-los a obter insights sobre uma ampla variedade de questões.
O serviço de microblog é uma parceria com um de seus revendedores dados, o Gnip, para dar a instituições selecionadas acesso livre e fácil a conjuntos de dados do Twitter, segundo informa o microblog em seu blog oficial. As instituições também começarão a colaborar com pesquisadores e engenheiros do Twitter.
As inscrições para o programa "Twitter Dados Grants" vão até 15 de março.
Hoje, muitos pesquisadores já usam os dados do Twitter para ajudá-los a identificar padrões de comportamento. "Os trabalhos são de campos tão diversos como a epidemiologia, a resposta a desastres naturais, as relações internacionais, os mercados financeiros, o jornalismo e a política," disse a Gnip em um comunicado.
Mais de 500 milhões de mensagens são publicadas diariamente no do Twitter.O rastreamento delas são uma boa maneira de monitorar a ocorrência de casos de gripe, por exemplo.
Na Johns Hopkins University, cientistas da computação e pesquisadores da Escola de Medicina desenvolveram um método para a triagem de mensagens do Twitter para fornecer dados em tempo real sobre casos de gripe, além de filtragem de conversas online que não estão ligadas a infecções reais da gripe. Esses pesquisadores descobriram que precisavam de um método para distinguir entre mensagens de pessoas que tiveram a gripe e os que estavam apenas falando sobre a doença. Esse tipo de ferramente interessa ao Twitter, para lançar servicós associados ao microblog.
"Até agora, tem sido um desafio para os pesquisadores de fora da empresa colaborar conosco para acessar nossos dados históricos, públicos", disse Raffi Krikorian, vice-presidente do Twitter. "Nosso programa de bolsas de dados pretende mudar isso, ligando instituições de pesquisa e acadêmicos aos dados que eles precisam e aos profissionais do Twitter."
Como a empresa está começando com um programa piloto, um pequeno número de propostas será inicialmente selecionado, com planos de expansão do programa no futuro. O Twitter vai selecionar um número pequeno de beneficiários até 15 de Abril, segundo a Gnip.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário