sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

INFO: Mão biônica devolve sensação de toque a amputado



Uma equipe internacional de cientistas criou uma mão biônica para o dinamarquês Dennis Aabo Sørensen, que perdeu a mão esquerda há 9 anos em um acidente com fogos de artifício. A prótese foi capaz de fazer o rapaz ter o tato de volta, revelando um grande passo para a ciência.

Um artigo sobre a descoberta foi publicado na revista Science Translational Medicine. Segundo os pesquisadores, Sørensen conseguiu identificar a forma e a consistência de objetos. Este é considerado um grande passo para a ciência porque a sensibilidade ao toque é essencial para o controle dos movimentos e da força.

Não ter o tato dificulta o uso de próteses. Isso porque a modulação da força exercida ao segurar um objeto depende de informações captadas por sensores das mãos. Assim, o cérebro consegue saber a textura do objeto, por exemplo, e medir a força necessária para segurar o objeto.

O novo equipamento envia informações captadas por sensores instalados nas pontas dos dedos da prótese para os nervos periféricos do paciente. Isso ajuda a restabelecer a capacidade sensorial em tempo real ao amputado.

A mão se conecta diretamente aos nervos do braço por meio de eletrodos. Também há sensores de pressão nas pontas dos dedos, que estimulam os nervos do paciente e geram a sensação de toque.

Durante mais de 700 testes feitos em um mês, Sørensen foi capaz de sentir o formato dos objetos e sua consistência. Ele conseguiu controlar a força empregada para agarrar objetos, sentiu sua textura e rigidez.

O problema é que a mão biônica foi testada apenas em Sørensen. Por isso, ainda não dá para saber se a mão biônica funcionará bem em outros usuários. Os pesquisadores precisam fazer novos testes com outros pacientes em períodos de tempo maiores para saber sobre sua real eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário