Ferramenta gratuita foi desenvolvida por analista de sistema alagoano.
Plataforma contempla Diário Oficial do Estado e Diário Eletrônico da Justiça.
Waldson Costa
Consultar informações no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Diário Eletrônico da Justiça (DJE) deAlagoas agora está mais fácil. A praticidade na busca de dados oficiais ocorre em decorrência do lançamento do aplicativo para aparelhos móveis – celulares e tablets – 'DOE Alagoas', disponibilizado gratuitamente.
Aplicativo cria pastas com documentos em PDF
a partir do conteúdo da pesquisa.
(Foto: Waldson Costa/G1)
Desenvolvido pelo analista de sistemas Ricardo Carmo, a ferramenta, compatível com os mobiles Android, possui duas funcionalidades práticas para os usuários: 'Busca' e 'Alerta'. “Na 'Busca' o usuário pode encontrar informações de seu interesse realizando pesquisas com palavras ou números de processos. No 'Alerta', a busca por informações passa a ser antecipada, e a medida que os conteúdos de interesse são publicados nos Diários Oficiais, o usuário recebe mensagens no aparelho com os dados”, explica Carmo.
Outra facilidade disponibilizada pelo aplicativo 'DOE Alagoas', segundo o analista de sistema, é a integração em uma só plataforma dos dois principais Diários Oficiais de Alagoas, o do governo do Estado e o do Tribunal de Justiça.
Ricardo Carmo desenvolveu o 'DOE Alagoas' para
agilizar consulta aos Diários Oficiais.
(Foto: Isabelle Carvalho / Arquivo Pessoal )
“Com essa junção, a consulta das informações nos documentos oficiais fica mais prática e rápida. Algo que beneficia bastante o usuário, que não precisará fazer buscas em endereços separados”, expõe Ricardo Carmo ao evidenciar que a maior parte do público da ferramenta tecnológica é composta por funcionários públicos, advogados, administradores, contabilistas e pessoas que necessitam frequentemente fazer consultas nos diários oficiais.
A ferramenta também é viável para aquelas pessoas que fazem consultas esporádicas e que não possuem muita afinidade com os Diários Oficiais, já que o mecanismo de pesquisa no documento costuma ser burocrático. "Acredito que o aplicativo também ajude no processo de transparência das instituições públicas do estado, já que pessoas que não possuem o hábito de consulta nos diários poderão fazer de forma mais simplificada", completou o analista de sistemas.
Consultas
Disponibilizado de forma gratuita, o 'DOE Alagoas' é prático para baixar e de fácil manuseio. Já na sua página inicial estão disponíveis as formas de consultas: Texto Livre, Processo TJ, N° OAB, CPF, CNPJ ou Placa de Veículos.
A busca é rápida, e já na primeira página é possível escolher a data para pesquisa e acionar o sistema de alerta. Ao detectar a informação, o aplicativo cria uma espécie de pasta, onde fica a página do Diário Oficial em PDF sobre o assunto escolhido. A cada dado encontrado uma pasta é criada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário