A IBM continua a executar seu roteiro de compras de empresas na área de marketing digital. Desta vez o alvo foi a Silverpop, companhia especializada em gerenciar promoções e ofertas na web personalizadas a partir da análise de perfis de usuários em redes sociais e seu comportamento de navegação na web.
A Silverpop analisa os perfis dos usuários nas redes sociais, seu modelo de uso da web, email e outros sinais digitais e, a partir desse mix, cria ofertas e promoções na internet personalizadas para o tipo de perfil do consumidor. A ferramenta da Silverpop atende tanto empresas quanto consumidores individuais. A empresa tem atualmente 8 mil clientes no mundo todo, incluindo grandes empresas como Mazda, Stonyfield Farm e Advanced Micro Devices (AMD).
"A compra dá acesso a uma ferramenta de entrega em massa com grande escala de personalização e identidade", disse R "Ray" Wang, analista principal e fundador da Constellation Research, em email enviado a jornalistas. "Embora a IBM tenha um exército de recursos à mão para marketing, a realidade é que hoje você precisa de personalização em larga escala para entregar relevância e contexto."
A IBM planeja integrar as tecnologias da Silverpop em seus serviços atuais de marketing e deverá colocar as ferramentas como parte do portfólio da divisão de Enterprise Marketing Management do IBM Software Group. Um dos interesses da empresa é como a tecnologia da Silverpop pode identificar e entender as necessidades dos usuários individualmente baseado em seu comportamento digital.
Por exemplo, ela consegue disparar ofertas de planos de seguro e capitalização para pessoas interessadas em juntar dinheiro para pagar a universidade utilizando dados coletados nas diversas calculadoras de custo de faculdades que existem na web. Ou pode identificar usuários interessados em novas tecnologias rastreando seus hábitos de navegação, os webinars que frequentam e os white papers que fazem download.
A IBM já acumulou um bocado de tecnologia de marketing digital e talentos nesse segmento ao longo dos anos. Em 2010 a IBM comprou a empresa de software de marketing Unica por 480 milhões de dólares e, no mesmo ano, também comprou a provedora de software de análise de marketing Coremetrics. Em 2012 foi a vez de comprar a empresa de software de customer experience Tealeaf. A IBM não divulgou os termos financeiros da compra da Silverpop, que deverá se completar até o meio deste ano.
Em carta publicada no site da Silverpop, o CEO da companhia, Bill Nussey, celebrou a compra dizendo que "desde o meu primeiro encontro com a IBM ficou claro que nós compartilhamos uma visão similar sobre o futuro do marketing - ambos acreditamos no poder de entender os consumidores como indivíduos e de usar isso para entregar experiências de consumo fantásticas".
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