O Facebook mostrou um novo visual para a rede social em março do ano passado. Ele foi abandonado por um motivo inesperado: os usuários da rede social ainda usam monitores antigos e de baixa resolução.
A verdade é que depois de mais de um ano, nem todos os usuários chegaram a ver o tal design. Ele trazia fotos muito maiores do que antes, além de uma barra escura com o chat no canto esquerdo da tela.
Este ano, a empresa mostrou um novo visual. Muito mais parecido com o antigo e com fotografias muito menores. A pergunta ficou no ar: por que o Facebook deixaria um visual moderno de lado para abraçar novamente uma adaptação do que é visto desde 2007?
Julie Zhuo, a chefe de design de produtos do Facebook, explicou em um post em seu blog. “Monitores pequenos e com resolução baixa são mais comuns ao redor do mundo do que monitores de alta resolução da Apple ou da Dell”, ela explica. “O design que testamos não funcionou muito bem em netbooks de 10 polegadas”, completa Zhuo.
De acordo com a designer, o produto anterior era melhor para os lucros da empresa. Mas não seria justo entregar uma experiência pior para a maioria dos usuários por isso.
O texto de Zhuo foi uma resposta a uma postagem do empreendedor Dustin Curtis. Em seu blog, ele afirmou ter ouvido de pessoas do Facebook que o novo visual foi deixado de lado por questões de navegação. De acordo com ele, os internautas gostavam tanto do novo feed de notícias, que deixavam de usar o restante da rede.
“Isso é sobre desenhar algo que funciona para milhares de milhões de pessoas que usam o Facebook todo dia, ao redor do mundo e em qualquer tipo de computador”, afirma Zhuo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário