Bruno Romani
Além de pintar a rua, colecionar figurinhas e sair mais cedo do trabalho, ano de Copa do Mundo também é ano de trocar de televisão.
"Diferentemente de em outros países, o consumidor brasileiro se prepara para a Copa", diz Camila dos Santos, analista do mercado de TVs local da consultoria GfK.
"No último mundial, por exemplo, as vendas na Espanha aumentaram conforme a seleção do país ia avançando no torneio. No Brasil, as vendas acontecem antes de começar." A consultoria projeta o crescimento do mercado brasileiro de TVs neste ano entre 17% e 19%. Em 2013, as vendas cresceram 15,1%.
E a maioria das vendas fica concentrada no primeiro semestre, época que antecede o torneio. Fabricantes e varejistas apontam para uma "sazonalidade invertida" em ano de Copa do Mundo.
Em um ano sem o torneio, 40% das vendas de TV acontecem no primeiro semestre e 60% no segundo semestre. Neste ano, os números se inverterão. "É como se as pessoas antecipassem as compras de Natal para ver a Copa", explica Rogério Molina, gerente geral de televisores da LG Electronics do Brasil.
Mas não é só o mundial que contribui para as vendas -as taxas de crescimento estão em dois dígitos percentuais há alguns anos e assim devem permanecer. "O Brasil apresenta taxas semelhantes às de mercados maduros quando passaram pela transição dos aparelhos de tubo para as telas finas e da substituição do sinal analógico pelo digital", afirma Santos.
As telas grandes devem ser uma das febres do mundial. No primeiro trimestre deste ano, as TVs de 50 polegadas dobraram sua participação no mercado em relação ao mesmo período de 2013.
Antes de comprar, porém, verifique os prazos de entrega. Em algumas lojas on-line, a espera pode chegar a até 40 dias, o que significa receber o aparelho novo apenas depois do final da Copa do Mundo. Em lojas físicas o tempo de espera é mais curto.
TIPOS DE TORCEDOR
Além da variedade nos tamanhos de tela, o mercado conta neste ano com diferentes tecnologias e recursos, como não vistos antes: plasma, LED, Oled, 3D, 4K, smart TVs.
As opções atendem diferentes perfis. Assim, não há modelo campeão e sim aquele que melhor se encaixa ao seu estilo de ver a Copa.
Você pode ser o "amigão da galera", que precisa de uma tela gigante para atender a dezenas de amigos. Ou o "comentarista de internet" -aquele que não abre mão das redes sociais para dar pitaco. Ou algum dos outros cinco tipos de torcedores que selecionamos nesta edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário