A fabricante vai contratar em tempo integral 30 hackers para encontrar e bloquear as vulnerabilidades do software que controla seus carros high-tech
A fabricante de carros elétricos Tesla Motors, baseada no Silicon Valley, quer usar especialistas em segurança digital para hackear seus veículos. Nos próximos meses, a empresa vai contratar 30 hackers, para trabalhar em tempo integral, descobrindo e corrigindo possíveis vulnerabilidades no software que controla seus carros sofisticados.
"Nosso time de segurança está concentrado em garantir tecnologia de segurança avançada para nossos carros conectados", diz um porta-voz da empresa. O foco das contratações "definir novos padrões de segurança e criar novos recursos para carros conectados que não existem atualmente na indústria automobilística. As posições são em tempo integral e vamos ter também oportunidades para estagiários", diz o porta-voz.
Os mais conectados
Os carros da Tesla estão entre os veículos mais conectados da indústria. Suas baterias, transmissão, motores, controle de temperatura, travas de portas e sistema de entretenimento podem ser todos acessados remotamente via internet. Nesse sentido, a empresa tem muito a perder se tiver problemas de conectividade, daí o investimento num time especializado que impeça eventuais ataques remotos aos seus carros.
Especialistas em segurança mostraram recentemente que é possível hackear os controles eletrônicos de um carro e assumir o controle de áreas vitais do veículo, como navegação, freios e aceleração.
Hall da fama
A Tesla está entre os fabricantes de carros que tem sido mais proativos no sentido de atacar os problemas de segurança potenciais. Ela era a única montadora presente na conferência de segurança Def Con, em Las Vegas, e seu executivo da área de segurança aproveitou para mostrar o relatório mais recente da companhia sobre vulnerabilidades e recrutar alguns novos membros para seu time.
A empresa diz que tem uma política de não tomar medidas legais contra pesquisadores que tentem invadir seus carros desde que eles concordem em informar abertamente como o ataque pode ser feito e onde estão as vulnerabilidades, bem como concordem de boa fé em evitar destruição de dados e violação de privacidade. Ela tem oferecido recompensas para hackers que descubram brechas sérias em seu software.
A empresa mantém, inclusive, um Hall da Fama, onde apresenta a lista de 20 pesquisadores de segurança que descobriram e informaram para a empresa vulnerabilidades em seus software.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário