Avessa a lançamentos beta, empresa abre exceção para apresentar conceito de potal multiplataforma, personalizado, agregador de conteúdos, produtos e serviços
Entra no ar nesta segunda-feira, 8/9, a versão beta do portal MSN, da Microsoft. Você leu direito: beta. A empresa decidiu estender os testes do novo portal, antes restritos apenas aos funcionários Microsoft, para todos os usuários, com o objetivo de medir a aceitação às mudanças propostas, que não são poucas. A intenção é implementar o conceito multiplataforma e transformar o portal em um hub de conteúdos, produtos e serviços Microsoft, com navegação horizontal, além da vertical e maior destaque para os parceiros, totalmente personalizado.
Quem clicar no app MSN a partir do Windows 8 será convidado a experimentar a versão beta e contribuir para os ajustes necessários. "As duas versões ficarão no ar até o lançamento oficial da nova versão, ainda sem data definida", comenta Andrea Fornes, Executive Producer for Applications and Media Publishing da Microsoft Brasil. "A gente vai colocar um teto, para que não haja uma migração em massa", explica.
O foco principal é ajudar as pessoas a realizarem tarefas na Internet a partir do consumo de conteúdo. Por isso, para ter uma melhor experiência no novo portal, o usuário precisa estar logado com sua conta Microsoft. Assim, todas as customizações feitas na Web se refletirão também nas plataformas móveis, através dos APPs e, futuramente, no Xbox. O conteúdo assumirá formatos diferenciados e cada uma das plataformas.
"O leitor poderá escolher os canais que estarão no topo da página, logo abaixo dos destaques rotativos, de acordo com o seu interesse de leitura naquele dia, semana ou mês", explica a executiva. Além disso, terá acesso a serviços Microsoft sem sair do portal. "A maioria dos canais tem serviços associados. Viagem inclui a possibilidade de compra de pacotes. Culinária, o envio da lista de ingredientes de determinada receita diretamente para o smartphone, para não esquecer de comprá-los na próxima ida ao supermercado.
São 10 canais principais na barra de navegação, com sub-canais também disponíveis para a experiência de personalização. "Minha home nunca vai ser igual à sua home", afirma Andrea Fornes. "Personalização sempre foi um negócio chato, engessado. Aqui não. É bem dinâmica e fácil", diz.
Além disso, serviços Microsoft (Outlook, Ofice, OneNote, OneDrive, Skype, além do Bing) e redes sociais estão todos ao alcance de um clique.
Cada canal promovido na primeira página tem dois scrolls horizontais. Então, sem onerar muito o tamanho da home é possível dar acesso a um número maior de conteúdos. Cada canal funciona como um portal exclusivo daquele conteúdo.
Todas as seções do portal terão sua versão em aplicativos móveis, inicialmente para Windows Phone, mas após o lançamento oficial também para as plataformas Android e iOS.
"A gente está querendo se descolar dessa categoria portal, por acreditar que ela não serve mais às pessoas", afirma Andre Fornes, lembrando que os portais hoje acabam escondendo o conteúdo desejado no "saco de gatos" de conteúdos disponibilizados. "A intenção é nos posicionarmos como um distribuidor de conteúdo, exibindo mais o conteúdo dos parceiros, direcionando o usuários para os respectivos sites", diz ela. Ao lado de cada reportagem migrada para o MSN pelo parceiro, há uma lista de outras reportagens linkadas diretamente para o respectivo site, gerando tráfego para ele. "A ideia é valorizar o poder dos provedores de conteúdo parceiros".
A Microsoft trabalhou um ano para a reformulação do serviço MSN, que reflete todo o conceito multiplataforma por trás do Windows 8 e das ferramentas de produtividade. "Tudo isso chega agora ao conteúdo", explica Andrea Fornes.
No Brasil, o MSN tem hoje 35,5% de alcance entre os portais, com 6,5 milhões de usuários únicos por dia e 1 bilhão de page views por mês, de acordo com dados da própria Microsoft.
De acordo com dados sobre usuários únicos por dia da ComScore de maio de 2014, o MSN Entretenimento é o mais acessado do Brasil em sua categoria (3.993 milhões usuários únicos diários), enquanto o MSN Esportes e MSN Moda/Beleza figuram na terceira e quarta colocação de suas categorias respectivamente (1.180 milhões e 441 mil usuários únicos por dia).
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