Pessoas próximas ao assunto afirmam que o acordo foi assinado recentemente, após meses de negociação acirrada, e que o lançamento deve ocorrer em semanas.
O YouTube, controlado pelo Google, já fechara com as três grandes gravadoras: Universal, Sony e Warner. Mas, para ter um catálogo completo, precisava da Merlin, que representa 20 mil selos independentes e inclui artistas como Adele e Arctic Monkeys.
"Um dos últimos obstáculos importantes para levar o serviço ao mercado foi removido", disse Mark Mulligan, analista da Midia Research.
Valerie Macon - 24.fev.13/AFP
A consultoria prevê que o faturamento mensal com as assinaturas chegue a US$ 500 milhões em um ano -o mercado de música gravada gira US$ 15 bilhões por ano.
O novo serviço permitirá aos usuários ouvir música e assistir a vídeos sem interrupções publicitárias mediante o pagamento de uma taxa mensal, além de armazenar música na memória cache para ouvir mais tarde off-line.
A empreitada deve mudar a relação do YouTube com a indústria musical. A plataforma, com 1 bilhão de usuários, era vista como meio de promover artistas, e não como fonte autônoma de receita.
Desde que foi adquirido pelo Google, em 2006, o YouTube pagou mais de US$ 1 bilhão à indústria da música em acordos de licenciamento.
O valor é apenas metade do que o serviço sueco Spotify, com uma base de 12,5 milhões de assinantes, pagou em direitos autorais até hoje.
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