O YouTube fechou acordo para licenciar músicas de milhares de gravadoras independentes representadas pela agência de direitos autorais Merlin, abrindo caminho para lançar um serviço de música por assinatura que concorrerá com Spotify, Deezer e Beats Music, da Apple.
Pessoas próximas ao assunto afirmam que o acordo foi assinado recentemente, após meses de negociação acirrada, e que o lançamento deve ocorrer em semanas.
O YouTube, controlado pelo Google, já fechara com as três grandes gravadoras: Universal, Sony e Warner. Mas, para ter um catálogo completo, precisava da Merlin, que representa 20 mil selos independentes e inclui artistas como Adele e Arctic Monkeys.
"Um dos últimos obstáculos importantes para levar o serviço ao mercado foi removido", disse Mark Mulligan, analista da Midia Research.
Valerie Macon - 24.fev.13/AFP
A consultoria prevê que o faturamento mensal com as assinaturas chegue a US$ 500 milhões em um ano -o mercado de música gravada gira US$ 15 bilhões por ano.
O novo serviço permitirá aos usuários ouvir música e assistir a vídeos sem interrupções publicitárias mediante o pagamento de uma taxa mensal, além de armazenar música na memória cache para ouvir mais tarde off-line.
A empreitada deve mudar a relação do YouTube com a indústria musical. A plataforma, com 1 bilhão de usuários, era vista como meio de promover artistas, e não como fonte autônoma de receita.
Desde que foi adquirido pelo Google, em 2006, o YouTube pagou mais de US$ 1 bilhão à indústria da música em acordos de licenciamento.
O valor é apenas metade do que o serviço sueco Spotify, com uma base de 12,5 milhões de assinantes, pagou em direitos autorais até hoje.
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