Helton Simões Gomes
Empresa do microblog de 140 caracteres inaugura nova sede em SP.
Para engajar novos adeptos, Twitter vai implantar meios de apresentar site.
Para engajar novos adeptos, Twitter vai implantar meios de apresentar site.
Twitter inaugura nova sede da empresa em São Paulo.
Dois anos depois de chegar ao Brasil, o Twitter inaugurou sua nova casa em São Paulo, nesta quarta-feira (26). Nesse meio tempo, o microblog do passarinho azul viu seus usuários brasileiros voarem dos computadores para celulares e tablets: mais de 70% acessam a rede por meio de dispositivos móveis. Enquanto vê sua audiência se tornar crescer cada vez mais móvel, o Twitter prepara novas formas de mostrar aos novos adeptos como usar o serviço.
Guilherme Ribenboim, diretor geral do Twitter no
Brasil.
Em 2012, quando o Twitter pousou em território brasileiro, o volume de usuários móveis estava na casa dos 40% do total. Não há um único motivo para a revoada dos brasileiros, um dos cinco maiores públicos no microblog, rumo aos dispositivos móveis, comenta Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil. De lá para cá, diz, o microblog planou na debandada dos consumidores que abandonaram celulares convencionais e os substituíram por smartphones. A virada no mundo dos aparelhos móveisl no Brasil ocorreu em agosto de 2013.
Contou também a utilização do Twitter como caixa de ressonância de programas transmitidos pela TV. “O Twitter é o maior sofá do mundo”, brinca o executivo. A aproximação levou o microblog a fazer uma parceria com o Ibope. A partir do primeiro trimestre de 2015, a audiência de programas ganhará um novo componente: além do número de residências, a empresa disponibilizará também o número de tuítes publicados a cada minuto sobre uma atração televisiva.
'Eleição é final de Copa'
Para se diferenciar de outras redes sociais, como Facebook, LinkedIn e mesmo o Instagram, o Twitter bate na tecla de que as conversas travadas pela plataforma acompanham os acontecimentos no mundo real e se dão de forma instantânea. “A gente vê ainda o amadurecimento do Twitter como uma rede de interesse. As pessoas usando o Twitter numa fila de banco, no carro em um engarrafamento, ou em casa checando conteúdos em tempo real”, diz Ribenboim.
O executivo pondera, porém, que esses ventos que sopraram as asas dos brasileiros sacudiram também o resto do mundo. Tanto é que 80% dos usuários ativos do site se conectam via celular. “A diferença está no conteúdo.” Nesse sentido, o ano para o microblog no Brasil não poderia ter sido melhor. Durante o primeiro semestre, as conversas foram dominadas pela expectativa em relação à realização da Copa do Mundo no Brasil. Já o restante do ano até agora foi dominado por comentários sobre o campeonato e as eleições presidencial e para renovar os legislativos estadual e federal. Enquanto o evento global gerou 672 milhões de tuítes, o outro, com foco nacional, foi mote para 39,8 milhões de mensagens. “A gente brinca que a eleição foi uma final de Copa do Mundo.”
Novos usários
Durante a abertura do escritório em São Paulo, a equipe de executivos comentou ainda as estratégias para mostrar a novos usuários logo de cara as utilidades da plataforma. A partir do ano que vem, os novos inscritos no site terão acesso a uma timeline preenchida com tuítes de contas mais populares. Hoje em dia, eles têm de seguir perfis antes de começarem a ver mensagens em suas páginas. Com isso a rede pretende reverter o quadro de ter pouco mais de meio bilhão de perfis inscritos, mas 284 milhões de usuários ativos.
Brasil.
Em 2012, quando o Twitter pousou em território brasileiro, o volume de usuários móveis estava na casa dos 40% do total. Não há um único motivo para a revoada dos brasileiros, um dos cinco maiores públicos no microblog, rumo aos dispositivos móveis, comenta Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil. De lá para cá, diz, o microblog planou na debandada dos consumidores que abandonaram celulares convencionais e os substituíram por smartphones. A virada no mundo dos aparelhos móveisl no Brasil ocorreu em agosto de 2013.
Contou também a utilização do Twitter como caixa de ressonância de programas transmitidos pela TV. “O Twitter é o maior sofá do mundo”, brinca o executivo. A aproximação levou o microblog a fazer uma parceria com o Ibope. A partir do primeiro trimestre de 2015, a audiência de programas ganhará um novo componente: além do número de residências, a empresa disponibilizará também o número de tuítes publicados a cada minuto sobre uma atração televisiva.
'Eleição é final de Copa'
Para se diferenciar de outras redes sociais, como Facebook, LinkedIn e mesmo o Instagram, o Twitter bate na tecla de que as conversas travadas pela plataforma acompanham os acontecimentos no mundo real e se dão de forma instantânea. “A gente vê ainda o amadurecimento do Twitter como uma rede de interesse. As pessoas usando o Twitter numa fila de banco, no carro em um engarrafamento, ou em casa checando conteúdos em tempo real”, diz Ribenboim.
O executivo pondera, porém, que esses ventos que sopraram as asas dos brasileiros sacudiram também o resto do mundo. Tanto é que 80% dos usuários ativos do site se conectam via celular. “A diferença está no conteúdo.” Nesse sentido, o ano para o microblog no Brasil não poderia ter sido melhor. Durante o primeiro semestre, as conversas foram dominadas pela expectativa em relação à realização da Copa do Mundo no Brasil. Já o restante do ano até agora foi dominado por comentários sobre o campeonato e as eleições presidencial e para renovar os legislativos estadual e federal. Enquanto o evento global gerou 672 milhões de tuítes, o outro, com foco nacional, foi mote para 39,8 milhões de mensagens. “A gente brinca que a eleição foi uma final de Copa do Mundo.”
Novos usários
Durante a abertura do escritório em São Paulo, a equipe de executivos comentou ainda as estratégias para mostrar a novos usuários logo de cara as utilidades da plataforma. A partir do ano que vem, os novos inscritos no site terão acesso a uma timeline preenchida com tuítes de contas mais populares. Hoje em dia, eles têm de seguir perfis antes de começarem a ver mensagens em suas páginas. Com isso a rede pretende reverter o quadro de ter pouco mais de meio bilhão de perfis inscritos, mas 284 milhões de usuários ativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário