quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

INFO Online - - Mercado - Notícias - Smartphones da Nokia com Windows demoram a decolar

INFO Online- Mercado - Notícias - Smartphones da Nokia com Windows demoram a decolar 


Helsinki- Os ansiosamente esperados telefones da Nokia com plataforma Windows podem ter chegado tarde na guerra dos smartphones dominada por Apple e Google, apesar das críticas positivas dos especialistas.
Seu primeiro modelo Windows, o Lumia 800, atraiu pouco interesse dos consumidores, contando com apenas 2 por cento da preferência de europeus à procura de um smartphone, de acordo com uma pesquisa da Exane BNP Paribas.
Analistas disseram que não há nada particularmente errado com o dispositivo, além de um problema de software em alguns aparelhos que afeta a duração da bateria, mas os consumidores simplesmente não foram fisgados.
Os smartphones que utilizam o software da Microsoft possuem apenas 2 por cento de participação de mercado, comparados com 50 por cento do sistema operacional Android, do Google, e de 15 a 20 por cento da Apple.
"Não há muito espaço sobrando para um terceiro ecossistema. O mercado de smartphones está se consolidando rapidamente", disse Pierre Ferragu, analista da Bernstein.
As ações da Nokia caíram mais de 20 por cento desde 26 de outubro, data do lançamento do novo telefone, com os investidores temendo que a Nokia seja incapaz de reaver o market share que perdeu nos últimos anos para concorrentes como a Apple.
Os telefones que utilizam o Symbian, antigo software da Nokia, que foi liquidado a favor da Microsoft, ainda estão em circulação e superam em vendas os telefones com Windows.
Mas, à medida que a Nokia continua mudando para o Windows, as vendas do Symbian têm espaço para decepcionar mais nos próximos trimestres e alguns analistas estão alertando sobre dividendos mais baixos e lucro mais fraco que o esperado à frente.
Primeiro Passo?
Representantes da Nokia defenderam o Lumia, e um porta-voz disse que há um "momento positivo", embora não tenha fornecido dados para respaldar a afirmação.
Há analistas que afirmam que as preocupações sobre o futuro da companhia finlandesa estão precificados nas ações, embora a companhia tenha forte posição de caixa e algumas boas patentes que podem atrair interessados.
"Com os atuais e futuros modelos (de aparelhos), a Nokia pode retomar market share tanto no mercado de smartphones quanto no mercado de telefones básicos", disse Jari Honko, do Swedbank. "O preço atual das ações não levam em consideração qualquer recuperação da posição de mercado da Nokia".


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

2i2p » Política 2.0: “a comunidade é a mensagem”

Política 2.0: “a comunidade é a mensagem”

A Internet e as mídias sociais tornaram-se catalisadores e agentes de disseminação de informações e formação de uma nova esfera pública, uma esfera altamente conectada, onde é possível o diálogo e o intercâmbio de dados entre diferentes atores sejam cidadãos ou instituições. Muda a qualidade desta relação, disse professor Roberto Grandi durante a abertura do encontro denominado Política 2.0? Desafios e oportunidades do local ao global , realizado em 28 de novembro de 2011, pelo curso de Ciências da Comunicação da Universidade de Bolonha .

Assim começa o post de Antonella Napolitano , que esteve presente ao encontro, representando o Personal Democracy Forum . E prossegue, ainda referindo-se à fala do professor Grandi : há uma hibridação de modelos, de espaço social, de modos de ação. Uma relação que ignora o intermediário usual (mídia tradicional) e encontra novos intermediários, com novas formas organizacionais, borrando cada vez mais os limites entre discurso privado e discurso público.

Antonella Napolitano expõe algumas idéias discutidas nesse encontro:

Abertura versus fechamento: nem tudo é aberto, nem tudo é fechado quando se fala de redes sociais. “O Facebooké um sistema fechado, o Twitter é aberto“, disse Nicola Bruno . Abrir o sistema com APIs é a chave de um modelo que pode ser também metáfora do funcionamento dos movimentos dos últimos anos – sem um líder ou “sem cabeça”.

Movimentos sem cabeça: os movimentos que surgem em tempos de redes sociais usam a mídia social e a ação coletiva para repensar os limites e atravessá-los, com as mídias sociais apoiando a criação de modelos de organização, mas também um novo paradigma de expressão e da história, real e coletiva. Uma estrada traçada que inventa e inventará novas formas que ainda não imaginamos. Para resumir, Napolitano cita uma frase de Douglas Rushkoff : “Ocupar Wall Street não é apenas um protesto, é um protótipo“.

Online/Offline: os novos movimentos usam as mídias sociais para agir e coordenar, mas o sucesso é também determinado pela mistura de online com offline. Isto é demonstrado pelos movimentos dos Indignados e do Ocupa Wall Street. Eles não são os primeiros nem os únicos movimentos desse tipo, mas conseguiram ser seguidos e tiveram sucesso e cobertura. Uma chave é a contínua relação “física” na praça, na assembléia, para discutir e olharem-se uns para os outros. E ainda falam do virtual?, diz Napolitano.

Repensar a liderança: Essa mudança significa o fim da liderança do movimento? A liderança está sendo repensada e renegociada. Falando na perda do controle, essa é uma lição que o jornalismo e a diplomacia já estão aprendendo na prática.

Concluindo seu post, Antonella Napolitano cita, entre outras, a ótima frase de Augusto Valeriani : “A comunidade é a mensagem”.

G1 - Empresas fecham parceria e vendem banda larga pré-paga por R$ 1,99 - notícias em Tecnologia e Games

20/12/2011 17h17 - Atualizado em 20/12/2011 17h17
Empresas fecham parceria e vendem banda larga pré-paga por R$ 1,99


Valor vale para o acesso ilimitado durante um dia.
Intel, Magazine Luiza e TIM se uniram para lançar promoção.

TIM, Magazine Luiza e Intel anunciaram, nesta terça-feira (19), uma parceria para disponibilizar internet banda larga pré-paga para computadores que funcionam com processador Intel.

Segundo a empresa, a conexão vai sair por R$ 1,99 por dia, para acesso ilimitado –a internet só será cobrada de o usuário acessá-la.

Em comunicado enviado a imprensa, a Intel explica que os computadores serão comercializados pelo Magazine Luiza e virão acompanhados de um modem para ter acesso à conexão pré-paga 3G da TIM. Os preços do kit vaiam de R$ 899 a R$ 1190.

Segundo a Intel, o produto vendido trará facilidades para quem está comprando seu primeiro computador, como aplicativos e um DVD com conteúdo educativo. Os usuários poderão aprender a fazer tarefas simples no computador, como criar listas de contatos ou fazer um download pela internet.

O Magazine Luiza começa a vender os conjuntos a partir do próximo final de semana em suas lojas das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba e pelo site Magazineluiza.com.br. Serão vendidos computadores de mesa e notebook.

TI INSIDE Online - Governo está trabalhando para levar internet banda larga a todo o país, diz Dilma

Governo está trabalhando para levar internet banda larga a todo o país, diz Dilma

terça-feira, 20 de dezembro de 2011, 16h07


O governo federal está trabalhando a todo vapor para levar internet em banda larga a todos os municípios até 2014, informou a presidente Dilma Rousseff na coluna “Conversa com a Presidenta”, publicada nesta terça-feira, 20. Segundo ela, a meta é elevar para 60% o total de casas com acesso rápido à rede mundial de computadores. Hoje, apenas 27% dos domicílios têm internet.

"Com o Programa Nacional de Banda Larga e a participação da Telebras, vamos levar as conexões de internet para áreas mais afastadas, para as cidades do interior do Brasil, incluindo a Amazônia, onde as empresas de telefonia ainda não oferecem o serviço", disse.

Ela explicou ainda que o governo já reduziu à metade o preço médio das assinaturas, que antes era de R$ 70 e agora está em R$ 35, para uma velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps). Além disso, a Anatel fará um novo leilão para permitir que todas as áreas rurais do Brasil contem com serviços de telefonia e conexão à internet.

TI INSIDE Online - Aprovada a criação de indicador de inclusão digital


Aprovada a criação de indicador de inclusão digital

terça-feira, 20 de dezembro de 2011, 10h27










A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o Projeto de Lei 7351/10, do deputado Roberto Britto (PP-BA), que institui o Índice Brasileiro de Inclusão Digital (Ibid), com o objetivo de medir o grau de participação do cidadão, de empresas e dos governos na sociedade da informação. Conforme a proposta, os dados que vão compor o índice serão definidos e coletados pelo Poder Público por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e divulgados trimestralmente.

Os dados do ibid, de acordo com o projeto, deverão abranger informações como o grau de utilização de recursos de informática pelo cidadão, com vistas a acessar e utilizar redes de computadores, inclusive a internet; o uso da informática no setor privado e a oferta de bens e serviços por meio do comércio eletrônico; a utilização da informática, a oferta de serviços e informações ao cidadão por redes de computadores, inclusive a internet; e a promoção da transparência no exercício de suas atividades, pelos órgãos e entidades da administração pública federal, direta ou indireta, inclusive as fundações e demais organizações sob o controle direto ou indireto da União, dos estados e municípios.

O relator na comissão, deputado Francisco Floriano (PR-RJ), defendeu a aprovação da matéria. Ele ressaltou que o sucesso de políticas públicas de massificação da internet depende da implantação de formas de coleta de dados e aferição de resultados. "Essa sistemática assegura o contínuo aperfeiçoamento do processo e confere transparência às ações implementadas pelo Poder Público." Na opinião do parlamentar, o indicador contribuirá também para auxiliar os gestores públicos na gestão do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL – Decreto 7.175/10), para redefinir metas e avaliar a eficácia das medidas adotadas.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

TI INSIDE Online - Microsoft desenvolve rede social para estudantes

Microsoft desenvolve rede social para estudantes


A Microsoft confirmou nesta semana que irá lançar uma rede social, informação que veio à tona em julho deste ano . A So.cl permitirá aos estudantes a troca de conteúdo em um ambiente virtual da sala de aula. O projeto experimental será disponível a princípio para alunos de três universidades norte-americanas, em Washington, Syracuse e Nova York.

A intenção da empresa é estender as experiências educacionais e repensar o modo de aprendizado e comunicação. A rede irá propor um conteúdo holístico e irá suportar fotos, texto, áudio e vídeo. Curiosamente, a So.cl funciona como um aplicativo do Facebook, sem requerer um cadastro próprio.

De acordo com a Microsoft, a So.cl começou quando membros de seu laboratório de pesquisas Fuse começaram a observar como redes como o Facebook e o Twitter são utilizadas no buscador da empresa, o Bing. Eles começaram a rastrear os endereços dos resultados de buscas que mais eram compartilhados nas redes sociais, por exemplo, e mapearam como as notícias e informações eram espalhadas. “Começamos a pensar como podemos criar uma experiência em torno disso”, afirmou a gerente geral do Fuse Labs, Lili Cheng, enfatizando o objetivo da rede. “Os projetos do passado focam na experiência do usuário em compartilhar conteúdo. Na So.cl, há uma mudança para a colaboração e a conexão das pessoas com interesses comuns”, finalizou.

Folha.com - Tec - Google prepara óculos com realidade aumentada, diz site - 21/12/2011

21/12/2011 - 07h51
Google prepara óculos com realidade aumentada, diz site

DE SÃO PAULO

Dentro do secreto laboratório Google X , ideias futuristas não são novidades. Segundo o "New York Times", a empresa estaria trabalhando em periféricos que entrariam em contato com smartphones com Android . Mas o 9to5Google vai além e diz que o projeto secreto envolve um óculos com realidade aumentada associado a serviços de localização do Google.

Apple e Google trabalham em aparelhos para usarmos como roupa
Segundo o 9to5Google, a mudança do cientista Richard DuVaul da Apple para o Google, em junho, indica o novo caminho. Ele é especializado em telas para utilização em frente aos olhos e que exibem dados, as chamadas HUDs (heads-up displays).

Reprodução

HUD (heads-up display) em cena do seriado "O Exterminador do Futuro: Crônicas de Sarah Connor"
As informações do site indicam que é nisso que o Google investe no momento, e protótipos já estão sendo testados.

Apesar de ter botões, o aparelho poderia se passar por um par de óculos comum. Em vez de vidro, porém, ele teria telas transparentes de LCD ou LED para exibir informações direto nos olhos do usuário. Com a realidade aumentada, os óculos poderiam exibir diversas informações baseado em localização, imagem e texto.

G1 - Notícias em Tecnologia e Games - Hackers chineses invadem sistemas da Câmara de Comércio dos EUA



Novo acordo Google-Mozilla ameaça Internet Explorer


por Mauricio Moraes


O Google e a Fundação Mozilla renovaram o acordo que define o buscador como padrão no Firefox. Pode ser o fim definitivo da era Internet Explorer.

O Firefox depende do dinheiro do Google para se sustentar. De acordo com o último balanço divulgado pela Mozilla, 98% da receita da organização vem das parcerias em buscas . E, embora haja uma “amizade” também com o Bing e Yahoo!, a maior parte dessa quantia vem mesmo é do Google. Os termos do acordo não foram divulgados , e a decisão demorou a ser anunciada. Isso mostra como a negociação foi dura, com direito até a ameaças veladas . No próximo balanço, saberemos se o porcentual de repasse do Google aumentou ou diminuiu. É bem provável que tenha aumentado.
 
Como se chegou a um entendimento, os desenvolvedores do Firefox terão tranquilidade para desenvolver o browser por mais três anos. Poderão, assim, trazer inovações e aprimorar recursos. Some isso ao crescimento do Chrome, que se tornou o segundo navegador mais usado no planeta, e fica fácil perceber que o Internet Explorer tem grandes chances de perder a liderança em dois anos. Juntos, Chrome e Firefox já detêm a maior parcela do mercado, de acordo com o Statcounter (51% do total) . Isso aumentará nos próximos anos.
 
O Chrome mantém-se em uma curva de crescimento desde que foi anunciado. Já o Firefox, que estava com 30% do mercado, começou a declinar em abril deste ano. Bugs frequentes e falta de recursos atraentes estão entre as razões para que o navegador começasse a perder usuários. Com a nova injeção de recursos do Google, a situação poderá ser revertida. Os dias de supremacia do Internet Explorer estão contados.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

IT Careers - Convergência Digital - Fundação Telefônica reúne educadores na Campus Party 2012



IT Careers - Convergência Digital - Fundação Telefônica reúne educadores na Campus Party 2012:



http://maximalstudio.com.br/wp-content/uploads/2012/01/blog_cp2012_5901.jpg

Pela primeira vez no Brasil, a Fundação Telefônica vai promover o EducaParty, ação totalmente voltada para a educação dentro da Campus Party. Um total de 250 educadores estarão em São Paulo entre os dias 7 e 10 de fevereiro, para participar de atividades desenvolvidas especialmente para eles na Campus Party.

Serão convidados educadores de todo o país, entre professores de escolas públicas, Organizações Não-Governamentais e universidades, além de alunos de pedagogia e gestores públicos. Dentre as atividades planejadas, estão oficinas de aprendizagem com ferramentas da web e celulares e debates com especialistas.

“Nosso objetivo é integrar o tema da educação ao da cultura digital, promovendo a formação de uma rede de educadores interessados na temática da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação”, explica Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica no Brasil.

A Campus Party 2012 acontecerá no Anhembi, entre 6 e 12 de fevereiro. Mais informações em www.campus-party.com.br.

PC WORLD: Notícias - O que esperar dos tablets em 2012


Mais finos, mais leves, muitos mais poderosos e com novas opções de sistema operacional. Os tablets devem mudar bastante no próximo ano
Como serão os tablets no próximo ano? Esta categoria de aparelhos está saindo da infância e entrando na adolescência, o que significa que podemos esperar grandes mudanças à medida em que o design e os componentes evoluem. Também veremos novidades no campo dos sistemas operacionais, com a chegada do Android 4.0 “Ice Cream Sandwich” e o Windows 8. Como estas mudanças irão se manifestar? Vamos começar pelo design.
Mais finos e leves
No próximo ano você pode esperar que os tablets se tornem ainda mais finos e leves do que são hoje. Na verdade a mudança já começou: entre os modelos com telas de 10 polegadas um peso entre 550 e 590 gramas está se tornando o novo padrão (contra 680 a 725 gramas neste ano) e 7,6 a 10 milímetros é a tendência na espessura (contra 1,27 cm neste ano)
galaxytab_frente-360px.jpg
Tablets finos e leves como o Galaxy Tab 10.1 (8,6 mm, 565 gramas) são a tendência
Estes números tendem a ser ainda menores, especialmente depois que os fabricantes de aparelhos Android conseguirem ver o que a Apple está preparando para o iPad 3, que deve chegar às lojas em algum momento no primeiro trimestre de 2012.
E agora que a ânsia de colocar um primeiro tablet no mercado já passou, os fabricantes provavelmente irão começar a prestar mais atenção nos detalhes - qualidade de imagem, aparência do texto na tela, alto-falantes, portas infravermelhas para uso do tablet como um controle remoto - à medida em que tentam corrigir em 2012 os erros das primeiras tentativas em 2011. Continuaremos a ver uma ampla gama de tamanhos de tela, de 7 a 10.1 polegadas, simplesmente porque os consumidores ainda não demonstraram uma preferência, o que permitiria eliminar os tamanhos intermediários.
Além disso, continuaremos a ver uma redução nos preços, graças em parte a modelos como o Kindle Fire da Amazon - um tablet com tela de 7 polegadas que é vendido por US$ 199, o que estima-se que é pouco abaixo do preço de custo. O CEO da Nvidia espera que os preços de tablets equipados com seu processador Tegra 3 cheguem à casa dos US$ 299 em meados de 2012.
Processadores Quad-Core
A Nvidia lançou a plataforma Tegra 3 em Novembro. Previamente conhecida como “Projeto Kal-El”, ela é composta por um processador ARM Cortex A9 quad-core, mais um quinto núcleo de baixo consumo para tarefas secundárias (como reprodução de música) e uma GPU GeForce de 12 núcleos para gráficos 3D. Com processadores quad-core, os tablets devem se tornar mais poderosos e competir melhor com os atuais notebooks.
O ASUS Eee Pad Transformer Prime foi o primeiro tablet no mercado com um processador Tegra 3. Ele é uma evolução do Eee Pad Transformer lançado neste ano (com um processador Tegra 2 dual-core), e é mais fino e mais leve. A versão equipada com 32 GB de memória intena tem um preço sugerido de US$ 499.
Inicialmente a Nvidia terá um “monopólio” no mercado de processadores quad-core para tablets. A Qualcomm anunciou que os primeiros modelos quad-core de seus processadores Snapdragon só estarão disponível na segunda metade de 2012, com a chegada do Snapdragon S4. A empresa já mencionou o uso de seus chips em tablets com o Windows 8. Enquanto isso a Freescale e a Texas Instruments também já anunciaram que terão processadores quad-core em 2012.
tegra3-360px.jpg

Nvidia Tegra 3: cinco processadores e uma poderosa GPU em um só chip

Esperamos ouvir mais sobre tablets usando processadores quad-core, tanto da Nvidia quanto de outros fabricantes, durante a CES 2012 em janeiro.
Telas com resolução mais alta
Com resolução de 1024 x 768 pixels, a tela do iPad 2 tem densidade de 132 pixels por polegada (ppi ou “pixels per inch”), enquanto concorrentes como o Toshiba Thrive de 7” terão tela com resolução de 1280 x 800 pixels e densidade de 225 ppi. Os pixels extras e densidade maior são importantes, porque ajudam a “suavizar” o texto ocultando os pontos que formam as letras. Quanto maior a densidade, mais "nítida" a imagem parece.
Há rumores persistentes de que a Apple está preparando uma nova tela de altíssima resolução com densidade similar à do iPhone 4S (330 ppi), para uso na próxima versão do iPad.
O sistema operacional é o que importa
Os sistemas operacionais para tablets evoluirão muito em 2012. Já sabemos que o Android 4 (codinome “Ice Cream Sandwich”) será o grande unificador entre os tablets (que atualmente usam o Android 3 “Honeycomb”) e smartphones (que usam o Android 2.3 “Gingerbread”) com o sistema da Google. A ASUS, por exemplo, já prometeu para os usuários do Transformer Prime um upgrade gratuito do sistema de seus tablets, com o Android 4 substituindo a atual versão 3.2.
Mas os reais benefícios e impacto do Ice Cream Sandwich em tablets ainda não são claros, já que no momento não há nenhum tablet com o sistema nas lojas. Além da ASUS, alguns outros fabricantes indicaram que tablets já no mercado serão atualizados, embora os detalhes ainda sejam vagos.
Mas o Android 4 não será a única novidade no mercado de sistemas operacionais para tablets em 2012. A Microsoft está preparando uma grande “festa” para o lançamento de seu Windows 8, e os tablets são uma grande parte dela.
Atualmente várias empresas oferecem tablets com o Windows 7, incluindo Dell, ExoPC, Fujitsu, Hewlett-Packard, Motion Computing, Samsung e Viewsonic, entre outras. Mas com preços a partir de US$ 650 e chegando até o dobro disso, os fabricantes tipicamente posicionam estas máquinas como ferramentas para o mercado corporativo, onde o Windows reina supremo e clientes costumam depender de software feito “sob medida” projetado especialmente para rodar sobre ele.
Os tablets com Windows continuam a ser um produto de nicho devido a seus preços mais altos, baixa autonomia de bateria e falta de um sistema operacional e aplicativos otimizados para uma tela de toque, mas esta situação deve mudar com o Windows 8.
A interface do novo sistema, que adota o design “Metro” do Windows Phone 7, é otimizada para o uso por toque. E em contraste ao atuais tablets com Windows 7, que usam processadores Atom da Intel, os tablets com Windows 8 poderão usar processadores ARM, que consomem menos energia e geram menos calor.
win8_start-360px.jpg

A interface "Metro" do Windows 8 é similar à usada no Windows Phone 7.5

Quando o assunto é compatibilidade total de dados, aplicativos e periféricos, nada se compara ao que um computador com Windows pode oferecer. Esta é uma vantagem significativa sobre aparelhos com Android e iOS que os aparelhos com o sistema da Microsoft deverão ser capazes de explorar. Tablets com o Windows 8 devem ser capazes de resolver problemas como compatibilidade de arquivos e aplicativos entre dispositivos, já que o usuário será capaz de rodar o mesmo software de seu tablet em qualquer PC compatível com o Windows 8.
Ainda não existe uma data definida para o lançamento do Windows 8, mas ouvimos rumores de que tablets com o sistema poderão chegar já em meados de 2012. No mínimo, tablets com Windows 8 mais baratos e equipados com processadores ARM devem sacudir um pouco o mercado.
Por fim, considerando que o iOS 5.0 foi recém-lançado, não esperamos grandes novidades relacionadas ao sistema operacional iOS durante o lançamento do iPad 3. Elas provavelmente serão reservados para a Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple, um evento para desenvolvedores tradicionalmente realizado em junho. Da mesma forma, quaisquer novidades sobre a próxima versão do Android, de codinome Jelly Bean, provavelmente só serão divulgadas durante a conferência Google I/O em abril.

G1 - Notícias em Tecnologia e Games - Brasil fechou novembro com 236,08 milhões de celulares, diz Anatel

No último ano foram habilitadas 38,54 milhões de novas linhas.
Segundo a Anatel, 81,65% dos celulares do país são pré-pagos.


O Brasil encerrou o mês de novembro com 236,08 milhões de linhas de celulares, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (19) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Nos últimos 12 meses, foram habilitados 38,54 milhões de acessos móveis, com crescimento de 19,51% em relação ao período anterior. Com isso, a chamada "teledensidade" no país chegou a 120,81 linhas a cada 100 habitantes.

Somente em novembro foram habilitadas 4,45 milhões de novas linhas. Segundo a Anatel, 81,65% dos celulares do país são pré-pagos (192,7 milhões) e 18,35%, pós-pagos (43,32 milhões). Do total, 38,83 milhões de linhas têm acesso à internet 3G.

O levantamento da Anatel também mostra que a Vivo se manteve na liderança do mercado, com 29,64% de participação, seguida de Tim (26,03%), Claro (25,09%) e Oi (18,92%).

INFO Online - Mercado - Notícias - Telefônica amplia clientes de banda larga popular


São Paulo - A Telefônica Brasil alcançou 1 milhão de clientes de banda larga popular, número que ganhou força com o início da oferta de serviços de Internet fixa no Estado de São Paulo dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), informou a companhia em comunicado nesta segunda-feira.
A companhia, através da Telefônica e da Vivo, oferece banda larga popular móvel e fixa em 229 cidades paulistas, número que deve chegar a 300 municípios ao longo do primeiro semestre de 2012, segundo a empresa.
O acordo fechado com o governo federal no fim de junho inclui a oferta de banda larga rápida a preços populares a 622 cidades do Estado.
O PNBL é um programa do governo federal que almeja popularizar a banda larga no Brasil, com abrangência em todo o país até 2014.
"A base de 1 milhão de clientes abrange os usuários que possuem planos com mensalidades nos patamares de preço indicados pelo PNBL (até 35,00 reais para Estados em que não há isenção de impostos e até 29,90 reais onde existe desoneração fiscal)", disse o comunicado.
O Plano de Banda Larga Popular do Estado de São Paulo está incluso nesta conta, disse a companhia.

PC WORLD - Notícias - O que esperar dos tablets em 2012

Mais finos, mais leves, muitos mais poderosos e com novas opções de sistema operacional. Os tablets devem mudar bastante no próximo ano

Como serão os tablets no próximo ano? Esta categoria de aparelhos está saindo da infância e entrando na adolescência, o que significa que podemos esperar grandes mudanças à medida em que o design e os componentes evoluem. Também veremos novidades no campo dos sistemas operacionais, com a chegada do Android 4.0 “Ice Cream Sandwich” e o Windows 8. Como estas mudanças irão se manifestar? Vamos começar pelo design.
Mais finos e leves
No próximo ano você pode esperar que os tablets se tornem ainda mais finos e leves do que são hoje. Na verdade a mudança já começou: entre os modelos com telas de 10 polegadas um peso entre 550 e 590 gramas está se tornando o novo padrão (contra 680 a 725 gramas neste ano) e 7,6 a 10 milímetros é a tendência na espessura (contra 1,27 cm neste ano)
galaxytab_frente-360px.jpg
Tablets finos e leves como o Galaxy Tab 10.1 (8,6 mm, 565 gramas) são a tendência
Estes números tendem a ser ainda menores, especialmente depois que os fabricantes de aparelhos Android conseguirem ver o que a Apple está preparando para o iPad 3, que deve chegar às lojas em algum momento no primeiro trimestre de 2012.
E agora que a ânsia de colocar um primeiro tablet no mercado já passou, os fabricantes provavelmente irão começar a prestar mais atenção nos detalhes - qualidade de imagem, aparência do texto na tela, alto-falantes, portas infravermelhas para uso do tablet como um controle remoto - à medida em que tentam corrigir em 2012 os erros das primeiras tentativas em 2011. Continuaremos a ver uma ampla gama de tamanhos de tela, de 7 a 10.1 polegadas, simplesmente porque os consumidores ainda não demonstraram uma preferência, o que permitiria eliminar os tamanhos intermediários.
Além disso, continuaremos a ver uma redução nos preços, graças em parte a modelos como o Kindle Fire da Amazon - um tablet com tela de 7 polegadas que é vendido por US$ 199, o que estima-se que é pouco abaixo do preço de custo. O CEO da Nvidia espera que os preços de tablets equipados com seu processador Tegra 3 cheguem à casa dos US$ 299 em meados de 2012.
Processadores Quad-Core
A Nvidia lançou a plataforma Tegra 3 em Novembro. Previamente conhecida como “Projeto Kal-El”, ela é composta por um processador ARM Cortex A9 quad-core, mais um quinto núcleo de baixo consumo para tarefas secundárias (como reprodução de música) e uma GPU GeForce de 12 núcleos para gráficos 3D. Com processadores quad-core, os tablets devem se tornar mais poderosos e competir melhor com os atuais notebooks.
O ASUS Eee Pad Transformer Prime foi o primeiro tablet no mercado com um processador Tegra 3. Ele é uma evolução do Eee Pad Transformer lançado neste ano (com um processador Tegra 2 dual-core), e é mais fino e mais leve. A versão equipada com 32 GB de memória intena tem um preço sugerido de US$ 499.
Inicialmente a Nvidia terá um “monopólio” no mercado de processadores quad-core para tablets. A Qualcomm anunciou que os primeiros modelos quad-core de seus processadores Snapdragon só estarão disponível na segunda metade de 2012, com a chegada do Snapdragon S4. A empresa já mencionou o uso de seus chips em tablets com o Windows 8. Enquanto isso a Freescale e a Texas Instruments também já anunciaram que terão processadores quad-core em 2012.
tegra3-360px.jpg

Nvidia Tegra 3: cinco processadores e uma poderosa GPU em um só chip

Esperamos ouvir mais sobre tablets usando processadores quad-core, tanto da Nvidia quanto de outros fabricantes, durante a CES 2012 em janeiro.
Telas com resolução mais alta
Com resolução de 1024 x 768 pixels, a tela do iPad 2 tem densidade de 132 pixels por polegada (ppi ou “pixels per inch”), enquanto concorrentes como o Toshiba Thrive de 7” terão tela com resolução de 1280 x 800 pixels e densidade de 225 ppi. Os pixels extras e densidade maior são importantes, porque ajudam a “suavizar” o texto ocultando os pontos que formam as letras. Quanto maior a densidade, mais "nítida" a imagem parece.
Há rumores persistentes de que a Apple está preparando uma nova tela de altíssima resolução com densidade similar à do iPhone 4S (330 ppi), para uso na próxima versão do iPad.
O sistema operacional é o que importa
Os sistemas operacionais para tablets evoluirão muito em 2012. Já sabemos que o Android 4 (codinome “Ice Cream Sandwich”) será o grande unificador entre os tablets (que atualmente usam o Android 3 “Honeycomb”) e smartphones (que usam o Android 2.3 “Gingerbread”) com o sistema da Google. A ASUS, por exemplo, já prometeu para os usuários do Transformer Prime um upgrade gratuito do sistema de seus tablets, com o Android 4 substituindo a atual versão 3.2.
Mas os reais benefícios e impacto do Ice Cream Sandwich em tablets ainda não são claros, já que no momento não há nenhum tablet com o sistema nas lojas. Além da ASUS, alguns outros fabricantes indicaram que tablets já no mercado serão atualizados, embora os detalhes ainda sejam vagos.
Mas o Android 4 não será a única novidade no mercado de sistemas operacionais para tablets em 2012. A Microsoft está preparando uma grande “festa” para o lançamento de seu Windows 8, e os tablets são uma grande parte dela.
Atualmente várias empresas oferecem tablets com o Windows 7, incluindo Dell, ExoPC, Fujitsu, Hewlett-Packard, Motion Computing, Samsung e Viewsonic, entre outras. Mas com preços a partir de US$ 650 e chegando até o dobro disso, os fabricantes tipicamente posicionam estas máquinas como ferramentas para o mercado corporativo, onde o Windows reina supremo e clientes costumam depender de software feito “sob medida” projetado especialmente para rodar sobre ele.
Os tablets com Windows continuam a ser um produto de nicho devido a seus preços mais altos, baixa autonomia de bateria e falta de um sistema operacional e aplicativos otimizados para uma tela de toque, mas esta situação deve mudar com o Windows 8.
A interface do novo sistema, que adota o design “Metro” do Windows Phone 7, é otimizada para o uso por toque. E em contraste ao atuais tablets com Windows 7, que usam processadores Atom da Intel, os tablets com Windows 8 poderão usar processadores ARM, que consomem menos energia e geram menos calor.
win8_start-360px.jpg

A interface "Metro" do Windows 8 é similar à usada no Windows Phone 7.5

Quando o assunto é compatibilidade total de dados, aplicativos e periféricos, nada se compara ao que um computador com Windows pode oferecer. Esta é uma vantagem significativa sobre aparelhos com Android e iOS que os aparelhos com o sistema da Microsoft deverão ser capazes de explorar. Tablets com o Windows 8 devem ser capazes de resolver problemas como compatibilidade de arquivos e aplicativos entre dispositivos, já que o usuário será capaz de rodar o mesmo software de seu tablet em qualquer PC compatível com o Windows 8.
Ainda não existe uma data definida para o lançamento do Windows 8, mas ouvimos rumores de que tablets com o sistema poderão chegar já em meados de 2012. No mínimo, tablets com Windows 8 mais baratos e equipados com processadores ARM devem sacudir um pouco o mercado.
Por fim, considerando que o iOS 5.0 foi recém-lançado, não esperamos grandes novidades relacionadas ao sistema operacional iOS durante o lançamento do iPad 3. Elas provavelmente serão reservados para a Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple, um evento para desenvolvedores tradicionalmente realizado em junho. Da mesma forma, quaisquer novidades sobre a próxima versão do Android, de codinome Jelly Bean, provavelmente só serão divulgadas durante a conferência Google I/O em abril.

Olhar Digital: Mozilla libera download do Firefox 9

Olhar Digital: Mozilla libera download do Firefox 9:

Nova versão do navegador conta com recurso para acelerar execução de Javascripts e correções de falhas de segurança

A nona versão do Firefox já está disponível para download. A atualização do navegador mantém a política de pequenas mudanças e lançamentos rápidos, adotada pela empresa no lançamento do Firefox 5, em junho.

A antiga versão saiu no começo de novembro e, menos de dois meses depois, a companhia já disponibilizou um novo download. O Firefox 9 traz pequenas atualizações como um novo recurso para acelerar a execução de Javascripts, além das tradicionais correções de falhas de segurança. A interface segue idêntica às últimas versões do browser, sem mudanças no design.

O download da atualização pode ser feito por um endereço FTP disponibilizado pela Mozilla para Windows, Linux e Mac. Quem já usa o navegador deve receber nos próximos dias a opção de atualização automática.

Olhar Digital: Sem controle remoto: TVs que respondem ao comando de movimentos devem chegar ao mercado em 2012

Olhar Digital: Sem controle remoto: TVs que respondem ao comando de movimentos devem chegar ao mercado em 2012:

Os produtos terão um software instalado, capaz de reconhecer os gestos do usuário, "ler" seus movimentos e executar os comandos apropriados, sem a necessidade de botões físicos





Você está em casa, faz uma pipoca e se prepara para assistir um filme. Mas... onde está o controle da televisão? Muita gente já deve ter enfrentado esse tipo de situação. Não se preocupe, pois, em breve, você será capaz de ligar, percorrer os canais e ajustar o volume da sua TV usando apenas as mãos.

Segundo informações daBBC, a empresa israelense XTR3D está desenvolvendo protótipos de smartphones e televisores que dispensam o uso de controles ou outros itens tácteis. A companhia, que é especializada em tecnologia de captura de movimentos, recebeu um investimento de US$ 8 milhões de dólares (cerca de R$ 14,7 milhões de reais) para começar a produção da nova geração de aparelhos "touchless". O primeiro smartphone e a primeira TV com esse sistema devem chegar ao mercado já em 2012.

Os produtos terão um software instalado, capaz de reconhecer os gestos do usuário, "ler" seus movimentos e executar os comandos apropriados, sem a necessidade de botões físicos. Basta estender a palma da mão na direção da tela e navegar pelas funcionalidades do dispositivo.

A XTR3D parece estar seguindo os passos do Kinect. O aparelho da Microsoft tem sensores de profundidade, multi-microfones e câmeras RGB que fornecem as informações necessárias para que o sistema rastreie voz e gestos. Já o produto da empresa israelense utiliza câmeras comuns - como uma webcam - para extrair 3D a partir de uma imagem 2D, criando o mesmo efeito tridimensional que o Kinect.

Por outro lado, a tecnologia da XTR3D é muito mais barata e usa menos energia, além de permitir a instalação em qualquer aparelho eletrônico. Dor Givon, fundador e diretor técnico da companhia, acrescenta que é possível controlar o dispositivo a uma distância de até 5 metros.

"Nossa meta é penetrar no mercado. Por isso, vai ser algo que todos poderão experimentar, com dispositivos que terão diferentes interfaces embutidas" afirma Givon.

Não é de hoje que a tecnologia tem trabalhado para dispensar plataformas e periféricos, utilizando apenas o corpo como objeto de controle e interação. O Kinect, por exemplo, já faz parte de projetos que envolvem a apresentação de slides em Power Point, onde o usuário pode "brincar" com os itens na tela, e também para pagamentos e transações bancárias. A Microsoft anunciou que lançará um kit de desenvolvimento baseado no Kinect também em 2012. A Apple é outra gigante que vem registrando patentes relacionadas a monitores "touchless".

Olhar Digital: Windows 8 vai permitir que usuário use a própria foto como senha de acesso

Olhar Digital: Windows 8 vai permitir que usuário use a própria foto como senha de acesso:

Para manter a segurança, recurso vai utilizar gestos e marcações específicas para que o indivíduo acesse seus dados nos dispositivos



Reprodução
Windows 8
Ser cadastrado em muitos sites pode gerar vários problemas. Talvez, um dos mais frequentes deles seja a memória, já que o aconselhável é ter uma senha diferente para cada conta, e fica difícil lembrar qual delas usar.


Mas a Microsoft parece ter pensado nisso, e vai trazer uma novidade para o tão aguardado Windows 8: o novo método de log in com o sistema operacional, tanto dos computadores quanto dos smartphones, vai utilizar uma tecnologia que permite usar uma foto como senha de acesso.


Segundo informações divulgadas no blog de construção do Windows 8, Zach Pace, gerente de programa do You Centered Experience, a nova ferramenta possui dois componentes: primeiro, em vez de selecionar uma imagem genérica, será possível que o indivíduo escolha e use uma das próprias fotos para bloquear ou liberar o PC, garantindo uma forma mais segura e memorável de acessar os dados.


Em segundo lugar, a verdadeira segurança será destacada em determinadas partes da foto, que serão indicadas com o dedo ou o mouse - celulares e computadores, respectivamente. Isso será feito através de gestos que poderão ser personalizados pelo usuário, montando, assim, mais de uma etapa necessária para utilizar o dispositivo.


Um exemplo: se uma figura tiver quatro pessoas e você marcar o rosto de uma delas, terá de indicar qual indivíduo é o correto. Ou até marcar algum ponto da imagem ou desenhar uma espécie de linha que se arrasta de um nariz para outro.


Reprodução


"Quando você desenha um círculo ou uma linha na foto selecionada, o Windows se lembra exatamente de como aquilo foi desenhado. Logo, para ter acesso aos seus dados, a pessoa vai precisar conhecer quais as partes destacadas, na ordem em que foram feitas e também a direção e pontos inicial e final dos círculos e linhas que você desenhou", explica Pace.


De acordo com a Microsoft, além de ser uma maneira rápida e fácil de log in, esse sistema de gestos específicos sobre uma imagem traz uma boa dose de segurança. Contudo, o reconhecimento facial e gestual será apenas uma alternativa, e não vai excluir o método antigo, no qual é exigida uma senha. Caso o usuário erre cinco vezes seguidas o processo nas imagens, será necessário entrar com o login e senha de texto.


Como grande parte do Windows 8, o recurso de senha através das fotos deve ser projetado para mais dispositivos touchscreen e computadores.