quinta-feira, 11 de julho de 2013

Canal Tech: Por que alguns sites são mais lentos do que os outros?



Há uma série de fatores que podem fazer com que algumas páginas da web sejam mais rápidas do que outras. Porém, a maioria dessas variáveis está completamente fora do nosso controle. Mesmo como isso em mente, é interessante entender alguns destes fatores.

Em primeiro lugar, conforme ressalta o pessoal da PCWorld, a própria página pode ser o motivo da lentidão no carregamento. Imagens demoram mais tempo para serem baixadas do que textos, e imagens grandes demoram ainda mais tempo do que as pequenas.

Uma página bem escrita – estamos falando sobre código e não sobre textos – demora menos tempo para carregar do que uma mal escrita. E ainda existe o servidor por trás dessa página, que está em algum lugar do mundo. Se o seu computador costuma ficar mais lento quando você está executando muitos programas, o mesmo acontece com um servidor. Além disso, a velocidade de consulta aos bancos de dados é outro gargalo em potencial, especialmente se nos depararmos com um servidor lento ou sobrecarregado.

Mas o que você pode fazer em relação a isso? Não muito. Se a maioria das páginas demorar a carregar, é provável que a sua conexão com a Internet esteja realmente ruim. Mas se apenas uma página específica demorar uma eternidade para carregar, cancele e tente novamente. E se isso também falhar, tente outra vez mais tarde, quem sabe o servidor estará menos carregado.

Fonte: "Por que alguns sites são mais lentos do que os outros? - Internet." Canaltech. http://canaltech.com.br/o-que-e/internet/Por-que-alguns-sites-sao-muito-mais-lentos-do-que-os-outros/ (accessed July 11, 2013).

Canal Tech: Clientes poderão acompanhar saldo do celular pré-pago pela internet



Um projeto aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) obriga operadoras de telefonia móvel a disponibilizar informações sobre a utilização de créditos de planos pré-pagos por meio de sua página na Internet.

Se não houver recurso para análise pelo Plenário do Senado, os usuários poderão ter acesso a informações detalhadas sobre as condições de preços praticados e serviços oferecidos pela operadora contratada. A senadora Lídice da Mata, autora do projeto, alega que a diversidade de planos e promoções disponíveis no mercado pode confundir os usuários.

Além disso, assinantes de planos pré-pagos encontram dificuldades para acompanhar seus gastos, já que as informações divulgadas pelas empresas nem sempre são claras e detalhadas. A maioria dos usuários no país opta por planos pré-pagos, e a modalidade é a que lidera as reclamações feitas nos órgãos de defesa do consumidor.

A relatora do projeto, Vanessa Grazziotin, destaca ainda que as operadoras de telefonia não precisam realizar grandes investimentos para informar seus clientes sobre seus gastos, já que a maioria delas conta com sistemas informatizados para gerenciar a utilização de créditos.

Fonte: "Clientes poderão acompanhar saldo do celular pré-pago pela internet - Telecom." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/telecom/Clientes-poderao-acompanhar-saldo-do-celular-pre-pago-pela-internet/ (accessed July 11, 2013).

R7: Especialistas desvendam casos de celulares explosivos



Cada dia mais presentes no cotidiano, os aparelhos celulares protagonizaram recentemente manchetes diferentes das que estão acostumados. Na última semana, dois casos diferentes e aparelhos que explodiram surpreenderam e assustaram os consumidores pelo mundo.

No primeiro caso, um Samsung Galaxy S3 teria explodido no bolso da estudante suíça Fanny Schlatter. A jovem teve queimaduras de segundo e terceiro grau em sua perna. No Brasil, Matheus Santos relatou que seu LG Optimus L5 superaqueceu, derreteu e teria ficado grudado no chão. O caso foi relatado pelo site TecMundo.

As explosões com smartphones não parecem escolher marca ou preço: já aconteceram acidentes com celulares da Apple, Samsung, LG, Motorola e outras fabricantes reconhecidas. De acordo com especialistas, o uso intenso do aparelho e defeitos de fabricação podem acarretar tais acidentes.

O perigo da alta temperatura

A temperatura é a maior causadora das tais “explosões”, na realidade o contato do calor, do chip (plástico) e dos componentes metálicos do aparelho podem se aquecer e gerar faíscas. Se energia for alta, pode ocorrer a expansão dessa carga e, então, o aparelho pode pegar fogo, explica a química formada pela USP (Universidade de São Paulo), Carolina Penteado.

— Os celulares não explodem, mas se esses materiais aquecerem podem gerar faíscas e pegar fogo.

Outro caso que pode gerar acidentes tem relação direta com as baterias. Em caso de superaquecimento do componente, a temperatura pode passar dos 100°C e causar reações perigosas.

O professor e doutor do Instituto de Química da USP, Pedro Vitorino de Oliveira afirma que a reação é gerada por causa das próprias baterias instaladas nos aparelhos. Como as peças são desenvolvidas com material metálico, podem reagir de uma forma não natural.

— São as baterias que durante o processo podem produzir gases e causar a explosão.


Tipos de acidentes

Técnico em hardware, Rodrigo Luis Rocha de Souza comenta que as “explosões” podem ocorrer de duas maneiras: a primeira é quando o aparelho está sendo carregado e a outra durante o uso.

— Cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a explosão. Já pela forma de uso há uma falha no componente de segurança que separa os polos negativo e positivo da bateria, causando um curto circuito. Pode ser causada por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade.

O problema causado por esse curto circuito gera o excesso de calor, derrete a proteção de plástico e permite passagem do ar, desta forma o celular entra em combustão e pode chegar até 800°C e causar queimaduras graves.

Fonte: "Especialistas desvendam casos de celulares explosivos - Tecnologia e Ciência - R7." Últimas Notícias, Economia, Tecnologia e Saúde - R7. http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/especialistas-desvendam-casos-de-celulares-explosivos-20130710.html (accessed July 11, 2013).

G1: Microsoft teve ataque hacker após falha no Windows



A Microsoft disse que hackers atacaram alguns de seus computadores explorando um bug no Windows divulgado pela primeira vez em maio por um pesquisador do Google, que ficou na linha de fogo por divulgar a falha sem antes comunicar a empresa de software.

A Microsoft forneceu poucos detalhes sobre os ataques. Em um comunicado na terça-feira (9), disse que os hackers promoveram "ataques direcionados", um termo usado geralmente por especialistas em segurança para se referir a ataques cibernéticos a alvos corporativos ou governamentais, motivados por espionagem e sabotagem.

A divulgação feita em maio pelo engenheiro de segurança do Google Tavis Ormandy foi controversa porque ele postou informações técnicas na internet que descreveram o bug no sistema operacional Windows antes da Microsoft lançar um software para corrigi-lo, o que alguns especialistas disseram que poderia ajudar hackers em ataques maliciosos.

Funcionários da Microsoft se recusaram a comentar quando perguntados se acreditavam que a divulgação da vulnerabilidade por Ormandy teria levado aos ataques.

Ormandy não foi encontrado até a publicação da reportagem. Um porta-voz do Google se recusou a comentar, dizendo que o projeto de Ormandy no Windows era pessoal e não relacionado ao seu trabalho na empresa.

Fonte: "G1 - Microsoft teve ataque hacker após falha no Windows - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/microsoft-teve-ataque-hacker-apos-falha-apontada-por-empregado-do-google.html (accessed July 11, 2013).

G1: Fundador do Pirate Bay quer levantar US$ 100 mil para criar chat 'privado'




Um dos fundadores do site de compartilhamento de documentos na web The Pirate Bay tenta arrecadar US$ 100 mil para desenvolver um bate-papo na web e em forma de aplicativo que seja assegure completamente a privacidade das conversas.

Chamado Heml.is, o projeto é conduzido por Peter Sunde e um grupo de desenvolvedores.
saiba mais

Até as 16h30 desta quarta-feira (10), o site criado para fazer a arrecadação computava 75,63% da meta atingida, o equivalente a US$ 75.632 (Veja site aqui). Isso apenas um dia e cinco horas após o site ser lançado. Segundo a página na internet, 4,8 mil pessoas já apoiaram a criação do app.

O objetivo é criar uma ferramenta alternativa aos serviços que existem hoje e são alvo de programas de monitoramento do governo dos Estados Unidos. Ativistas da web também criaram uma lista de ferramentas para driblar os serviços na web que têm seus dados consultados pelos órgãos de segurança norte-americanos.

“É por isso que nós decidimos fazer uma plataforma de mensagem em que ninguém espiona você, nem mesmo nós”, afirma Sunde no vídeo de divulgação da iniciativa. O termo “Hemlis”, aliás, significa segredo em sueco.

Segundo o grupo, para impedir o rastreamento, o sistema de envio de mensagens utilizará uma forma criptografia de dados, espécie de embaralhamento das informações.

Além disso, o chat, que será disponibilizado para iPhones e celulares que rodem o sistema Android, não apresentarão publicidade nem armazenarão os dados dos usuários para utilizá-los de qualquer forma.

Segundo os criadores do Heml.is, o tradicional site de financiamento de projetos Kickstarter foi evitado por apenas receber iniciativas do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Também é possível fazer contribuições em Bitcoins, a moeda virtual que vem se popularizando na internet e não é regulada por órgãos governamentais ou autoridades financeiras.

Fonte: "G1 - Fundador do Pirate Bay quer levantar US$ 100 mil para criar chat 'privado' - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/fundador-do-pirate-bay-quer-levantar-us-100-mil-para-criar-chat-privado.html (accessed July 11, 2013).

G1: Start-up desenvolve fralda 'inteligente' que detecta infecções urinárias


 
Dispositivo 'lê' urina do bebê e passa informações a 
celular, onde são analisadas por aplicativo.

Um casal nos Estados Unidos desenvolveu uma fralda que pode detectar se o bebê está com infecção urinária.

A 'fralda inteligente' usa tiras em sua área absorvente que mudam de cor, e ficam ao redor de um código QR - um código de barras que poder ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica e é convertido em informação.

Essa informação é analisada por um aplicativo de celular, que 'lê' as cores das tiras.

Um alerta para os pais
O casal precisa arrecadar US$ 225 mil (cerca de R$ 560 mil) e conseguir aprovação federal antes de entrar em produção.

Infecções urinárias afetam cerca de 8% dos bebês, especialmente as meninas.

As infecções podem ser difíceis de ser detectadas antes que elas tenham se desenvolvido completamente - e antes do surgimento de sintomas como febre e o aumento da irritabilidade.

A 'fralda inteligente' age como uma espécie de alerta, avisando aos pais sobre uma possível infecção antes que ela se torne um problema real.

Diferentes quadrados coloridos medem a interação entre os componentes da urina, incluindo o conteúdo encontrado na água, proteínas e bactérias.

Os pais devem escanear a 'fralda inteligente' uma vez por dia para construir uma base de dados no aplicativo, que poderá ser compartilhado com os médicos que irão diagnosticar uma possível disfunção renal ou desidratação.

Fralda: uma fonte de dados
A fralda é uma invenção de Jennie Rubinshteyn e Yaroslav Faybishenko. A inspiração veio quando, durante uma viagem de carro, sua filha de um ano de idade não parava de chorar.

'Percebemos que ela não estava simplesmente sentada numa fralda cheia de urina, mas sim numa fralda cheia de dados', disseram eles.

Faybishenko acredita que a fralda deverá custar cerca de um terço a mais do que as fraldas descartáveis comuns. Mas para a start-up do casal, a PixieScientific, convencer os reguladores a aprovar a ideia, a fralda precisa primeiro passar por testes.

A start-up está trabalhando contra o relógio. Eles tem apenas dois meses para convencer potenciais investidores, através do site de crowdfunding IndieGoGo, a investir o dinheiro necessário na ideia. Até agora eles conseguiram apenas uma fração de seu objetivo.

A start-up também enfrenta a concorrência dos fabricantes de fraldas já estabelecidos. Em maio, a fabricante Huggies anunciou o dispositivo TweetPee, um sensor que mede a umidade da fralda e, em seguida, envia uma mensagem aos pais avisando que seu filho precisa ter a fralda trocada.

Fonte: "G1 - Start-up desenvolve fralda 'inteligente' que detecta infecções urinárias - notícias em Mundo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/start-up-desenvolve-fralda-inteligente-que-detecta-infeccoes-urinarias.html (accessed July 11, 2013).

IDG Now!: Aparelhos para transmissão de emergência podiam ser "hackeados" nos EUA



Os dispositivos permitem que transmissões sejam interrompidas para compartilhar informações de emergência. Empresa liberou correções para falhas.

Dispositivos de hardware utilizados por emissoras para transmitir comunicações de emergência continham vulnerabilidades que podem ser exploradas por meio da Internet, apesar de correções já estarem disponíveis.

Os aparelhos da Digital Alert Systems, divisão da Monroe Electronics, são um componente crítico do Sistema de Alerta de Emergência (em inglês, Emergency Alert System) - um programa nacional destinado a divulgar informações sobre a segurança pública por meio de emissoras de rádio por cerca de 10 minutos.

A Monroe Electronics liberou uma atualização de firmware 2.0-2 para seus produtos DASDEC em 24 de abril, a qual a empresa afirmou corrigir vários problemas de segurança.

A vulnerabilidade mais grave no DASDEC poderia permitir a um cracker acessar remotamente sistemas que compartilharam uma chave SSH. Nesse cenário, um invasor poderia assumir o sistema e enviar mensagens de emergência.

As vulnerabilidades chamaram maior atenção após os recentes alertas enviados pela US- CERT(United States Computer Emergency Readiness Team), pela Industrial Control Systems Cyber Emergency Response Team e pelo fornecedor IOActive, que constatou os problemas.

A IOActive emitiu um comunicado à imprensa na segunda-feira (8). Gunter Ollman, CTO da empresa, disse por e-mail que a companhia evitou divulgar informações sobre os problemas, embora a Monroe Systems tenha liberado um comunicado em abril.

A IOActive foi avisada que poderia demorar um pouco para as empresas que utilizam o equipamento aplicarem os patches, e havia o risco de pessoas mal-intencionadas tentarem explorar tais falhas, disse.

Em fevereiro, equipamentos da Emergency Alert System pertencentes às empresas de radiodifusão de Michigan, Novo México e Montana foram hackeados.

Uma das mensagens falsas advertia que "os corpos dos mortos estão saindo de suas tumbas e atacando os vivos."

Fonte: Kirk, Jeremy . "Aparelhos para transmissão de emergência podiam ser "hackeados" nos EUA - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/07/10/aparelhos-para-transmissao-de-emergencia-podiam-ser-hackeados-nos-eua/ (accessed July 11, 2013).

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Olhar Digital: Brasil quer tirar internet das mãos americanas



Incomodado com a espionagem americana sobre seus cidadãos, o governo brasileiro pedirá ajuda de países europeus para descentralizar o controle da internet, há décadas nas mãos dos Estados Unidos.

Desde que foi estruturado, o ambiente online é gerido pelos americanos. Cabe àInternet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) distribuir os Protocolos de Intternet (IP), usados para reconhecer os computadores, e controlar os nomes de domínio.

Embora mantenha um conselho administrador formado por representantes de vários países, a ICANN é conduzida pelo Departamento de Comércio dos EUA. Este órgão é responsável pelas alterações nos chamados servidores-raiz, grupo dos 13 maiores servidores mundiais. Nada muda sem que o setor esteja de acordo.

Embora reconheça que o sistema funcione, o Itamaraty recomenda o compartilhamento do controle. "Achamos que é saudável haver uma democratização no gerenciamento da Internet e isso pode ser agora objeto de uma discussão multilateral", afirmou o embaixador Tovar Nunes, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, ao Estadão Conteúdo.

O governo brasileiro acredita que o recente caso de espionagem pode contribuir para o avanço das discussões e pede a volta dos debates acerca do assunto. Por duas vezes o tema esteve em pauta, em Genebra, em 2003, e em Túnis, em 2005. Apesar da criação de um grupo de traballho, quase não houve melhorias.

Desta vez, o Brasil planeja levar a discussão à União Internacional de Telecomunicações e a duas comissões da Assembleia Geral responsáveis por tecnologia de informação e fluxo de informações.

Fonte: "Olhar Digital: Brasil quer tirar internet das mãos americanas." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/brasil-quer-tirar-internet-das-maos-americanas (accessed July 10, 2013).

INFO: Senado debate uso de faixa da tecnologia 4G



Brasília- O uso da faixa de 700 mega-hertz (MHz) para a tecnologia 4G e para a televisão foi discutido, hoje (9), na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado. Utilizada atualmente por canais abertos, até 2018 a faixa deve ser liberada com a migração dessas emissoras para a tecnologia digital.

A expectativa é que o governo licite a faixa de 700 MHz para a tecnologia 4G já em 2014. Na briga pelo espaço, além das empresas de telefonia celular, estão os setores de radiodifusão, o Exército - que quer o espaço para ações de defesa nacional – e as e televisões públicas, que temem ficar desalojadas com as mudanças da tecnologia digital.

Durante o debate, o diretor-geral de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eduardo Castro, destacou a importância do papel das emissoras públicas de televisão e pediu cautela na decisão para que elas não fiquem fora da redivisão desse espectro. Ele lembrou que estudos em andamento precisam, antes, ser concluídos e que os custos dessa migração também precisam ser suportados.

“Para nós é muito importante que fique claro onde as TVs públicas vão ficar e que tamanho que elas vão ter. O espaço das TVs públicas, que no espaço analógico foi tão difícil de ser conquistado e conseguimos já no final da existência da TV analógica, tem que ser perpetuado no novo ambiente digital com todas as características que a TV pública pode dar. Não é só bom sinal, é interatividade, é a presença no Brasil inteiro, é quantidade maior de canais para que outros serviços possam também ser atendidos”, defendeu Castro.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende destacou que, em qualquer situação, o funcionamento das emissoras públicas será garantido. “É importante repetir que as TVs públicas e as TVs comerciais todas estarão funcionando plenamente, mesmo com o replanejamento da faixa 700 [MHz]”. Em relação a preocupação com os custos dessa redistribuição Rezende explicou que empresas que ganharem os lotes vão custear a migração.

Fonte: "Senado debate uso de faixa da tecnologia 4G | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/07/senado-debate-uso-de-faixa-da-tecnologia-4g.shtml (accessed July 10, 2013).

INFO: Governo pedirá agilidade no Marco Civil da web



Brasília – O governo vai pedir agilidade ao Congresso Nacional para aprovar o Projeto de Lei do Marco Civil da Internet, motivado pelas denúncias de espionagem das comunicações de cidadãos brasileiros pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que a violação à soberania e à privacidade dos cidadãos é “inadmissível”. “É algo muito grave”, afirmou Ideli.

A ministra informou que a presidenta Dilma Rousseff tomou as providências necessárias, acionando o Ministério das Relações Exteriores e a Polícia Federal, e disse que se espera também uma pronta resposta do Congresso Nacional.

Nesta tarde, Ideli se encontrará com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para pedir agilidade na votação na Casa. Atualmente, o projeto está na Mesa Diretora da Câmara. A expectativa da ministra é que o projeto seja votado rapidamente pela Câmara e passe no Senado antes do recesso parlamentar, previsto para o dia 17 deste mês.

Questionada sobre os conflitos de interesses que impediram o projeto de seguir para votação anteriormente, Ideli disse que o fato de a privacidade dos cidadãos estar em cheque torna o tema prioritário. “Todo e qualquer conflito de interesse fica em segundo, terceiro, quarto planos.”

A ministra não descarta a necessidade de rápido aprimoramento do projeto antes de ser posto em votação. “Talvez o ponto primordial nesse projeto seja exatamente o da guarda das informações, do trânsito pela rede. Precisamos reafirmar, de forma muito firme, que a guarda dessas informações só possa ser feita no Brasil.”

Fonte: "Governo pedirá agilidade no Marco Civil da web | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/07/governo-pedira-agilidade-no-marco-civil-da-web.shtml (accessed July 10, 2013).

INFO: Brasil tem imagem incorreta da espionagem dos EUA, diz embaixador


                                                                            Thomas Shannon, embaixador dos EUA no Brasil:
"O programa visa proteger os cidadãos"

Brasília - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse que as informações publicadas sobre o monitoramento de informações de brasileiros pelo governo americano apresentaram uma imagem “que não é correta” sobre o programa de inteligência dos Estados Unidos.

Shannon reuniu-se na tarde de hoje com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para discutir o assunto e disse que o governo americano está “contestando as preocupações do governo do Brasil”.

“Temos um excelente nível de cooperação com o Brasil na área de inteligência e também na área policial. Infelizmente, os artigos de O Globo apresentaram uma imagem do nosso programa que não é correta, então estamos trabalhando com os brasileiros para contestar suas [dos artigos] perguntas”, disse Shannon.

Reportagem publicada ontem (7) pelo jornal O Globorevelou que as comunicações do Brasil estavam entre os focos prioritários de monitoramento pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), segundo documentos divulgados pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden. Os dados eram monitorados por meio de um programa de vigilância eletrônica altamente secreto chamado Prism.

O embaixador não respondeu às perguntas dos jornalistas sobre a veracidade das informações sobre o monitoramento dos dados dos brasileiros. Ele disse que se reuniu com a Secretaria-Geral do Itamaraty e deverá encontrar-se ainda hoje com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), general José Elito Carvalho Siqueira.

Fonte: "Brasil tem imagem incorreta da espionagem dos EUA, diz embaixador | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/brasil-tem-imagem-incorreta-da-espionagem-dos-eua-diz-embaixador.shtml (accessed July 10, 2013).

G1: Especialistas encontram falha em sistemas de avisos de emergência


Pesquisadores de segurança da IOActive revelaram uma brecha na configuração padrão de equipamentos responsáveis pela retransmissão de mensagens do Serviço de Alertas de Emergências (Emergency Alert System - EAS, em inglês). Dois fornecedores de equipamentos publicaram um certificado de acesso padrão em um arquivo de atualização para o software usado pelo sistema. Usando esse certificado, um hacker pode obter acesso a qualquer dispositivo que esteja conectado à internet e que não tenha sido configurado para desautorizar o certificado padrão.

O EAS é um sistema usado para permitir que uma mensagem de emergência, sobre acidentes ou desastres naturais, por exemplo, seja rapidamente retransmitida por estações de TV, sem intervenção humana.

Em fevereiro, estações de TV tiveram seus sistemas de alerta invadidos e uma mensagem sobre um ataque zumbi foi veiculada. "Os defuntos estão se levantando dos túmulos e atacando os vivos. (...) Não tente se aproximar ou deter estes corpos", dizia a mensagem.

Com a falha, um invasor poderia obter acesso ao equipamento e injetar outros tipos de mensagens falsas de alertas na transmissão.

Os dois fabricantes dos equipamentos vulneráveis, a Monroe Electronics e a Digital Alert Systems, lançaram uma atualização que desativa o certificado. Eles foram notificados sobre a brecha em meados de janeiro, e a correção foi liberada no final de junho, segundo um alerta do CERT (veja aqui), uma equipe de segurança da universidade Carnegie Mellon que opera em parceria com o governo norte-americano.

Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Especialistas encontram falha em sistemas de avisos de emergência - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/especialistas-encontram-falha-em-sistemas-de-avisos-de-emergencia.html (accessed July 10, 2013).

G1: Escocês inventa fone de ouvido com célula solar que recarrega celulares


 
O fone de ouvido carrega celulares e outros dispositivos 
quando plugados.

Um inventor da cidade de Glasgow, na Escócia, criou um protótipo de fone de ouvido que capta energia solar para carregar baterias de telefones celulares e outros dispositivos móveis.

Andrew Anderson lançou o fone de ouvido, chamado OnBeat, no site de crowdfunding (que capta doações para financiar vários tipos de projetos) Kickstarter, por meio do qual espera viabilizar seu lançamento comercial.

O inventor espera arrecadar 200 mil libras (cerca de R$ 674 mil) para avançar com o projeto e colocar os fones à venda no começo de 2014.

A alça do fone tem uma célula solar flexível com uma capacidade de carregamento de 0,55 watts.

A energia gerada é armazenada em duas pequenas baterias de lítio. Escondidas nas conchas do fone, as baterias carregam o telefone celular quando o fone é conectado no celular por meio de um cabo.

'Ainda estamos trabalhando no design e no protótipo. Precisamos melhorar os fones de ouvido, as pessoas querem saber de isolamento de ruído', disse o inventor à BBC.

Anderson disse ainda que a ideia veio de seu pai, Frank.

'É muito simples, você até pensa que já foi feito. Você pode comprar carregadores solares para celulares, mas o problema é que é como se você estivesse carregando dois telefones', disse.

Caminhada

A ideia de usar fontes renováveis de energia para carregar baterias de dispositivos eletrônicos é popular entre desenvolvedores e inventores.

Vários já analisaram, por exemplo, a possibilidade de gerar e armazenar energia capturada durante uma caminhada.

Um projeto que tenta arrecadar dinheiro pelo Kickstarter nos Estados Unidos é o de uma palmilha de sapato que pode ser usada para carregar baterias.

Para carregar a bateria de um iPhone, por exemplo, seria necessária uma caminhada de quatro a oito quilômetros, de acordo com a equipe de desenvolvimento da palmilha SolePower, que desenvolveu este projeto na Universidade Carnegie Mellon, na cidade americana de Pittsbugh.

'Nós desenvolvemos um protótipo para acender sapatos para que estudantes pudessem ver mais facilmente onde estavam pisando à noite', afirmou o website dos desenvolvedores.

'Rapidamente percebemos que esse conceito de geração de energia tinha apelo mais universal, indo além do uso apenas para acender pequenas luzes.'

'Somos inventores de coração e nosso objetivo é resolver problemas usando uma tecnologia legal. Além disso, nós queríamos muuuuito que nossos telefones parassem de morrer (pelo esgotamento da bateria)', declarou a equipe no site.

Fonte: "G1 - Escocês inventa fone de ouvido com célula solar que recarrega celulares - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/escoces-inventa-fone-de-ouvido-que-recarrega-celulares.html (accessed July 10, 2013).

CANALTECH: A Internet pode ser desligada?



Em tempos de conspiração, Snowden e espionagem, até a mais absurda das ideias entra no campo das possibilidades: existiria uma forma de desligar a Internet? Recentemente, o parlamentar russo Ruslan Gattarov questionou se seria possível haver protocolos para controlar, e eventualmente desligar, a internet em todo o planeta. 

Para ele, somente os Estados Unidos estariam com esse poder em mãos – uma ideia que se tornou um pouco menos impossível após os escândalos do PRISM – mas, na opinião dele, essa ação deveria ser controlada por uma organização internacional, como a União Internacional das Telecomunicações (UIT), controlada pela ONU. Contudo, desligar a internet é realmente possível?

Segundo Tim Berners-Lee, o “pai da internet”, a rede não pode ser desligada, uma vez que foi projetada justamente para que isso não acontecesse. As conexões são distintas, compondo a Internet de forma descentralizada. Assim, mesmo que parte dela fosse quebrada, teríamos então duas ou mais webs diferentes funcionando em paralelo. 

“Desligar a internet seria bem impossível a uma altura dessas”, afirmou Jim Cowie, co-fundador do Renesys, um sistema de monitoramento da internet, em entrevista à CNN.
DNS e IP

A Internet é uma rede de máquinas identificadas, cada qual por seu IP, que é um número que permite endereçá-las. Para facilitar o uso da rede, usamos o DNS para codificar essas longas combinações numéricas em endereços com letras. Os servidores que fazem essa tradução estão espalhados por todo o planeta, portanto, mesmo que alguns deles sejam desligados, a internet não seria afetada de forma permanente. 

Fonte: OD. "A Internet pode ser desligada? - Internet." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/internet/A-Internet-pode-ser-desligada/ (accessed July 10, 2013).

INFO: Anatel diz não garantir segurança de autoridades


 
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, 
João Rezende, comenta espionagem dos EUA.

São Paulo - O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse não ter como garantir que as informações de autoridades brasileiras sejam alvo de espionagem, nem sua total segurança. "Não posso garantir nem uma coisa nem outra", destacou após participar de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

Questionado sobre a possibilidade de dados da presidente da República, Dilma Rousseff, e de ministros serem alvo de espionagem dos Estados Unidos, Rezende disse que pode haver uma "tentação" por parte dos norte-americanos na prática. "É evidente que um país com o poderio dos Estados Unidos, com as ferramentas que eles têm, pode ser que exista uma tentação", afirmou.

Para garantir um melhor controle da troca de dados no País, o presidente da Anatel defendeu a democratização da rede. Segundo ele, a aprovação do marco civil da internet pode ajudar a regular a atuação de provedores estrangeiros no País. "Hoje temos uma série de provedores estrangeiros atuando no Brasil, que não seguem à risca a legislação brasileira e sim a legislação do seu país. Acho que o marco pode dar tratamento a essa questão."

A Anatel abriu nesta segunda-feira, 08, procedimento para investigar se as empresas de telecomunicações brasileiras colaboraram para que houvesse o envio de dados irregularmente para os EUA.

Fonte: "Anatel diz não garantir segurança de autoridades | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/anatel-diz-nao-garantir-seguranca-de-autoridades.shtml (accessed July 10, 2013).

CANALTECH: Maços de cigarro que 'falam' trazem mensagens anti tabagismo



Se as imagens chocantes no verso das carteiras de cigarro não estão rendendo resultados, quem sabe seja a hora de apelar para o áudio? Um conceito criado pelos ingleses da Stirling University busca desenvolver um maço "falante", com um dispositivo que aciona uma mensagem gravada, alertando para os riscos do vício relacionados à fertilidade, assim que é aberto.

Segundo a BBC, a universidade conduziu estudos com mulheres de 16 a 24 anos e afirma ter obtido resultados bastante positivos. Ironicamente, para Crawford Moodie, uma das pesquisadoras, o dispositivo de áudio poderá ser usado também pela própria indústria do cigarro para fins de marketing. 

A ideia também é apoiada pela Cancer Research UK, órgão que financia pesquisas contra o câncer, para "ver se as ferramentas de marketing da indústria do tabaco podem servir para ajudar no fim do vício", afirmou Alison Cox.

Fonte: OD. "Maços de cigarro que 'falam' trazem mensagens anti tabagismo - Curiosidades." Canaltech. http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Macos-de-cigarro-que-falam-trazem-mensagens-anti-tabagismo/ (accessed July 10, 2013).

INFO: Líder do FBI defende espionagem eletrônica


 
James Comey. diretor do FBI: na opinião dele, os 
EUA devem fazer espionagem eletrônica, mas com transparência.

Washington - O indicado por Barack Obama para o cargo diretor do FBI, James Comey, defendeu nesta terça-feira a utilização de técnicas de espionagem eletrônica, embora tenha ressaltado que é preciso "transparência" na utilização destes recursos.

Ex-número 2 do Departamento de Justiça entre 2003 e 2005, durante o mandato presidencial de George W. Bush, Comey enfrentou hoje a primeira jornada de seu processo de confirmação, ao comparecer diante do comitê de Justiça do Senado, que deve dar sinal verde para sua efetivação, após votação.

O diretor, de 52 anos, evitou opinar sobre detalhes que disse desconhecer, sobre o controvertido programa de espionagem recentemente revelados, da Agência de Segurança Nacional (NSA) e do FBI.

Comey, no entanto, afirmou que "a coleta de metadados (registros que não incluem o conteúdo) é, em geral, muito útil ferramenta antiterrorista". O novo homem-forte do FBI ainda acrescentou que espera transformar a agência de inteligência também em uma agência de combate ao crime, por isso o foco em "ciberameaças, ciberespionagem e ciberterrorismo".

Se for referendado pelo Senado, o ex-funcionário do Departamento de Justiça ocupará por 10 anos o cargo de diretor do FBI, substituindo Robert Müller.

Na sabatina, os senadores quiseram saber detalhes sobre o trabalho de Comey no governo Bush. Ele revelou que ao ter ficado ciente de práticas como afogamento simulado ou privação de sono, as considerou imediatamente tortura. "Se me transformar em diretor do FBI, nunca aprovaria algo como isso", acrescentou.

O indicado para o cargo de direção, no entanto, não falou sobre seu papel na execução dos programas de espionagem eletrônica da era Bush.

Fonte: "Líder do FBI defende espionagem eletrônica | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/lider-do-fbi-defende-espionagem-eletronica.shtml (accessed July 10, 2013).

Código Fonte: Órgão americano queima equipamentos para se livrar de malware



Departamento de Comércio dos EUA queimou equipamentos para eliminar malware

O Departamento de Comércio dos EUA utilizou um método pouco convencional para se livrar de um malware que, supostamente, deixava seus computadores vulneráveis.

A chefia do órgão pediu a destruição de alguns equipamentos, como computadores, mouses, impressoras e até mesmo televisores. Os executivos fizeram o pedido pois acreditavam que os vírus tinham se espalhado por todo o tipo de aparelho eletrônico presente no escritório do órgão.

O fato foi divulgado após uma auditoria feita no departamento, para analisar o dinheiro gasto com serviços de TI. Os auditores afirmaram que descobriram o fato após ver um relatório, que formalizava a ordem para quebrar os equipamentos. No total, os equipamentos estavam avaliados em US$ 170 mil.

Ainda segundo a auditoria, o caso mostrou um grande despreparo dos executivos do departamento para lidar com assuntos da área de TI, e revelou que o malware só havia infectado dois dos 250 computadores em uso.

A auditoria pediu uma equipe especializada, e solicitou ao Departamento de Comércio dos EUA que contrate uma empresa de segurança sempre que houver uma suspeita de vírus ou ataque na rede do órgão, e proibiu a destruição de equipamentos em qualquer hipótese.

Fonte: Yung, Rodrigo . "Órgão americano queima equipamentos para se livrar de malware | Código Fonte." Código Fonte | Tecnologia de [a-Z]. http://codigofonte.uol.com.br/noticias/orgao-americano-queima-equipamentos-para-se-livrar-de-malware (accessed July 10, 2013).

INFO: Google corrige bug que afeta 99% dos Androids



São Paulo – O time de engenharia do Google corrigiu uma vulnerabilidade que poderia afetar até 99% dos aparelhos Android e colocar a segurança dos smartphones em risco.

A correção, por enquanto, não está disponível para os usuários. O Google liberou o patch de atualização para os fabricantes que vendem aparelhos Android. Eles, por meio de serviço de updates, vão liberar em breve a correção.

A falha foi descoberta neste ano pelo time da empresa BlueBox Security. Os técnicos da empresa identificaram uma “chave mestra” no Android que poderia permitir a um cracker tornar qualquer app virtualmente em um aplicativo malicioso.

Este malware, diz a BlueBox, permitiria aos crackers remotamente capturar dados e controlar funções no dispositivo como ligações e mensagens, tudo sem chamar a atenção do dono do aparelho, do Google e mesmo do desenvolvedor do app.

4 anos - De acordo com a BlueBox Security, a vulnerabilidade existe desde o lançamento do Android 1.6 Donut, que estreou em 2009.

A empresa revela que identificou um método por onde o cracker poderia modificar o código APK do aplicativo sem precisar quebrar a assinatura criptografada usada para autenticá-lo. Ou seja, apps poderiam ser carregados com malware, mas apareceriam como legítimos.

Já que apps verificados têm acesso completo ao sistema Android e todas as aplicações instaladas no aparelho, a falha de segurança identificada é potencialmente alarmante, no entanto segue apenas na teoria uma vez que não há detalhes de como os apps maliciosos e suas atualizações seriam entregues aos usuários.

A BlueBox Security afirmou que relatou o ocorrido ao Google em fevereiro deste ano.

Fonte: "Google corrige bug que afeta 99% dos Androids | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/2013/07/google-corrige-bug-que-afeta-99-dos-androids.shtml (accessed July 10, 2013).

G1: Novo GPS projeta informações no para-brisa do carro


Um novo modelo de GPS promete colocar as informações como direções, velocidade do veículo, hora e previsão do tempo diretamente no para-brisa do carro, evitando que o motorista tenha que desviar a atenção para a tela do aparelho enquanto dirige.

Criado pela fabricante Garmin, o aparelho, chamado de HUD (heads up display), recebe por meio de conexão sem fio Bluetooth informações da navegação de smartphones ou tablets e projeta as setas para fazer as curvas ou entrar em determinada rua, distância para o endereço de destino, velocidade atual e velocidade limite da via. Ele também alerta para localização de câmeras de velocidade e do trânsito.

Um sistema permite que a iluminação se ajuste conforme a luz ambiente, permitindo visualizar melhor as informações. O HUD começará a ser vendido ainda este trimestre nos Estados Unidos por US$ 130.

 
GPS HUD apresenta imagens no para-brisa do carro 
com a intenção de manter a atenção do motorista na 
estrada e no trânsito. 

Fonte: "G1 - Novo GPS projeta informações no para-brisa do carro - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/07/novo-gps-reflete-informacoes-no-para-brisa-do-carro.html (accessed July 10, 2013).

EXAME: Jovem pode pegar 10 anos de prisão por post no Facebook


Preso há cinco meses, Justin Carter, de 19 anos, pode ser condenado a até dez anos de prisão por causa de um comentário no Facebook

Os pais de Justin Carter vendem camisetas 
como esta para angariar fundos para pagar a fiança

São Paulo — Em fevereiro deste ano, um jovem chamado Justin Carter, então com 18 anos, foi preso no Texas. Carter, que continua na prisão, começa a ser julgado neste mês e pode pegar até dez anos de cadeia. Seu crime: publicar um comentário tido como inapropriado no Facebook.

A história vem sendo contada pela imprensa americana. Carter, um ávido jogador do game League of Legends, discutia com um adversário na rede social quando soltou um comentário dizendo: “Acho que vou dar uns tiros num jardim da infância e ver o sangue dos inocentes correr; e comer o coração de um deles”.

Jennifer Carter, mãe de Justin, escreveu no siteChange.org que seu filho pontuou a frase com “JK”, abreviatura de “just kidding” (só brincando) e “LOL”, “laughing out loud” (morrendo de rir), deixando claro que aquilo era uma brincadeira de mal gosto. 

“Alguém o chamou de maluco e disse que ele estava com a mente perturbada. Então ele respondeu de forma sarcástica”, diz Jennifer. Mas houve quem levasse a sério a declaração de Justin Carter.

Num país marcado por seguidas tragédias em que algum maluco saiu atirando em criancinhas, brincar com esse tema é perigoso, como ficou claro depois. Apenas dois meses antes, um atirador havia matado 28 pessoas, incluindo 20 crianças, numa escola da cidade de Newtown, no estado de Connecticut.

Uma senhora no Canadá ficou alarmada ao ver o comentário de Carter no Facebook e o denunciou às autoridades. Sua casa foi revistada e seu computador foi apreendido. Nenhuma arma foi encontrada. Mesmo assim, ele passou seu décimo-nono aniversário na prisão.

Mas isso não é tudo. Jack Carter, pai de Justin, disse ao site NPR que seu filho foi confinado numa cela solitária e chegou a apanhar na prisão. Em abril, um tribunal do Texas o acusou formalmente de ameaça terrorista e fixou uma fiança de 500 mil dólares para sua libertação.

O valor foi considerado alto por juristas americanos. “Trabalho como advogado há dez anos. Já defendi assassinos, terroristas e estupradores. Nunca vi uma fiança de 500 mil dólares”, disse Don Flanary, advogado de Carter, ao NPR. A família diz que não tem dinheiro suficiente para pagar a fiança.

Os pais de Carter criaram um abaixo-assinado pela libertação de seu filho no Change.org. Nesta semana, ele já tinha cerca de cem mil assinaturas. Também montaram um site para angariar doações para pagar a fiança. 

Numa entrevista à rede de TV CNN (veja abaixo), Jack Carter disse que seu filho está deprimido e sem esperança. A entrevistadora observa que, cada vez que há uma chacina de crianças, comenta-se que a tragédia poderia ter sido evitada. Alguém provavelmente deve ter visto alguma coisa suspeita e deveria ter denunciado. 

Jack Carter responde: “Sim, essas suspeitas precisam ser investigadas, sem dúvida. Mas, em algum momento na investigação, é preciso retomar o bom senso”. A seguir, o vídeo (em inglês) da entrevista:



Fonte: "Jovem pode pegar 10 anos de prisão por post no Facebook - Página 1 - EXAME.com." EXAME.com - Notícias de negócios, economia, tecnologia e carreira. http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/jovem-pode-pegar-10-anos-de-prisao-por-post-no-facebook?page=1 (accessed July 10, 2013).