segunda-feira, 23 de abril de 2012

Olhar Digital: Operações bancárias via dispositivos móveis cresceram 50% em 2011



Segundo pesquisa, se o crescimento continuar neste ritmo, mobile banking terá a mesma relevância do internet banking 

23 de Abril de 2012




As operações bancárias realizadas por meio de smartphones e tablets (mobile banking) cresceram 50% no Brasil em 2011, segundo uma pesquisa da Febraban.

Atualmente, mais de três milhões de correntistas já fazem uso deste meio e, se o crescimento se manter neste ritmo, num prazo de cinco a sete anos, o mobile banking terá a mesma relevância do internet banking, que, por sinal, também vem avançando muito no Brasil.

O estudo, realizado com um grupo de instituições financeiras que representa mais de 90% dos ativos do setor, consolida dados da atividade bancária de 2011, tais como despesas e investimentos dos bancos em tecnologia, número de contas correntes, de clientes de Internet Banking e de Mobile Banking, além das operações e evolução do uso de caixas eletrônicos no Brasil.

"Esse crescimento está diretamente relacionado ao aumento da penetração de smartphones e tablets no Brasil. Hoje mais de três milhões de correntistas já fazem uso deste meio para transações", disse Luis Antonio Rodrigues, presidente da Comissão Organizadora do CIAB FEBRABAN 2012.

Neste contexto, o executivo considera fundamental entender o papel da plataforma tecnológica que deverá apoiar este novo perfil e quais ferramentas são necessárias como, por exemplo, CRM, Big data, entre outras. "Certamente os próximos anos, no que se refere à tecnologia e conectividade, serão desafiadores e igualmente promissores para os Bancos", finalizou Rodrigues.

Mesmo com o aumento da internet e do mobile banking no ano passado, a pesquisa também revela que o número de agências e postos de atendimento físicos cresceu. Foi um aumento de 5% em comparação a 2010, tendência que deve continuar no curto prazo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário