Serviços de email, calendário e de plataformas de gestão de recursos humanos são os mais populares entre os usuários e lideram as listas de adoção de SaaS
Chris Kanaracus, IDG News Service
Empresas de todos os tamanhos estão adotando ofertas de SaaS: os serviços de e-mail , de calendário e de aplicações de recursos humanos merecem hoje o maior interesse, de acordo com um novo estudo da Research Constellation. As ofertas de ERP e CRM perderam lugar nas prioridades das 244 empresas questionadas em todo o mundo.
Os serviços de email e calendário são as escolha mais populares para SaaS entre os entrevistados _ 37% a dizem que tais produtos estão nos seus planos de adoção – segundo o vice-presidente da consultoria, Frank Scavo. “A maioria dos gestores de TI já tive experiência pessoal com serviços de webmail ou aplicações de calendário, como o Google Calendar Web “, afirma Scavo.
“Não é de estranhar, por isso, que sejam essas aplicações de produtividade pessoal as que liderarem a lista dos planos de investimento de SaaS”. As aplicações de recursos humanos são a próxima categoria SaaS mais popular, com 32% afirmando a intenção de investir nela.
Tais aplicações “incluem muitas vezes o acesso para muitas equipes de funcionários dispersas, sendo um bom candidato para a implantação de plataformas de SaaS “, escreveu Scavo. Aos serviços de plataformas de RH seguem-se os de CRM e de aplicações de colaboração, com 31% dos pesquisados indicando as duas áreas como tendo prioridade no investimento.
Cerca de 25% dos entrevistados indicaram interesse de uso de ERP no modelo SaaS. “Apesar de os ERP e os sistemas de contabilidade serem a categoria mais amplamente implementada de aplicações de negócios em geral, são menos populares para a implantação de SaaS “provavelmente devido ao fato de estarem “mais enraizados e terem uma abrangência mais vasta”, escreveu Scavo.
Apenas 11% dos participantes do estudo expressaram interesse em serviços de SaaS para suportar relatórios de despesas. A atomização dos interesses dos compradores de SaaS também se manifesta pelo fato de 24% dos entrevistados terem assinalado a categoria “Outros”.
No geral, a adoção de SaaS está crescendo devido aos seus benefícios “claros”, diz Scavo. Os entrevistados assinalaram a velocidade de implantação como o benefício principal, seguido pela redução das infraestruturas de TI, a maior facilidade de expansão e de atualização, de acordo com o estudo.
No entanto, classificaram a disponibilidade e as capacidades de Disaster Recovery como sendo menos importantes quando se trata de SaaS, acrescenta o estudo. “Os fornecedores de software tradicional argumentam que , no longo prazo, a sua oferta muitas vezes custa menos do que as aplicações em SaaS “, diz Scavo. “É possível que os decisores de TI acreditem nesse argumento”.
Os preços de subscrição, marca registada do SaaS, não estão bem classificados na lista dos maiores benefícios swgundo os participantes do estudo. Pode haver uma razão para isso, também: os fornecedores de serviços de cloud “argumentam que a subscrição transforma os gastos com software em uma despesa operacional, e para algumas empresas isso proporciona um quadro fiscal mais favorável “, afirma ele. “No entanto, os fornecedores de software instalado localmente também podem facilmente fornecer o mesmo benefício, financiando a compra de licenças de software como um aluguel”.
No topo das preocupações dos entrevistados com o modelo SaaS, estão os riscos de privacidade dos dados – a maior preocupação –, seguido por outras questões de segurança, a perda de controle sobre a informação, os desafios de integração e de desempenho.
Fonte: Kanaracus, Chris . "CRM e ERP perdem espaço entre as prioridades de cloud - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/tecnologia/2013/09/17/crm-e-erp-perdem-espaco-entre-as-prioridades-de-cloud/ (accessed September 17, 2013).
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