30% dos brasileiros já sofreram algum tipo de
cyberbullying na empresa.
O cyberbullying, prática de utilizar e-mail, mídias sociais ou mensagens instantâneas para ofender ou difamar pessoas, chegou ao ambiente de trabalho. Segundo pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores e dispositivos móveis, 30% dos brasileiros já sofreram algum tipo de cyberbullying na empresa.
A pesquisa, que entrevistou 500 pessoas no país, aponta que 76% dos brasileiros consideram cyberbullying o envio de comentários desagradáveis ou difamatórios sobre ou para um colega usando qualquer tipo de comunicação digital.
Um quarto das pessoas (25%) também acredita que as mídias sociais prejudicam a privacidade no ambiente de trabalho e 70% delas se sentem constrangidas em não aceitar solicitações de amizade de colegas de trabalho a contra gosto. Mais da metade dos entrevistados (54%) acredita que a empresa é responsável pelo comportamento online de seus funcionários, em seus perfis pessoais na mídia social, enquanto estão em horário de expediente. Já 90% das pessoas acreditam que a empresa não é responsável pelo comportamento de seus clientes quando não estão em horário de trabalho.
Quanto às atitudes em caso de cyberbullying, 58% dos entrevistados entrariam em contato com algum superior, como chefe, gerente ou área de recursos humanos, 60% também tomariam essa atitude inclusive se as ofensas viessem do chefe. “O estudo é um alerta para as empresas, que precisam adotar urgentemente políticas de uso da internet, orientar os funcionários sobre boas práticas nas redes sociais e promover discussões abertas com seus colaboradores sobre ética nas comunicações online”, disse o diretor de marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell.
Fotne :"G1 - Um em cada três brasileiros já sofreu cyberbullying no trabalho, diz estudo - notícias em Concursos e Emprego." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/09/um-em-cada-tres-brasileiros-ja-sofreu-cyberbullying-no-trabalho-diz-estudo.html (accessed September 17, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário