quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Folha de S.Paulo: Twitter encerra 2013 com prejuízo de US$ 645 milhões

A rede social Twitter encerrou 2013 com um prejuízo líquido de US$ 645 milhões, um salto de oito vezes em relação a perda de US$ 79 milhões do ano anterior.

Apenas no quarto trimestre do ano passado, a perda foi de US$ 511 milhões, um crescimento também expressivo em relação ao prejuízo de US$ 8,7 milhões obtido um ano antes.

Ao mesmo tempo, as receitas da companhia cresceram 110% no ano passado, em relação a 2012, atingindo a marca dos US$ 665 milhões, ante US$ 317 milhões. A empresa, baseada em São Francisco, nos Estados Unidos, abriu seu capital na Bolsa americana em novembro do ano passado, com um preço inicial de US$ 26 por ação.

Apenas no quarto trimestre, a companhia também fez crescer em 116% o seu faturamento, atingindo a marca de US$ 243 milhões, ante US$112 milhões do mesmo período do ano anterior, superando as projeções de consenso. O prejuízo de US$ 0,02 por ação ficou em linha com o projetado por analistas consultados pela FactSet.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês), uma medida de desempenho das operações da empresa, ficou em US$ 45 milhões no último trimestre e em US$ 75 milhões no ano de 2013.

Segundo a companhia, os ganhos com publicidade aumentaram, sendo que a receita por cem "views" da timeline da rede social atingiram US$ 1,49, um crescimento de 76% em relação ao ano anterior. O faturamento com publicidade totalizou US$ 220 milhões no trimestre, alta de 121% em relação a um ano antes. Os aparelhos móveis, como smartphones, representaram mais de 75% da receita com anúncios.

Segundo a empresa, o prejuízo seria explicado por gastos financeiros de US$ 521 milhões, usados em remunerações baseadas em ações devidas a seus funcionários. Desses, US$ 406 eram em ações garantidas a funcionários e cujo gasto não foi reconhecido até a abertura de capital da companhia no último trimestre do ano passado.

Outro destaque do último trimestre foram as receitas internacionais, que chegaram a U$ 66 milhões, representando um crescimento de quase 200% em relação ao ano anterior e alcançando 27% das receitas totais da empresa no período.

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