SEVERINO MOTTA
NATUZA NERY
Investigando os ataques sofridos pelo Itamaraty desde a semana passada, o setor de inteligência da Polícia Federal identificou grupos na internet que pretendem realizar um grande número de invasões e promover congestionamentos em sistemas e sites ligados ao governo no dia de abertura da Copa do Mundo, 12 de junho.
Durante as investigações sobre o Itamaraty, a PF ainda descobriu que alguns dos usuários de emails capturados por hackers foram usados para a realização de protestos contra a Copa do Mundo.
Um banner contrário à realização do mundial no Brasil chegou a ser postado na página de intranet do ministério. As investigações tentam identificar que comunicações podem ter sido interceptadas e se houve vazamento de documentos sigiloso.
Procurado para falar sobre os ataques, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, responsável pela segurança da informação e das comunicações dos sistemas do governo, não se manifestou.
REDES
No trabalho de monitoramento de redes sociais integrantes do governo identificaram uma série de convocações para os ataques agendados para o dia 12 de junho. Numa conta de Twitter ligada ao grupo Anonymous havia um posto dizendo: "hackers, uni-vos, dia 12 de junho começa a temporada DDOS.gov (...) preparem seus canhões".
A sigla DDOS remete a um tipo de ataque que busca congestionar sites através de múltiplas conexões efetuadas ao mesmo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário