quinta-feira, 29 de maio de 2014

Folha de S.Paulo:PF prevê ataques cibernéticos em massa no dia de abertura da Copa


SEVERINO MOTTA
NATUZA NERY


Investigando os ataques sofridos pelo Itamaraty desde a semana passada, o setor de inteligência da Polícia Federal identificou grupos na internet que pretendem realizar um grande número de invasões e promover congestionamentos em sistemas e sites ligados ao governo no dia de abertura da Copa do Mundo, 12 de junho.

A Folha apurou que a PF também vem identificando um aumento progressivo no número de ataques sofridos por sites oficiais nos últimos dias. Apesar de não revelar quantas tentativas de invasão foram detectadas, policiais constataram que os ataques quadruplicaram.

Durante as investigações sobre o Itamaraty, a PF ainda descobriu que alguns dos usuários de emails capturados por hackers foram usados para a realização de protestos contra a Copa do Mundo.

Um banner contrário à realização do mundial no Brasil chegou a ser postado na página de intranet do ministério. As investigações tentam identificar que comunicações podem ter sido interceptadas e se houve vazamento de documentos sigiloso.

Procurado para falar sobre os ataques, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República, responsável pela segurança da informação e das comunicações dos sistemas do governo, não se manifestou.

REDES

No trabalho de monitoramento de redes sociais integrantes do governo identificaram uma série de convocações para os ataques agendados para o dia 12 de junho. Numa conta de Twitter ligada ao grupo Anonymous havia um posto dizendo: "hackers, uni-vos, dia 12 de junho começa a temporada DDOS.gov (...) preparem seus canhões".

A sigla DDOS remete a um tipo de ataque que busca congestionar sites através de múltiplas conexões efetuadas ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário