Foto: Divulgação Sutic
Servidores da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic), da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), estiveram, entre os dias 18 e 30 de agosto, nas cidades de Washington, São Francisco, Tennessee e Kansas, para realizarem visitas técnicas a empresas norte-americanas que aplicam soluções tecnológicas na melhora e maximização das redes de banda larga e do conceito de cidade inteligente.
Os membros da missão tiveram acesso aos provedores e às empresas de tecnologia e gerência de redes especializadas em fibra ótica que utilizam soluções de conectividade para redes de banda larga de alta velocidade.
O Coordenador Técnico de Segurança e Rede Corporativa, da Sutic, Glayson Lins, avalia como positivo conhecer o conceito de smart city (cidade inteligente), onde casas e empresas encontram-se conectadas por fibra ótica e acesso a internet com grande desempenho. "Essa conexão possibilita automação e agilidade de serviços públicos, como a leitura do consumo de energia de cada casa em tempo real", destaca Lins.
Na oportunidade, a delegação brasileira também conheceu uma experiência inovadora da empresa Google e que está transformando a cidade de Kansas em polo tecnológico. O objetivo da empresa é levar internet de altíssima velocidade para as casas a um preço acessível – um gigabit por segundo, a baixo custo.
O convite para realizar as visitas técnicas às cidades norte-americanas partiu da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (Ustda) e foi destinado aos órgãos e empresas brasileiras afiliadas a Associação Brasileira das Empresas de Processamento de Dados (ABEP).
Além da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) da Seplan, estiveram presentes representantes da área de TI dos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará, Piauí, Minas Gerais e Tocantins.
Órgãos que participaram da missão brasileira
• Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal (Sutic/Seplan).
• Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ).
• Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).
• Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS).
• Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM).
• Empresa pública pela coordenação da área de Tecnologia da Informação, Comunicação do Estado do Pará (PRODEPA).
• Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI-PI).
• Grupo de serviços de telecomunicações do Estado de Minas Gerais (Cemig Telecom-MG).
• Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública de Tocantins (Seplan-TO) .
Fonte: "Seplan participa de missão sobre TI nos EUA." Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento - SEPLAN. http://www.seplan.df.gov.br/noticias/item/2251-seplan-participa-de-miss%C3%A3o-sobre-ti-nos-eua.html (accessed September 4, 2013).
A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) foi convidada pela ABEP, mas não participou da comitiva.
ResponderExcluir