sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SEFAZ - Fiplan: Novo sistema trará avanços para a gestão financeira em 2013



O ano de 2013 começará com um grande avanço nos sistemas de gestão e controle orçamentário e financeiro do Estado. Isso porque entrará em pleno funcionamento o Sistema Integrado de Planejamento e Finanças (Fiplan), uma ferramenta moderna que atenderá à realidade atual do Estado. Já em janeiro, serão implantados os módulos de "modificação orçamentária", "cadastramento da despesa", "execução da receita", "programação financeira" e "execução da despesa".

O processo de customização, feito pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), foi composto pelas seguintes fases: transferência de tecnologia, especificação das adequações, implementação, capacitação e homologação. Para chegar à fase final, o projeto passou por diversas etapas em 2012. Em julho, entrou em produção o módulo que permitiu a elaboração da proposta orçamentária 2013.

Em agosto, foi iniciado um amplo programa de capacitação, alcançando a marca de mil servidores públicos treinados para o uso da ferramenta, incluindo profissionais do interior do Estado, capacitados através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Oficiais da PM foram treinados para, posteriormente, atuar como multiplicadores nos diversos polos localizados pelo interior.

"Além de integrar numa única plataforma os conteúdos dos dois sistemas utilizados até 2012, o software conterá outras mudanças na contabilidade aplicada ao setor público, e alterações importantes na estrutura de códigos e tabelas. Isso, consequentemente, causará impacto direto em outros órgãos do Estado, que terão de se adequar às novas regras", explicou o gerente do projeto Fiplan na Sefaz, Raphael Soares.

O Fiplan

Resultado de uma customização do sistema em uso no Estado do Mato Grosso, o Fiplan foi trazido para a Bahia como cessão de uso, sem custo, incluindo os códigos fontes. Integra, em uma única ferramenta online, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, a execução orçamentária e a prestação de contas do Estado, tornando mais integrada a informação relacionada a estes assuntos.

O projeto surge do trabalho conjunto entre as secretarias estaduais da Fazenda e do Planejamento (Seplan), contando ainda com a colaboração da Secretaria de Administração (SAEB) e da Prodeb, tendo cada uma destas entidades responsabilidades específicas em relação à execução do sistema. No processo anterior, eram utilizados dois sistemas: o de Planejamento e Orçamento (Siplan), da Seplan, e o Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof), da Sefaz.

O novo software possibilita uma redução do fluxo físico de informações, centralizando os controles e mantendo a descentralização da operação do sistema, além de facilitar a extração de dados e a oferta de informações gerenciais, adotando plataforma e ambiente tecnológico que facilitam a emissão dos relatórios em cada módulo.

O superintendente de Administração Financeira da Sefaz, Olintho Oliveira, disse que o Fiplan é uma construção cuja solução tecnológica passou por adequações e ajustes para atender a realidade do Estado da Bahia. "O sistema antigo, o Sicof, implantado há mais de 15 anos, foi de muita utilidade, mas, nos dias atuais, apesar de ter passado por várias atualizações, não consegue mais atender às demandas de maneira adequada".

Resultados esperados após a implantação integral:

- Integração efetiva do ciclo de planejamento, gestão orçamentária e financeira e contabilidade;

- Modernização da plataforma tecnológica, com possibilidade de acesso via internet;

- Adequação às novas normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público;

- Atribuição de identidade de sistema contábil em todas as fases de previsão e realização da receita, como também, fixação e execução da despesa com a geração de registros contábeis;

- Unicidade de informações, facilitando a execução da programação financeira, a execução orçamentária da receita, a execução orçamentária da despesa e a contabilização dos órgãos e entidades da administração direta e indireta;

- Redução do fluxo físico de informações, centralizando os controles e mantendo a descentralização da operação do sistema;

- Facilidade na extração de dados e a oferta de informações gerenciais, adotando plataforma e ambiente tecnológico que facilitam a emissão dos relatórios em cada módulo.

Um comentário:

  1. O Estado da Bahia em materia de Tecnologia tem avançado bastante, e facilitado a vida do cidadão,
    deixando de lado os vicios antigos,derrubando as fronteiras,
    deixando de lado a frase negativa:
    Não vai dar certo.
    Parbéns, é um novo tempo!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário