segunda-feira, 2 de junho de 2014

CIO: 3 maneiras de gerenciar a digitalização do negócio

Peter Weill e Stephanie L. Woerner

Descubra qual abordagem é a mais adequada para a sua empresa
CIOs de hoje precisam descobrir como lidar com a digitalização de segmentos inteiros de seus negócios. Já estamos vendo empresas em que os gastos com digitalização é superior a 25% do orçamento total da empresa, e esperamos que isso vá se tornar comum. Estudos do Gartner apontam que até o final da década, a digitalização do negócio representará 90% do orçamento de TI.

No MIT Center for Information Systems Research, fizemos 10 estudos de caso e uma pesquisa para entender as melhores práticas para a digitalização do negócio das empresas. Os negócios digitais aplicam combinações inéditas de novas tecnologias para gerar receita e valor, remodelar as indústrias e reinventar processos e modelos de negócios, além de criar novas oportunidades.

Até agora, o cenário de digitalização nas empresas é diverso, tanto em relação à gestão quanto aos gastos. Em uma pesquisa com mais de 2.012 CIOs , descobrimos que apenas 39% do investimento da empresa com digitalização aparece no orçamento de TI.

As demais despesas estão espalhadas por toda a empresa - criando muitas vezes seis ou sete ilhas de digitalização: produção e operações , engenharia, laboratórios de P&D, trabalho de conhecimento, produtos digitais e interação com o cliente , incluindo mídias sociais, mobilidade e sites.

Descobrimos também que muitas vezes as empresas adotam uma ou mais das três abordagens a seguir para a gestão da digitalização.

1 - Convergência: nesta abordagem, todos os investimentos em digitalização são de responsabilidade de um único executivo. Ele geralmente requer novas estruturas organizacionais para criar eficiências e sinergias. Empresas que utilizam essa abordagem tendem a consolidar em uma única estrutura seus principais ativos - pessoas, dados, infraestrutura, competências e processos de gestão.


2 - Coordenação: Esta abordagem não muda a estrutura organizacional, mas em vez disso adiciona mecanismos para aumentar a coordenação dos grandes investimentos digitais feitos pelas áreas de engenharia, operações, produto e outros grupos empresariais. Deixando a estrutura da organização como é reduz interrupções, enquanto mecanismos de coordenação (tais como comitês ) ajudam as unidades a trabalhar em conjunto e facilita a entrega das metas corporativas.


3 - Ilhas separadas: Esta abordagem deixa cada uma das ilhas digitais separadas, para maximizar o valor local e evitar a sobrecarga resultante da coordenação de cada uma delas. Aqui, a empresa está comprometida com a inovação local, geralmente organizada por produtos ou empresas independentes. As capacidades são muitas vezes duplicadas, e a prestação de contas é realizada localmente.

Nossa pesquisa descobriu que 21% das empresas estudadas tinham adotado convergência como a sua abordagem primária, enquanto 53% focaram na coordenação e 26% em ilhas isoladas.

Qual abordagem é a mais adequada para a sua empresa? E quem deve tomar a decisão? Isso depende das diretrizes estratégicas da empresa. A convergência proporciona maior redução de custos, redução de riscos e obtenção de sinergias. A coordenação é a escolha certa para alcançar alguns objetivos em toda a empresa, como a melhoria da experiência do cliente ou utilização dos ativos. A abordagem de ter ilhas de inovação digital separadas é ideal para empresas que acreditam que a autonomia local estimula a inovação e a capacidade de resposta ao cliente.

A tendência natural é usar abordagens diferentes para diferentes ilhas de digitalização. Muitas empresas adotam essa abordagem com sucesso, mas cuidado: quanto mais complexa for a sua abordagem para o gerenciamento da digitalização total do negócio, mais mecanismos você vai precisar ter, e mais difícil será explicá-los e implementá-los.

Um papel importante do CIO será ter conversas com outros membros da equipe executiva sênior e ajudar a empresa escolher uma ou mais dessas abordagens. Uma vez escolhida a estratégia, a unidade de TI poderá implementá-la.

Qualquer que seja a abordagem escolhida, acreditamos que a gestão de digitalização total do negócio é hoje uma das maiores oportunidades e um grande desafio para o CIO e a equipe de TI.

Olhar Digital: Novo roteador troca senha do Wi-fi por check-in no Facebook



A empresa D-Link desenvolveu um roteador, o AC1750, que libera o acesso à internet para clientes que fizerem check-in na página do estabelecimento no Facebook. A novidade promete facilitar a vida das pessoas, que não precisarão mais perdir a senha do Wi-Fi para os funcionários, que, por sua vez, se livrarão da necessidade de lembrar senhas por vezes mirabolantes.

O AC1750, anunciado nos Estados Unidos, custa US$ 149 (R$ 331) e chega a velocidade de 1750 Mbps. Ele já vem equipado com firewall de fábrica e possui todas as opções comuns de segurança. Segundo a D-link, estabelecimentos que testaram o roteador registraram até três vezes mais check-ins do que os que fornecem a senha do Wi-Fi.


IDG Now: Semana começa com novidades Apple. O que esperar da WWDC 2014

 Ashleigh Allsopp

Evento começa nesta segunda-feira em San Francisco. Empresa deve mostrar iOS 8 e OS X 10.10. Fãs torcem por iPhone 6 e iWatch
Nesta segunda-feira, 2 de junho começa a edição 2014 da Worldwide Developers Conference (WWDC 2014), conferência anual de desenvolvedores da Apple. A expectativa do mercado é grande, mas a mistura entre desejo e realidade é sempre o fator imprevisível da companhia.

Em 2013, a empresa mostrou os novos sistemas operacionais Mac OS X 10.9 Mavericks e o iOS 7, ambos disponíveis como versões beta logo após o evento, bem como o novo Mac Pro, um novo MacBook Air, iTunes Radio e o iWork for iCloud.

Em 2014, já se sabe, pelas fotos da decoração do Moscone Center, em San Francisco, que a Apple vai apresentar o iOS 8 (foto acima) e possivelmente o Mac OS X 10.10, que corre o risco de se chamar Yosemite ou El Cap.

Mas o que mais podemos esperar? A Macworld fez um apanhado dos principais rumores e dá seus palpites sobre quais tem mais chance de se tornar realidade.

Este rumor é recente e vem do jornal Financial Times: a Apple estaria prestes a lançar uma plataforma de “casa inteligente”. Com essa tecnologia seria possível, num exemplo do jornal, que as luzes se acendessem automaticamente quando você chegasse em casa com seu iPhone no bolso. O software seria desenvolvido pela Apple, e os acessórios para controlar aparelhos por fabricantes licenciados pela empresa. 

A Apple TV é outro aparelho mencionado no relato do jornal. Aparentemente um novo modelo seria capaz de se conectar a alguns aparelhos em sua casa.

Aparelhos com o iOS já podem se conectar a alguns aparelhos domésticos inteligentes, como o termostato Nest, mas o lançamento de uma plataforma para a casa inteligente significaria suporte nativo no sistema, com controle centralizado em um app projetado pela própria Apple.

O que achamos? É provável.

OS X 10.10

Segundo rumores a próxima versão do sistema operacional dos Macs passará por um redesenho e pegará emprestados alguns dos conceitos do iOS 7. De acordo com Mark Gurman, do site 9to5Mac, a Apple quer focar no OS X na WWDC 2014, dando a ele uma “presença maior do que o iOS 8”.

Segundo Gurman o sistema será redesenhado “de ponta a ponta”, da forma como o iOS 7 redesenhado no ano passado. Entre as mudanças estariam chaves e controles similares aos do iOS 7, cantos das janelas mais angulosos, ícones mais bem definidos e maior uso de espaço em branco do que no OS X 10.9, mas sem pender demais para o design do iOS, já que segundo Gurman a Apple quer manter seus sistemas operacionais para desktops e dispositivos móveis separados.

O que achamos? Altamente provável.

iOS 8

A julgar por banners já instalados no Moscone Center, é certeza de que veremos o iOS 8 no palco durante a WWDC. Considerando que o iOS 7 foi uma grande mudança, é provável que esta versão sirva mais para ajustes e refino do que para novas mudanças, embora haja rumores de novos apps como o Healthbook, que serviria para acompanhar a saúde e atividade física do usuário.

Segundo Gurman alguns dos recursos que estavam inicialmente previstos para o iOS 8 podem acabar sendo adiados para o iOS 8.1, entre eles o Healthbook, já que a Apple pode preferir manter este recurso oculto até o lançamento de um iWatch, esperando para ainda este ano.

O que achamos? É certeza.

MacBook Air Retina

Faz algum tempo que há rumores de que a Apple planeja lançar um MacBook Air com tela Retina. A linha atual não inclui nenhum modelo com este recurso, mas segundo rumores a Apple trabalha em um modelo de alta resolução com tela de 12 polegadas, um meio termo entre os modelos de 11 e 13 polegadas.


Antes do fim de Abril acreditávamos que este rumor era provável, mas não temos mais tanta certeza disso já que a Apple recentemente atualizou toda a família do MacBook Air. Isto não elimina completamente a possibilidade do anúncio de um modelo Retina, já que ele seria uma adição aos modelos atuais em vez de um substituto deles, mas faz com que repensemos a possibilidade.
O que achamos? É possível.
Novo MacBook Pro Retina
Na WWDC 2013 a Apple reduziu o número de modelos “não retina” do MacBook Pro para apenas um, e ele poderia ser eliminado neste ano e substituído por um novo modelo Retina, fechando completamente a linha. Não há indícios de que a Apple irá usar a WWDC 2014 para atualizar os modelos atuais, porque eles tem apenas seis meses de mercado.

O que achamos? Improvável.

Novo iMac

Parece que veremos novos iMacs durante a WWDC, de acordo com rumores que surgiram em 27 de Maio. Como notado pelo site Apple Insider, a estimativa de entrega para iMacs comprados nas lojas online da Apple nos EUA e Reino Unido mudou de 24 horas para “três a cinco dias”, o que pode ser um sinal de que um novo modelo está para chegar. 

Algumas revendas da Apple também estão relatando que os estoques dos iMacs estão baixos, o que dá mais credibilidade ao rumor. Além disso, referências a um novo modelo de iMac foram encontradas em uma versão para desenvolvedores do OS X 10.9.4, o que torna tudo ainda mais provável. 

Mas há um porém: os iMacs foram atualizados em Setembro passado, então seria cedo para substituí-los por novos modelos.

O que achamos? Talvez.

iWatch

Este é um dos rumores mais quentes entre os fãs da Apple, e com a estréia do iOS 8 prevista para a WWDC 2014 há muita especulação de que a Apple irá aproveitar a ocasião para mostrar também o iWatch. 

Mas se a Apple seguir a tradição, o iOS 8 estará em estágio beta, acessível apenas a desenvolvedores, entre junho e setembro. Portanto a empresa pode preferir não lançar o iWatch até lá, esperando pelo lançamento público do iOS 8.

O que achamos? Bastante improvável.

Uma nova Apple TV

Faz dois anos que desde que a Apple TV recebeu uma atualização “de verdade”, e francamente estamos ficando um pouco impacientes. Com rivais como a Google e Amazon lançando concorrentes bastante impressionantes, esperamos que a Apple tenha algo incrível na manga para a Apple TV.
Código encontrado entre os arquivos do iOS 7.1.1 indica que a Siri poderá chegar à Apple TV, o que aponta para novo hardware, já que o modelo atual não tem um microfone. 

Mas segundo o site Re/code, a Apple não planeja usar a WWDC para anunciar nem o iWatch, nem a Apple TV

O que achamos? Talvez… (por favor, Apple!).

Um novo Mac mini

Os fãs do Mac mini estão esperando desde Outubro de 2012 por um novo modelo. Há rumores de que a Apple estaria planejando descontinuar a linha, mas achamos que a empresa não deve ignorá-la.


Há rumores de um novo Mac mini desde o final do ano passado, e o burburinho atual sugere que a apresentação de um novo modelo na WWDC 2014 é possível. Estamos com os dedos cruzados.

O que achamos? Talvez.
iPhone 6 e um "iPhablet"
Há muitos rumores de que a Apple estaria planejando lançar um novo iPhone em Junho, e um modelo com tela de 5.5 polegadas, ou “iPhablet”, no final de setembro. O iPhone 6 teria uma tela de 4.7 polegadas, em vez das 4 polegadas atuais do 5S, e quase nenhuma borda ao redor da tela, além de melhorias na câmera e no processador.
O que achamos? Muito improvável.

iPad Air 2 / iPad 6 / iPad mini 3

O iPad Air foi anunciado em Outubro passado, o que torna a introdução de um novo modelo na semana que vem altamente improvável. O mesmo pode ser dito sobre o iPad Mini Retina. Entretanto, a Apple às vezes foge de seus ciclos de lançamento. Lembram do iPad 4?




Folha de S.Paulo:Maior loja virtual do mundo, chinesa Alibaba se prepara para abrir capital


ALEXANDRE ARAGÃO

O conto original de "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" se passa no Oriente Médio e narra a história de um homem humilde que descobre, por acaso, o ouro escondido por uma horda de 40 bandidos.

A nova versão da história está sendo contada, com alterações. O cenário é a China; o protagonista, um excêntrico empresário nascido na província de Hangzhou. Não há ladrões, mas um tesouro de bilhões. Por fim, Ali Babá escreve-se Alibaba. É a maior loja virtual do mundo.

A companhia acaba de entregar a papelada para um IPO (sigla em inglês para "oferta inicial de ações") na Bolsa de Nova York.

Oficialmente, o Alibaba deseja receber US$ 1 bilhão em investimentos com a venda das ações. No entanto, fontes da empresa ouvidas sob anonimato pelo "Wall Street Journal" dizem que a expectativa é de até US$ 20 bilhões.

Em outras palavras, o Alibaba não é apenas o maior mercado virtual do mundo –incluindo eBay e Amazon–, mas também uma das empresas de tecnologia mais valiosas que jamais existiram.

Relatório feito pela agência Standard & Poor's estima que seu valor de mercado esteja entre US$ 136 bilhões e US$ 250 bilhões, atrás apenas de Apple, Google e Microsoft.

Tecnicamente, o Alibaba não é uma única loja virtual, mas um conjunto delas. A primeira foi a que leva o nome da empresa, lançada em 1999, que vende produtos em grandes quantidades na China. A mais famosa, Taobao, veio quatro anos depois e tem como foco o varejo chinês.

O QUE DÁ PARA COMPRAR?

O catálogo é de aproximadamente 800 milhões de produtos, de acordo com a empresa. Mas tanta variedade traz um problema: há muitas falsificações sendo vendidas. O Alibaba afirma gastar milhões de dólares por ano tentando resolver a questão.

Se agora há abundância, nos anos 1990 era virtualmente impossível comprar produtos chineses pela internet. Foi o que percebeu Ma Yun –hoje conhecido como Jack Ma ou Crazy Jack–, fundador do Alibaba, quando viajou a Seattle (EUA) em 95.

Ex-tradutor, ele viu que era possível ganhar dinheiro vendendo produtos para o resto do mundo (veja a história neste link, em quadrinhos).

NO BRASIL

Por aqui, o Alibaba está presente por meio do site AliExpress, queridinho de noivas que querem economizar no vestido, que vende produtos chineses para o resto do mercado mundial.

De acordo com a papelada entregue à SEC, instituição que regulamenta o mercado de capitais nos Estados Unidos, o Brasil foi o terceiro mercado do AliExpress, atrás de Rússia e EUA, no último trimestre do ano passado.

Não há valores separados por países. Procurada pela *Folha,* a empresa afirma que não pode detalhar números do Brasil devido à legislação americana referente a aberturas de capital no país.

Se a história original de Ali Babá é diferente da nova versão, o final tende a ser igual –o protagonista acaba rico.

Olhar Digital: Veja 9 coisas que a Apple pode apresentar hoje


Começa nesta segunda-feira, 2 de junho, mais uma edição do WWDC, evento anual da Apple com desenvolvedores. Como é tradição, a empresa deve revelar uma gama enorme de novos produtos, atualizações de aplicativos e serviços em uma conferência com o CEO Tim Cook e outros dos principais executivos.

Como sempre, rumores e informações circulam antes do evento sobre o que deve ser anunciado. Algumas são praticamente certeza, faltando apenas a oficialização; outras são boatos de longa data que podem ser concretizados após muita espera.

Abaixo você pode ver as principais apostas para o evento:

iOS 8
Uma das certezas do evento. O sistema operacional deve ganhar uma atualização importante, mas que não deve trazer mudanças drásticas apresentadas na versão 7. O update deve refinar o software e trazer alguns novos recursos.

Uma destas novas funções pode se chamar “Healthbook”, como indica o 9to5Mac, que deve iniciar o caminho da Apple nos investimentos em saúde e bem-estar. Os rumores indicam que o app coletaria e armazenaria dados de pressão sanguínea, batimentos cardíacos, hábitos de sono, entre outros. O mistério fica para o modo de coleta destes dados: um novo iPhone com sensores especiais? Ou talvez um relógio inteligente (cof, cof… iWatch)? O fato é que a Apple tem contratado especialistas em saúde e tecnologia médica aos montes e algo do tipo é certeza de dar as caras no futuro.

Outras funções: uma ferramenta nativa para identificação de músicas em parceria com Shazam por meio do Siri, um sistema de pagamentos móveis, e melhorias no Apple Maps. O serviço de mapas pode ganhar orientações para transporte público, graças a algumas empresas compradas recentemente pela companhia.

Especificamente para o iPad, o iOS pode ganhar um recurso de tela dividida para multitarefa. Microsoft e Samsung têm se vangloriado desta opção inexistente no tablet da Apple, e isso pode mudar em breve.

Casas inteligentes
Não, a Apple não vai entrar no ramo de arquitetura, mas pode apresentar uma nova plataforma nova para automação doméstica. O serviço pode dar as caras como um novo software para iPhone. É possível que ele funcione como um programa de certificação de acessórios, como lâmpadas inteligentes, trancas para portas, sistemas de segurança. Por exemplo: ao se aproximar da porta, ela reconhece seu iPhone e se abre automaticamente; ao entrar em casa, as lâmpadas se acendem e uma música começa a tocar no sistema de som. Pode ser um primeiro passo para a empresa no espaço das casas inteligentes.

Novos apps
O 9to5Mac diz que alguns aplicativos devem fazer o caminho do Mac OS para iOS, como o Preview, para visualização de imagens e o TextEdit, app básico para edição de texto. É provável que o iTunes Radio ganhe seu próprio app, separado do iTunes tradicional. No entanto, existe a possibilidade de a Apple começar a sugerir o Beats Music, serviço de streaming da empresa recém-comprada por US$ 3 bilhões.

Mac OS X
Outra certeza no evento é uma atualização do Mac OS, provavelmente chegando à versão 10.10, mas não existem muitos detalhes sobre o assunto. O 9to5Mac cita apenas uma mudança de visual que se aproxima mais do iOS 7 e o design minimalista e achatado. A Apple tenta trabalhar para tornar a experiência mais similar nas duas plataformas. Existe também a possibilidade de o Siri migrar para o sistema de desktops e laptops da Apple.

Novo hardware?
Recentemente, um rumor apontou que o WWDC pode ter a apresentação de um novo hardware da Apple, mas não detalha qual. A empresa nunca escondeu que o foco do evento é software, mas normalmente alguns novos produtos físicos dão as caras e não seria surpresa se isso acontecesse novamente. As possibilidades são inúmeras e incluem:

- O “iWatch”: é quase certeza que a Apple trabalha em sua pulseira/relógio inteligente, que não serviria apenas para ver horas e receber notificações. O dispositivo seria voltado para saúde, capaz de registrar inúmeros sinais vitais e transmiti-lo para um app específico (provavelmente o Healthbook citado anteriormente) e permitiria ao usuário conhecer melhor seu corpo, acompanhar sua saúde e melhorar suas atividades físicas. Tudo indica que ele começa a ser vendido até o fim do ano, mesmo que não seja revelado no evento.

- Um Novo Mac Mini: sem atualização desde 2012, a linha pode ganhar um novo processador Intel de nova geração (Haswell) e a placa gráfica integrada Iris. O computador poderia ganhar suporte ao padrão 802.11ac para Wi-Fi.

- Um iPhone 5s de 8 GB: com menos armazenamento, o produto ficaria mais barato e poderia ser mais “popular” em países emergentes, conforme o analista Ming-Chi Kuo da KGI Securities

- Uma Nova Apple TV: A empresa tem prometido novidades nessa área e algumas delas incluiriam acesso completo à App Store e a possibilidade de rodar jogos na televisão, o que seria interessante para competição com a Amazon Fire TV. A caixa ganharia suporte a controles. A Apple também estaria conversando com canais de TV americanos para transmissão de vídeo ao vivo pelo dispositivo.

- Um MacBook de 12 polegadas com tela Retina: O MacBook Air deve receber ainda neste ano uma versão com tela melhorada, mas não é certeza se o WWDC será o momento em que haverá o anúncio.

Quem não deve dar as caras
- Novo iPhone: O iPhone é a maior fonte de dinheiro para a Apple, que não costuma diluir seus anúncios entre outros. A empresa deve reservar a apresentação para setembro, em evento só para o celular, como já é tradicional, embora alguns rumores indiquem o contrário. Caso a companhia mude radicalmente seus hábitos, poderemos ver dois novos modelos maiores do smartphone, com tela de 4,7 e 5,5 polegadas.

- Novo iPad: Também costuma ter um evento reservado só para ele, que costuma acontecer só em novembro. Diferente do iPhone, o tablet não deve passar por grandes mudanças neste ano, mas pode ganhar o Touch ID, o sensor biométrico usado na versão 5s do smartphone da empresa.

Olhar Digital: "Oculus Rift" da Samsung usará software de empresa do Oculus Rift


A indústria de tecnologia reserva algumas surpresas, de vez em quando. Uma delas é que os óculos de realidade virtual da Samsung, que o Olhar Digital noticiou há uma semana, não devem concorrer com o Oculus Rift. Pelo contrário: a Oculus VR, empresa recém-comprada pelo Facebook e responsável pelo Rift, na verdade está ajudando a coreana a criar seu próprio dispositivo.
O Engadget conseguiu detalhes extensivos da parceria. A Samsung ofereceria os displays, com resolução superior a 1080p, que devem ser usados em futuros tops de linha da empresa, para a Oculus, que, em contrapartida, oferecerá apoio de software para o headset da coreana.

O mais curioso é que, segundo a publicação, é que os óculos da Samsung não teriam uma tela própria. Sua utilização depende do encaixe de um smartphone, que se pluga por meio da entrada micro-USB. O headset tem seus próprios sensores de movimento, então o processamento é descarregado para os óculos.

As fontes contatadas pelo Engadget dizem que a experiência é surpreendentemente boa, por mais que a descrição soe como uma “gambiarra”. Os desenvolvedores ainda estão usando um Galaxy S4 para os testes, mas é provável que ele use o S5 ou um possível sucessor quando chegar ao mercado.

Os envolvidos dizem que, por mais esquisito que pareça, há vantagens no uso de um celular para esta função. Por exemplo, a câmera traseira pode fornecer um vídeo imediato do que acontece no mundo real. O atraso entre vídeo e realidade ainda é um obstáculo para a “realidade aumentada”, mas o recurso poderia ser usado para dar um descanso no jogo sem necessidade de tirar os óculos, por exemplo.

A Samsung também teria planos de transformar o seu headset em um dispositivo para reprodução de mídia como outros aparelhos da Sony, que nada são mais uma tela que se usa na cabeça. A experiência de realidade virtual e jogos é importante, mas a coreana mira um público maior, então o investimento vai também para a visualização de vídeos no formato tradicional.

Olhar Digital: Microsoft lança gerenciador de arquivos para o Windows Phone 8.1


A Microsoft lançou nesta sexta-feira, 30, um aplicativo muito pedido por usuários do Windows Phone: um gerenciador de arquivos oficial. O app, chamado "Arquivos", foi lançado apenas para a versão 8.1 do sistema operacional móvel e já está disponível para download.

O sistema deverá permitir aos usuários melhor organização de arquivos. A lista de possibilidades, segundo a Microsoft, é:
Acessar arquivos armazenados em seu telefone e cartão SD
Procurar, pesquisar e iniciar arquivos
Compartilhar facilmente um ou vários arquivos
Criar pastas para organizar os seus arquivos
Copiar, mover, renomear e excluir arquivos 

O recurso é bastante básico, mas serve para sanar uma deficiência do sistema operacional. A ferramenta é algo que o Android já tem há um bom tempo e seu lançamento é mais um passo para manter o WP em pé de igualdade. 

Até o momento, a empresa não diz se tem plano de lançar o app para o Windows Phone 8 ou versões anteriores, mas é bastante possível que a resposta seja “não”.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Folha de São Paulo: Google admite problema de diversidade



Folha de São Paulo: Com maioria de funcionários homens e brancos, Google admite problema de diversidade

Dados sobre diversidade do Google mostram que mulheres e minorias tem pouquíssima representação na empresa
Depois de ser alvo de protestos por maior transparência, o Google revelou na quinta-feira (29), pela primeira vez na história da companhia, informações sobre a diversidade étnica e de gênero de seus funcionários.

O relatório divulgado mostra que, assim como costuma acontecer na indústria de tecnologia no geral, mulheres e minorias tem pouquíssima representação na companhia. Do total de empregados em todo o mundo, 70% são homens. Nos Estados Unidos, brancos respondem por 61% da mão-de-obra.

A diferença de gênero é ainda maior quando considerados engenheiros e programadores – só 17% são mulheres. O número reduzido de funcionárias também se repete em cargos de direção: apenas 21% dos executivos são do sexo feminino.

Em termos de composição étnica, os dados divulgados só abrangem os empregados do Google nos EUA. Dentre eles, 2% são negros e 3%, hispânicos. Enquanto isso, asiáticos correspondem a 30% da mão-de-obra, ainda assim, 31 pontos percentuais atrás de brancos.

Durante anos, o Google se negou a divulgar esses dados. O compromisso só foi feito após protestos de grupos que acusavam a companhia de não contratar pessoas suficientes que pertencessem a minorias, como negros e hispânicos.Num post no blog oficial do Google, o vice-presidente sênior para recursos humanos Laszlo Bock admitiu que a empresa está "muito distante de onde quer estar" quando assunto é diversidade.

"Sempre fomos relutantes em publicar esse números. Agora percebemos que estávamos errados, e que é hora de sermos francos sobre esses problemas", escreveu Bock.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Com maioria de funcionários homens e brancos, Google admite problema de diversidade. N.p., n.d. Web. 30 May 2014. .

UOL: Anatel: Vivo deve dar desconto de 24% a clientes de telefonia fixa em SP

UOL: Anatel: Vivo deve dar desconto de 24% a clientes de telefonia fixa em SP

    Clientes da Vivo de telefonia fixa terão desconto no valor da assinatura, segundo decisão da Anatel
    A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta quinta-feira (29) que clientes de telefonia fixa da Telefônica Vivo em São Paulo terão um desconto de 24,32% no valor da assinatura praticado atualmente. Apesar da decisão, a companhia pode recorrer e o desconto pode ser menor.
    Se prevalecer o que foi estabelecido pela agência de telecomunicações, assinantes residenciais de telefonia fixa passarão a pagar R$ 22,61 (o valor atual é R$ 29,89), assinantes não-residenciais e de tronco vão pagar R$ 38,68 (o valor atual é R$ 51,11) e clientes do telefone popular vão pagar R$ 7,45 (o valor atual é de R$ 9,85).
    De acordo com a Anatel, o desconto na assinatura que a Telefônica Vivo dará aos clientes tem relação com a simplificação de operações dentro da empresa.
    O grupo de telecomunicações controlava uma série de companhias que prestavam serviço dentro da própria Telefônica Vivo. Para tornar o processo mais fácil, a companhia unificou as atividades em dois CNPJs (Cadastro nacional da pessoa jurídica) e a economia em impostos será tirada do preço de assinatura pago pelos clientes.
    Segundo a Anatel, a empresa ainda pode recorrer da decisão e a redução no preço de assinatura pode ser de 21,49%, em função de uma ação judicial registrada pelo grupo de telefonia.
    Em comunicado, a Telefônica Vivo informou que "entregará a documentação necessária para atender a decisão judicial obtida na tarde desta quinta-feira, que define a revisão tarifária em 21,49%". O grupo ainda afirmou que esperará o veredicto da Anatel e implementará a revisão dos valores.
    A decisão desta quinta-feira da agência de telecomunicações começa a valer a partir da publicação do conteúdo no "Diário Oficial", que deve acontecer nos próximos dias.

Olhar Digital: App transforma fone de ouvido em aparelho auditivo



Olhar Digital: App transforma fone de ouvido em aparelho auditivo


Estudantes argentinos de engenharia criaram um aplicativo que ajuda pessoas com distúrbios auditivos. Funciona assim: depois de instalado no celular, o uSound transmite o áudio remotamente para o fone de ouvido do usuário; assim, basta posicionar o aparelho a distância, no local onde deseja captar o som.

O aplicativo também realiza o serviço de audiometria preventiva, para monitorar os níveis de audição e emitir alertas caso haja diferenças significativas. Neste caso, de acordo com os resultados, o app aumenta ou diminui o volume do fone automaticamente. 

Disponível apenas para Android, o uSound custa US$ 2,50 (R$ 5,50) por mês e também oferece player de música com as mesmas configurações de controle de som. Os criadores da plataforma - que já têm escritórios na Argentina - planejam expansão para Espanha e Estados Unidos.

Olhar Digital: Google pode ser uma ameaça no setor automobilístico, prevê GM



Olhar Digital: Google pode ser uma ameaça no setor automobilístico, prevê GM

O Google revelou nesta semana seu primeiro protótipo de carro autônomo, capaz de dirigir sem qualquer tipo de intervenção humana. Foi o suficiente para causar rebuliço na indústria automobilística. Um executivo da GM, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, já vê a empresa como uma “séria ameaça competitiva” se continuar neste caminho.


“Qualquer um pode fazer qualquer coisa com tempo e dinheiro suficientes. Se eles decidirem se esforçar para isso, não tenho dúvidas de que eles se tornarão uma ameaça”, afirma Mark Reuss, chefe de desenvolvimento de produto na General Motors, em entrevista à Bloomberg.

A declaração se segue após o anúncio de que o Google produzirá 100 carros capazes de dirigir sozinhos para fins de testes. Por enquanto, os veículos irão se deslocar a uma velocidade máxima de 40 km/h.

No entanto, mesmo que o Google esteja produzindo seus próprios carros para testes, não há previsão se eles de fato lançarão os veículos para os consumidores. Eles podem simplesmente licenciar sua tecnologia para outras fabricantes.

A GM, por sua vez, também está testando seus próprios recursos para carros autônomos, com uma tecnologia chamada Super Cruise, com alguns comandos autônomos, como controle de velocidade, freio e direção seguindo as orientações da pista. Reuss crê que a tecnologia deve chegar em alguns anos, mas será uma transição suave.

“Será uma mudança gradual, nada que irá dobrar a mente das pessoas”, ele diz. No entanto, ele crê que as cidades não serão tomadas por carros autônomos por um bom tempo.

Olhar Digital: Microsoft busca estagiários no Brasil

Olhar Digital: Microsoft busca estagiários no Brasil

A Microsoft Brasil abre hoje as inscrições para o processo seletivo que vai contratar estagiários para seus escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O recrutamento é dividido em três etapas: testes online, etapa presencial na Cia. de Estágios, parceira da empresa na seleção, e no Microsoft Technology Center.

As oportunidades são direcionadas a candidatos regularmente matriculados nos seguintes cursos superiores, estando no penúltimo ou último ano da faculdade: Administração, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharia, Jornalismo, Marketing, Publicidade, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.

Segundo a Microsoft, os interessados devem demonstrar automotivação, agilidade, habilidade de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe e de tomar decisões. Além disso, é necessário inglês avançado para conversação e escrita. 

As inscrições vão até 5 de junho e devem ser feitas neste site.

Sobre

Durante o programa chamado "Challengers" (Desafiadores, em português), que dura entre um e dois anos, os estagiários atuam em projetos individuais e em grupo com o objetivo de trazer soluções e impactar os resultados da empresa, com o auxílio de executivos da Microsoft. Atualmente, 130 jovens brasileiros trabalham neste módulo.

Olhar Digital: Relógio da Microsoft será compatível com Android e iOS, dizem fontes

Olhar Digital: Relógio da Microsoft será compatível com Android e iOS, dizem fontes



Surgiu em 2013 o rumor de que a Microsoft está criando um relógio inteligente, apesar de patentes comprovarem que a companhia teve a ideia há pelo menos dois anos. Pouco se sabe sobre isso, mas a Forbes publicou uma reportagem com base em fontes que garantem: o produto existe.

Não há muitas novidades, na verdade, exceto pela informação de que o dispositivo será compatível com os sistemas das concorrentes Apple e Google, pois ofereceria sincronização com iPhones e aparelhos com Android - além, claro, do Windows Phone.

Outra coisa que a Forbes afirma é que o relógio será capaz de acompanhar os batimentos cardíacos do usuário durante todo o período em que ele estiver com o aparelho, graças a uma tecnologia emprestada da divisão Kinect.

A bateria duraria dois dias e não há informações sobre data de lançamento, só uma aposta de que ele deve ocorrer no meio do ano. A Microsoft não deu declarações a respeito.

Olhar Digital: AMD diz que plataforma da Nvidia é "ameaça aos gamers"



Olhar Digital: AMD diz que plataforma da Nvidia é "ameaça aos gamers"


O diretor de engenharia da AMD, Robert Hallock, classificou a plataforma da concorrente Nvidia GameWorks "uma clara ameaça aos gamers" por supostamente prejudicar o desempenho dos jogos em suas placas de vídeo, como no caso do recém-lançado Watch Dogs.

A AMD alega que os títulos projetados com a ajuda da rival rodam mais lentamente em sua plataforma, de forma artificial. Além disso, acusa a Nvidia de limitar seu relacionamento com as desenvolvedoras, impedindo a sugestão de melhorias nos softwares.

Em entrevista à Forbes, o diretor de engenharia da Nvidia, Cem Cebenoyan, nega prejudicar a concorrente e diz que os engenheiros da empresa costumam frequentar as empresas contratantes para ajudar desenvolvedores e gamers a utilizarem ferramentas e otimizarem os jogos.

Olhar Digital: Intel prevê lançamento de camisa inteligente neste ano



Olhar Digital: Intel prevê lançamento de camisa inteligente neste ano

Há alguns anos a indústria de tecnologia tem se mobilizado para a tecnologia “vestível”. Os maiores reflexos disso são os relógios e pulseiras inteligentes. Para a Intel, o próximo passo pode ir além: camisas inteligentes são o que a área reserva para um futuro próximo.

O CEO Brian Krzanich se apresentou na Code Conference com a camiseta cheia de sensores. A tecnologia é aplicada para o monitoramento da saúde, como o batimento cardíaco e até mesmo a emoção dos usuários. Os sensores se comunicam com um aplicativo no smartphone.

Ela está mais próxima do mercado do que se imagina. O executivo prevê que ela seja comercializada ainda no terceiro trimestre deste ano.

A camiseta tem uma bateria que não deve ser molhada, o que parece ser um problema de design, já que ela pode ser danificada em caso de chuva. Krzanich insiste no fato de que ela pode ser removida, então é recomendável retirar a bateria quando começar a chover ou quando a peça for lavada.

A Intel, no entanto, não deve produzir as camisetas em si, mas sim os sensores que serão aplicados na vestimenta. A visão do executivo inclui também o monitoramento de olhos, orelhas, punho e tronco, então uma camisa não deve ser o último passo da Intel na área de tecnologia vestível.

Olhar Digital: NASA põe Wi-Fi de 622 Mbps na Lua



Olhar Digital: NASA põe Wi-Fi de 622 Mbps na Lua

Cientistas conseguiram transmitir sinal de internet Wi-Fi entre a Terra e a Lua. E a conexão provavelmente é melhor do que a que você tem em casa.

A Nasa e o MIT se uniram para a missão de estabelecer uma conexão em 384,4 km de distância e, segundo a Wired, apresentarão os resultados em uma conferência no mês que vem.

Eles usaram quatro telescópios de 6 polegadas no Novo México para enviar sinais a um receptor montado num satélite que está na órbita da Lua. É preciso mais de uma fonte porque não há garantia que um único sinal chegue ao receptor; quatro deles aumentam as chances.

Os pesquisadores conseguiram enviar dados a uma taxa de 19,44 Mbps, e quem estiver na Lua pode fazer download a incríveis 622 Mbps.

Olhar Digital: Valor médio pago em smartphones deve cair 6,3% em 2014, diz estudo


Olhar Digital: Valor médio pago em smartphones deve cair 6,3% em 2014, diz estudo
Os smartphones devem se tornar ainda mais acessíveis, segundo um novo estudo da consultoria IDC. A empresa prevê que o valor médio do celular pode cair 6,3% em relação ao verificado em 2013. A média deve cair de US$ 335 no ano passado contra US$ 314 neste ano.
Na previsão da consultoria, em quatro anos, o valor deve ser ainda menor. Em 2018, a média deve chegar a US$ 267. E a empresa vê também um aumento na qualidade dos aparelhos de baixo custo, citando como exemplo o Moto E, que atende necessidades básicas com qualidade.
O Android deve continuar como um sistema do “povão”, de acordo com o estudo. Atualmente, o preço médio pago por um celular com o sistema do Google está em US$ 254, mas deve cair para US$ 215 até 2018. Já a Apple continuará sendo “da elite”, mas o preço também pode cair: de US$ 657 em média atualmente para US$ 604 em quatro anos.
Curiosamente, o posto de mais barato deve ficar com o Windows Phone, afirma o relatório. A média do valor pago pelo smartphone com o sistema da Microsoft deve cair de US$ 265 em 2014 para US$ 214 em 2018.